Pós-pandemia: como as áreas de negócios serão impactadas? – Planus

Pós-pandemia: como as áreas de negócios serão impactadas?

25/05/2021

Pós-pandemia: como as áreas de negócios serão impactadas?

Neste momento, não importa o lugar do mundo em que você mora, a pandemia de coronavírus (COVID-19) provavelmente forçou mudanças em sua vida cotidiana. O mesmo aconteceu em empresas de todos os segmentos, que tiveram que se ajustar rapidamente à medida que as restrições foram postas em prática para retardar a propagação do surto. Nesse processo, grande parte da economia global foi paralisada.

Há um setor, no entanto, que não desacelerou devido à pandemia. É o setor global de TI, que mudou em alta velocidade para acomodar a demanda repentina por soluções de trabalho e colaboração remotas, visto que a maioria das empresas passou a ser apenas digital. A mudança foi tão repentina e dramática que está colocando em questão como (ou mesmo se) as empresas irão voltar ao modo como funcionavam anteriormente.

A única coisa que parece certa, porém, é que as áreas de negócios e o setor de TI foram profundamente mudados pela crise. Ela forçou um repensar geral do que será necessário para acomodar as necessidades de tecnologia e de negócios à medida que avançamos na situação atual e caminhamos para um cenário pós-pandemia.

Com isso em mente, separamos os impactos mais importantes pelas quais negócios e TI provavelmente mudarão como resultado do fim da crise do coronavírus.

1.  Movimentos para a nuvem irão acelerar ainda mais

Antes da crise do coronavírus, as empresas globais mudavam gradualmente as cargas de trabalho de computação do hardware local para a nuvem.

Ainda assim, apesar de todo o progresso feito, os dados da McKinsey & Company indicaram que a maioria das empresas tinha transferido apenas cerca de 20% de suas cargas de trabalho para a nuvem – com os 80% restantes permanecendo em soluções legadas locais.

Desnecessário dizer que isso tem dificultado a capacidade de muitas organizações de realocar recursos para apoiar os trabalhadores que não são orientados a trabalhar fora de seus escritórios.

Não deve demorar muito depois que as empresas comecem a voltar ao normal para ver muitos acelerando seus planos de mover cargas de trabalho adicionais para a nuvem. É a maneira mais inteligente de obterem a flexibilidade necessária para lidar com qualquer eventualidade, bem como para diminuir as despesas operacionais de tecnologia no futuro.

Isso também deve levar muitas empresas que não haviam considerado uma mudança para a nuvem a fazê-lo, agora que as muitas vantagens das soluções de nuvem modernas foram exibidas publicamente nos últimos meses.

2.  As empresas pagarão pela redundância

Para a maioria das empresas, ter soluções de tecnologia redundantes sempre foi um princípio operacional básico para manter a continuidade dos negócios. Por esse motivo, balanceamento de carga de rede e sistemas em espera são comuns em grandes implantações de rede.

Esse tipo de redundância de rede não foi adotado na grande maioria das redes de pequenas e médias empresas até o momento.

No futuro, todos os tipos de empresas, grandes e pequenas, estarão dispostas a pagar por esse tipo de investimento que costumava ser feito por empresas de maior porte. Isso também deve alimentar um boom no setor de TI para que as empresas desenvolvam tecnologias de rede para dar suporte a essa demanda, reduzindo o preço a um nível em que mesmo as pequenas empresas podem se dar ao luxo de adotar a redundância.

3.  A flexibilidade se tornará padronizada

Mesmo antes da crise do coronavírus, empresas de todos os tipos começaram a adotar coisas como horários de trabalho flexíveis e políticas de trabalho remoto para fornecer uma melhor experiência aos funcionários.

É até por isso que tantas empresas optaram por espaços de coworking em vez de escritórios permanentes nos últimos anos. As empresas que faziam isso também tendiam a adotar conceitos de TI como “traga seu próprio dispositivo” (BYOD) para ajudar a apoiar suas forças de trabalho remotas.

Depois que a crise do coronavírus passar, mais empresas correrão para adotar soluções de TI padronizadas para oferecer suporte ao BYOD e outras iniciativas de tecnologia flexíveis. Em vez de gastar seus orçamentos de TI em dispositivos de propriedade da empresa, eles começarão a gastá-los em uma infraestrutura de gerenciamento para aplicar a política de tecnologia da empresa nos dispositivos dos funcionários.

4.  A tecnologia de automação vai crescer

Avanços recentes em inteligência artificial (IA) e automação de processos robóticos (RPA) começaram lentamente a entrar em negócios em todo o mundo. Em muitos casos, a primeira exposição que as empresas tiveram com a tecnologia foi na forma de software de automação de marketing. Organizações maiores até iniciaram o processo de automatização de tarefas rotineiras do dia-a-dia, sempre que possível.

Em um ambiente pós-coronavírus, é quase certo que as empresas começarão a adotar a automação sempre que for possível e continuarão a investir em tais tecnologias no futuro.

Eles farão isso porque é a maneira mais segura de minimizar futuras interrupções nos negócios, como a que estão enfrentando agora. Afinal, os computadores não são afetados por pandemias globais e os sistemas automatizados tendem a exigir apenas o mínimo de manutenção e intervenção humana na maioria dos casos.

Um ambiente de TI totalmente diferente

As mudanças no cenário de TI e negócios mencionados aqui não serão as únicas coisas que acontecerão ao setor como resultado da pandemia de coronavírus. Eles são apenas os resultados mais óbvios e fáceis de prever.

É muito provável que os efeitos gerais da crise atual  sejam ainda mais abrangentes do que qualquer um pode imaginar, com ramificações de longo prazo que ninguém esperaria.

À medida que avançamos, será fundamental que todos os membros da comunidade de TI trabalhem em conjunto com as empresas que apoiam para desenvolver planos e estratégias de longo prazo mais específicos para lidar com um futuro incerto.

Muitos desses planos incluirão os pontos listados aqui. A maioria terá que ir muito além. O certo é que todos esses planos resultarão em um ambiente de negócios e TI que terá pouca semelhança com o que está substituindo. O quão bem tudo funcionará, é claro, depende de todos nós.

 A equipe de profissionais da Planus é composta por especialistas em computação em nuvem e segurança e podem ajudá-lo com as dúvidas que precisam ser respondidas durante a otimização da sua arquitetura de TI e negócios para atender às mudanças no pós-pandemia.

Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas para saber mais.

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
25/05/2021

O trabalho remoto em qualquer lugar dependerá da Internet das Coisas (IoT)

Iniciativas de trabalho remoto generalizadas podem estar aqui para ficar, mesmo depois [more]

20/05/2021

A inteligência artificial detecta tendências e molda o futuro

A Inteligência Artificial (IA) é o tópico mais badalado e relevante da [more]

19/05/2021

Economize recursos e cresça em desempenho com análise preditiva e inteligência artificial

Análise preditiva é uma categoria de análise de dados destinada a fazer [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.