O trabalho remoto em qualquer lugar dependerá da Internet das Coisas (IoT) – Planus

O trabalho remoto em qualquer lugar dependerá da Internet das Coisas (IoT)

25/05/2021

O trabalho remoto em qualquer lugar dependerá da Internet das Coisas (IoT)

Iniciativas de trabalho remoto generalizadas podem estar aqui para ficar, mesmo depois que a pandemia tenha retrocedido o suficiente para que os locais de trabalho se abram. De acordo com um relatório do Gartner, 41% dos funcionários provavelmente trabalharão remotamente pelo menos parte do tempo após o COVID-19, contra 30% antes de o vírus se espalhar.

Para se ter uma ideia, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, anunciou recentemente que todos os funcionários do Twitter e da Square agora podem trabalhar de casa “para sempre”, enquanto o CEO da Shopify Tobi Lutke declarou que “o foco no escritório acabou”.

Isso não deve ser uma surpresa, dados os inúmeros benefícios que as empresas e as equipes obtêm com a flexibilidade das políticas de trabalho distribuídas, incluindo um aumento na produtividade e uma redução nas despesas gerais.

Em vários setores, a IoT pode desempenhar um papel crucial nessa transição. Equipes em setores como manufatura, saúde e cadeia de suprimentos podem aproveitar as tecnologias de IoT para facilitar o trabalho remoto.

E à medida que a força de trabalho entra no “novo normal” que está por vir, os dispositivos IoT em cidades e casas inteligentes também podem ajudá-los a tornar essa mudança o mais suave possível.

Como a IoT alimenta o trabalho remoto

Na manufatura, a IoT está permitindo que as equipes façam seus trabalhos a partir de locais distribuídos. Quando os técnicos não podem estar no local devido a problemas de saúde ou simplesmente acham mais conveniente trabalhar remotamente, eles podem manter as operações funcionando perfeitamente graças às soluções de monitoramento remoto.

Essas soluções, que utilizam sensores e dispositivos IoT, podem indicar quando as máquinas precisarão de uma peça reparada ou tempo de inatividade, permitindo que os funcionários ajam remotamente e mantenham a produtividade.

Em vez de implantar humanos nesses locais para realizar inspeções, os sensores conectados à IoT Industrial (IIoT) são capazes de fornecer informações em tempo real sobre as condições gerais e detectar vibrações que indicam mau funcionamento.

Na área da saúde, as organizações estão usando o monitoramento remoto de pacientes habilitados para IoT para acompanhar virtualmente as condições fisiológicas dos pacientes. Com o fluxo de dados em tempo real gerados pelos dispositivos, médicos e cuidadores podem tomar decisões rápidas sobre diagnósticos e detectar condições de piora mais cedo.

No setor de cadeia de suprimentos e logística, as empresas podem aproveitar os dispositivos de IoT para rastrear remotamente seus ativos conforme eles se movem pela cadeia de suprimentos, reduzindo a necessidade de inspeções físicas e registro de dados por parte dos funcionários.

Estes dispositivos fornecem dados em tempo real sobre aspectos como localização, violação, temperatura e integridade do recipiente do inventário. Munidas dessas informações, as equipes podem tomar decisões proativas para evitar danos e aumentar a eficiência, tudo em um local distribuído.

Com a abundância de dados agora disponíveis – que só deve aumentar exponencialmente – graças às tecnologias de IoT, as empresas devem aproveitar esses insights e transformá-los em iniciativas de otimização.

Com a adição de IA à IoT , as organizações em todos os setores podem tomar decisões ágeis e informadas com base nos dados do dispositivo IoT e antecipar e prever cenários futuros.

A IoT permite que os trabalhadores domésticos se ajustem ao cenário pós pandemia

Além de facilitar diretamente o trabalho remoto, a IoT também oferece as condições para que os trabalhadores remotos se ajustem a esta nova realidade enquanto olhamos para o mundo pós-pandemia.

Por exemplo, o desenvolvimento de Smart Cities está contribuindo para manter a segurança e a proteção dos cidadãos com a ajuda de dispositivos IoT.

As tecnologias de IoT permitem que os governos monitorem o distanciamento social e conduzam o rastreamento de contatos para combater a propagação do vírus, com as cidades sul-coreanas se tornando um excelente exemplo de como a IoT pode apoiar a segurança pública.

Os dispositivos com IoT também fornecem uma maneira de rastrear COVID-19 por meio de termômetros conectados, que oferecem orientação aos indivíduos sobre se devem ou não procurar atendimento médico.

Além disso, os dispositivos inteligentes nas casas das pessoas estão permitindo que elas trabalhem de casa com mais conforto e eficiência – tanto em termos de economia de tempo quanto de custos.

Isso inclui geladeiras inteligentes que fazem estoque de suprimentos e pedidos de mantimentos online, dispositivos como o Amazon Echo, que permite aos usuários controlar outros dispositivos a partir de um hub central, termostatos e plugues inteligentes que ajudam os trabalhadores domésticos a otimizar o uso de energia e lâmpadas inteligentes para controlar a luz exposição em diferentes momentos do dia.

Olhando para o futuro

Os aplicativos de IoT continuarão a impulsionar esses novos cenários, à medida que as indústrias se adaptam e encontram maneiras de operar dentro das restrições pós-pandemia.

Embora a falta de certeza tenha causado um grande golpe no cenário econômico, o que ficou claro é nossa capacidade de usar crises para impulsionar a inovação e descobrir novas e melhores soluções, seja no local de trabalho, em nossas cidades ou em casa.

A IoT continuará a desempenhar um papel fundamental em impulsionar isso.

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
25/05/2021

Pós-pandemia: como as áreas de negócios serão impactadas?

Neste momento, não importa o lugar do mundo em que você mora, [more]

20/05/2021

A inteligência artificial detecta tendências e molda o futuro

A Inteligência Artificial (IA) é o tópico mais badalado e relevante da [more]

19/05/2021

Economize recursos e cresça em desempenho com análise preditiva e inteligência artificial

Análise preditiva é uma categoria de análise de dados destinada a fazer [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.