Economize recursos e cresça em desempenho com análise preditiva e inteligência artificial – Planus

Economize recursos e cresça em desempenho com análise preditiva e inteligência artificial

19/05/2021

Economize recursos e cresça em desempenho com análise preditiva e inteligência artificial

Análise preditiva é uma categoria de análise de dados destinada a fazer previsões sobre resultados futuros com base em dados históricos e técnicas analíticas, como modelagem estatística, aprendizado de máquina e Inteligência Artificial (IA).

A ciência da análise preditiva pode gerar percepções futuras com um grau significativo de precisão. Com a ajuda de ferramentas e modelos de análise preditiva sofisticados, qualquer organização pode agora usar dados passados ​​e atuais para prever tendências e comportamentos de maneira confiável em milissegundos, dias ou anos no futuro.

A análise preditiva conquistou o apoio de uma ampla gama de organizações, com um mercado global projetado para atingir aproximadamente US $ 10,95 bilhões até 2022 , crescendo a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de cerca de 21 por cento entre 2016 e 2022, de acordo com um relatório de 2017 publicado por Zion Market Research.

A análise preditiva e os avanços atuais

Embora a análise preditiva exista há décadas, é uma tecnologia cuja aplicabilidade passou a ter maior destaque nos últimos anos. Mais e mais organizações estão recorrendo à análise preditiva para aumentar seus resultados financeiros e vantagem competitiva. Porque agora?

  • Volumes e tipos de dados crescentes e mais interesse em usar dados para produzir insights valiosos.
  • Computadores mais rápidos e baratos.
  • Software mais fácil de usar.
  • Condições econômicas mais difíceis e necessidade de diferenciação competitiva.

Com o software interativo e fácil de usar se tornando cada vez mais predominante, a análise preditiva não é mais apenas domínio de matemáticos e estatísticos. Analistas de negócios e especialistas em linha de negócios também estão usando essas tecnologias.

Por que a análise preditiva é importante?

As organizações estão recorrendo à análise preditiva para ajudar a resolver problemas difíceis e descobrir novas oportunidades. Os usos comuns incluem:

●     Detecção de fraude

A combinação de vários métodos analíticos pode melhorar a detecção de padrões e prevenir o comportamento criminoso. À medida que a segurança cibernética se torna uma preocupação crescente, a análise comportamental de alto desempenho examina todas as ações em uma rede em tempo real para detectar anormalidades que possam indicar fraude, vulnerabilidades de dia zero e ameaças persistentes avançadas.

●     Otimizando campanhas de marketing

A análise preditiva é usada para determinar as respostas ou compras do cliente, bem como para promover oportunidades de vendas cruzadas. Os modelos preditivos ajudam as empresas a atrair, reter e aumentar seus clientes mais lucrativos.

●     Melhorar as operações

Muitas empresas usam modelos preditivos para prever estoque e gerenciar recursos. As companhias aéreas usam análises preditivas para definir os preços dos bilhetes. Os hotéis tentam prever o número de hóspedes em qualquer noite para maximizar a ocupação e aumentar a receita. A análise preditiva permite que as organizações funcionem com mais eficiência.

●     Reduzir o risco

As pontuações de crédito são usadas para avaliar a probabilidade de inadimplência de um comprador para compras e são um exemplo bem conhecido de análise preditiva. Uma pontuação de crédito é um número gerado por um modelo preditivo que incorpora todos os dados relevantes para a qualidade de crédito de uma pessoa. Outros usos relacionados ao risco incluem reclamações de seguros e cobranças.

Com a análise preditiva, as empresas podem ir além de aprender o que aconteceu e por que, para descobrir ideias sobre o futuro.

Inteligência Artificial e análise preditiva

As tecnologias de IA mais inteligentes são, literalmente, “máquinas de previsão”. Eles usam algoritmos para analisar grandes conjuntos de dados, a fim de otimizar para um objetivo. À medida que otimizam, eles aprendem com o tempo a melhorar seus resultados.

Com a Inteligência Artificial, podemos começar a liberar análises preditivas verdadeiras em nossos negócios: em diferentes organizações e tamanhos de empresa.

A análise preditiva é usada para determinar as respostas ou compras do cliente, bem como para promover oportunidades de vendas cruzadas. Os modelos preditivos ajudam as empresas a atrair, reter e aumentar seus clientes mais lucrativos.

Quem está usando?

Qualquer setor pode usar análises preditivas e Inteligência Artificial para reduzir riscos, otimizar operações e aumentar a receita. Aqui estão alguns exemplos.

Serviços bancários e financeiros

O setor financeiro, com enormes quantidades de dados e dinheiro em jogo, há muito adotou a análise preditiva e IA para detectar e reduzir fraudes, medir o risco de crédito, maximizar as oportunidades de vendas cruzadas / incrementadas e reter clientes valiosos.

Varejo

Os varejistas em todos os lugares estão usando IA e análises preditivas para planejamento de mercadorias e otimização de preços, para analisar a eficácia dos eventos promocionais e para determinar quais ofertas são mais adequadas para os consumidores.

Governos e setor público

Os governos têm desempenhado um papel importante no avanço do uso de tecnologias. Os governos agora usam análises preditivas e IA como muitos outros setores – para melhorar o serviço e o desempenho, detectar e prevenir fraudes, e entender melhor o comportamento do cidadão. Eles também usam análises preditivas para aprimorar a segurança cibernética.

Manufatura

Para os fabricantes, é muito importante identificar os fatores que levam à redução da qualidade e às falhas de produção, bem como otimizar as peças, os recursos de serviço e a distribuição. Um fabricante pode usar análises preditivas e IA para entender melhor as reclamações de garantia, uma iniciativa que leva a uma redução nos custos de garantia dos produtos.

Isto é apenas o começo.

Um modelo preditivo alimentado por IA pode pegar os dados que você já possui e liberar um valor imenso deles. A análise de dados baseada em Inteligência Artificial  pode dizer o que está certo e errado, prever o que leva a pontuar clientes em potencial, revelar insights sobre seus concorrentes e prever o que seu público-alvo deseja comprar e consumir.

Esse poder está fazendo com que cada vez mais profissionais e empresas adotem ferramentas analíticas baseadas em IA.

O que você precisa para começar a usar a análise preditiva? Saiba mais sobre como fazer o ciclo de vida analítico trabalhar para você e sua empresa. Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais.

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
25/05/2021

O trabalho remoto em qualquer lugar dependerá da Internet das Coisas (IoT)

Iniciativas de trabalho remoto generalizadas podem estar aqui para ficar, mesmo depois [more]

25/05/2021

Pós-pandemia: como as áreas de negócios serão impactadas?

Neste momento, não importa o lugar do mundo em que você mora, [more]

20/05/2021

A inteligência artificial detecta tendências e molda o futuro

A Inteligência Artificial (IA) é o tópico mais badalado e relevante da [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.