Multicloud: é o verdadeiro caminho para o futuro – Planus

Multicloud: é o verdadeiro caminho para o futuro

13/05/2021

Multicloud: é o verdadeiro caminho para o futuro

Por anos, os analistas do setor de TI têm definido a nuvem híbrida como uma estrutura ideal para a maioria das organizações. Ao combinar recursos de nuvem pública e privada, a nuvem híbrida permite que as empresas aproveitem a flexibilidade e escalabilidade da nuvem, enquanto mantém o controle de certas cargas de trabalho em um ambiente de TI local.

No entanto, parte da proposta de valor da computação em nuvem é perdida com o ambiente de nuvem híbrida. As empresas devem possuir e operar a infraestrutura de TI, em vez de transferir essa responsabilidade para um provedor de nuvem. Eles também perdem a elasticidade e as inovações contínuas que a nuvem pública oferece.

O caminho tem sido a multicloud. O Gartner define a multicloud como “a distribuição de serviços de nuvem pública para diferentes locais físicos, enquanto a operação, governança, atualizações e evolução dos serviços são de responsabilidade do provedor de nuvem pública de origem”.

A multicloud retém os benefícios técnicos, financeiros e operacionais da nuvem, permitindo maior desempenho, redundância, segurança e conformidade regulatória.

Movendo a nuvem no local

Durante anos, os principais provedores de nuvem ofereceram serviços em várias “regiões” e “zonas” para reduzir a latência, aumentar a resiliência e oferecer suporte aos requisitos de soberania de dados.

Geralmente, no entanto, a localização física dos serviços em nuvem é abstraída da perspectiva do cliente. Ele geralmente não tem conhecimento ou controle sobre a localização exata dos recursos da nuvem pública.

No entanto, os principais provedores de nuvem estão agora oferecendo pacotes de ofertas de “nuvem híbrida” que distribuem hardware e software para data centers locais, instalações de co-localização e outros locais físicos. A infraestrutura é consistente com a arquitetura do provedor de serviços para criar uma experiência de nuvem híbrida mais consistente.

Essas ofertas de nuvem híbrida possibilitam que as organizações utilizem a nuvem para uma ampla gama de casos de uso, incluindo aplicativos em Edge Computing, uma arquitetura de tecnologia distribuída na qual os dados do cliente são processados ​​na periferia da rede, o mais próximo possível da fonte de origem.

Ela permite que as organizações escolham o melhor local para cargas de trabalho com base nos requisitos do aplicativo, custo, largura de banda de rede disponível e outros critérios, enquanto mudam para um modelo financeiro OpEx e reduzem a sobrecarga operacional. As métricas de desempenho podem ser gerenciadas por meio de acordos de nível de serviço.

Esse modelo computacional é projetado para trazer o processamento de dados o mais próximo possível de onde os dados são criados. A multicloud é a Edge Computing que pertence, é controlada e gerenciada pelo provedor de nuvem.

Olhando para o futuro: a verdadeira multicloud do futuro

Na verdade, a adoção contínua da Edge Computing está ajudando a aumentar a demanda por ofertas de multicloud. A inteligência artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), em particular, estão conduzindo a mudança para o limite porque exigem latência extremamente baixa e acesso a grandes conjuntos de dados.

Os recursos baseados em localização de provedores de nuvem pública eliminam a necessidade de gerenciar e manter sites distintos.

A multicloud é uma abordagem totalmente nova que permitirá que as organizações gerenciem todos os componentes distintos – aplicativos de ponta, aplicativos estendidos por várias nuvens (multicloud), aplicativos de datacenter legado e a infraestrutura que oferece suporte a todos eles – como uma nuvem lógica.

Este é o “Santo Graal”: ser capaz de gerenciar, operar e proteger todas essas áreas de computação como uma nuvem única. Isso significa implantar aplicativos com um conjunto comum de políticas e visibilidade abrangente em todos os locais e infraestrutura heterogênea.

Em última análise, a multicloud permitirá no futuro um verdadeiro modelo de nuvem – não apenas o uso de várias nuvens, mas a distribuição de componentes de carga de trabalho individuais em várias plataformas de nuvem localizadas em vários locais.

Todo o ambiente e sua infraestrutura correspondente serão gerenciados como uma nuvem única e lógica.

A multicloud não acontecerá da noite para o dia e realmente não começará a tomar forma até 2022 e além. Mas essas tendências-chave ilustram que as primeiras peças estão começando a se encaixar e dar bons resultados.

 A equipe de profissionais da Planus é composta por especialistas em computação em nuvem que podem ajudá-lo com as dúvidas que precisam ser respondidas durante a definição da arquitetura computacional de sua empresa.

Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais.

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
25/05/2021

O trabalho remoto em qualquer lugar dependerá da Internet das Coisas (IoT)

Iniciativas de trabalho remoto generalizadas podem estar aqui para ficar, mesmo depois [more]

25/05/2021

Pós-pandemia: como as áreas de negócios serão impactadas?

Neste momento, não importa o lugar do mundo em que você mora, [more]

20/05/2021

A inteligência artificial detecta tendências e molda o futuro

A Inteligência Artificial (IA) é o tópico mais badalado e relevante da [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.