Como otimizar a sua arquitetura multicloud para os requisitos de negócios? – Planus

Como otimizar a sua arquitetura multicloud para os requisitos de negócios?

11/05/2021

Como otimizar a sua arquitetura multicloud para os requisitos de negócios?

Atualmente muitas empresas estão usando várias nuvens com uma combinação de diferentes tipos de serviço e modelos de entrega, principalmente se a organização estiver envolvida com a tecnologia de negócios atual.

De fato, pelo crescimento e impacto da nuvem nos negócios, mesmo sem ter uma plena consciência disso, muitas organizações estão em média conectadas a cinco nuvens diferentes. Isso levando em consideração os aplicativos e serviços individuais oferecidos por diferentes fornecedores.

Uma das razões para essa complexidade é simplesmente que as organizações têm mais opções do que nunca em como construir e gerenciar suas arquiteturas de nuvem. Nos estágios iniciais da evolução da nuvem, muitas das principais questões giravam em torno de confiar mais em nuvens públicas ou privadas. Hoje, a resposta não é uma ou outra, mas quantas de cada.

Em vez de escolher um modelo e ficar com ele, agora você pode escolher o que melhor se adapta às necessidades de uma demanda de negócios ou serviço específico que deseja executar a qualquer momento e, muitas vezes, mudar rapidamente.

Com essa maior complexidade, porém, surge uma necessidade crítica de ponderar como evoluir sua estratégia de gerenciamento de várias nuvens para otimizar o desempenho, o custo e a disponibilidade.

Como otimizar sua estratégia de gerenciamento de multicloud  visando atender aos requisitos de negócio

Ao pensar sobre como gerenciar uma arquitetura de multicloud com sucesso e atender aos requisitos de negócio, é importante voltar a algumas das vantagens que impulsionaram a adoção da nuvem em primeiro lugar:

  • Distribuição de carga de trabalho otimizada por meio da transferência de cargas de trabalho entre nuvens privadas e públicas
  • Redundância por meio do uso de vários serviços em nuvem e regiões
  • Dependência reduzida de um único fornecedor
  • Abordagem melhor da categoria para serviços individuais

O desafio para as empresas modernas não é que elas não possam alcançar esses benefícios, é que a otimização da nuvem se torna exponencialmente mais difícil à medida que as empresas adicionam vários ambientes de muitos fornecedores diferentes – especialmente quando você está tentando otimizar entre vários vetores diferentes, como desempenho, segurança e custo.

A complexidade do gerenciamento de custos em um ambiente multicloud é uma preocupação refletida no relatório State of the Cloud da RightScale de 2019: 64 por cento das empresas pesquisadas tiveram economia de custos para o uso da nuvem existente como uma das principais iniciativas.

O que as organizações modernas exigem é uma estrutura dinâmica para garantir que sua estratégia de gerenciamento de multicloud continue a evoluir junto com seus investimentos em novos serviços, fornecedores e opções.

Essa estrutura ajudará a identificar as necessidades de nível de serviço, bem como outros investimentos (por exemplo, plataformas de gerenciamento de nuvem, rede) que podem ser necessários para atender às demandas de negócios e de TI.

Etapas para a otimização de várias nuvens

Assim como não existe um ambiente de nuvem único para todos, o mesmo é verdadeiro para estratégias de multicloud. No entanto, você pode tomar medidas para desenvolver um processo dinâmico para se ajustar às demandas e necessidades de TI em constante mudança.

Abaixo estão várias considerações e etapas importantes a serem seguidas, primeiro para entender onde seu ambiente de nuvem está atualmente e, em seguida, para transformar sua organização em um ambiente de nuvem ágil para o futuro.

Etapa 1: Mapeie seu ambiente de nuvem

Mapear seu ambiente de nuvem existente pode parecer uma tarefa básica, mas fazer o exercício pode render um valor considerável.

Criar uma imagem de alto nível de seu ambiente de nuvem atual e necessidades pode revelar oportunidades para otimização futura, bem como lacunas em sua estratégia atual.

Etapa 2: Mapear e planejar as necessidades de integração

Depois de ter uma visão de alto nível de seu ambiente de multicloud, você pode começar a mapear suas necessidades de integração com muito mais facilidade. Considere os tipos de ambientes que você possui e como eles compartilharão os dados.

Por exemplo, se você tiver ambientes de nuvem privada separados, eles exigirão integração de dados ou aplicativos, ou ambos?

É importante considerar o que os usuários finais irão precisar para serem produtivos ao mapear suas necessidades de integração. A integração perfeita entre aplicativos e dados é vital para serviços essenciais para funções críticas de trabalho.

Você pode ver onde há lacunas e começar a fechá-las mapeando seu conjunto atual de ferramentas de integração.

Etapa 3: Estabelecer uma estrutura de automação

A automação está entre os benefícios universais da computação em nuvem, mas, em um ambiente multicloud, você tem uma gama muito maior de considerações a fazer em seus planos de automação.

As grandes empresas já terão pelo menos uma ferramenta para automatizar a implantação da nuvem, mas podem não ter necessariamente uma estrutura para avaliar continuamente essas ferramentas e combiná-las com suas necessidades de escalabilidade.

Esta etapa também ajuda a desenvolver o valor do mapa do ambiente de nuvem e as considerações de integração. Depois de entender quais aplicativos precisam se comunicar, você não só pode planejar melhor como automatizar entre as nuvens, como também pode identificar novas oportunidades para otimizações de desempenho.

Etapa 4: planeje suas necessidades de rede

Embora considerar necessidades como capacidade de processamento e armazenamento de dados seja importante, a infraestrutura que conecta tudo é igualmente importante. Ao olhar para uma topologia de nuvem simples, a infraestrutura de rede pode mostrar uma degradação modesta no desempenho em comparação com o uso de uma infraestrutura sem nuvem.

Quando você começa a considerar arquiteturas de várias nuvens mais complexas, cada pequeno efeito negativo no desempenho começa a se acumular e pode levar a problemas mais significativos, que variam de latência constantemente alta a interrupções de serviço.

Para definir o cenário para este plano, considere como sua arquitetura de nuvem atual é construída e onde você deseja estar nos próximos cinco anos. Você usará principalmente nuvem pública, nuvem privada ou uma mistura de ambas? Quais aplicativos de negócios de missão crítica estão compartilhando dados e como essas conexões são feitas?

Etapa 5: Criar uma estratégia para avaliar a futura adoção da nuvem

Depois de ter uma compreensão abrangente de seu ambiente atual e uma ideia ampla de seus objetivos, você pode começar a estabelecer sua estrutura para avaliar futuros fornecedores e serviços.

Por exemplo, você terá uma compreensão de quais serviços estão vinculados ao mapa de seu ambiente e quais precisarão ser vinculados conforme você migra mais serviços para a nuvem.

Alguns itens de ação futura adicionais incluem o desenvolvimento de uma estrutura para determinar as necessidades de segurança à medida que você adota mais serviços e sua estratégia para traduzir regularmente entre as necessidades de negócios e de TI.

Seu caminho para a otimização de uma arquitetura multicloud

O resultado final é que muitas empresas já estão executando ambientes com várias nuvens e podem até ter algumas estratégias básicas para gerenciá-los. No entanto, esperamos ver um crescimento exponencial no número e na variedade de serviços em nuvem que as empresas médias usam no futuro.

As empresas que terão sucesso no gerenciamento dessa complexidade serão aquelas que desenvolverem uma estrutura dinâmica e em evolução que conecte com sucesso as necessidades de infraestrutura central e arquitetura de nuvem, em todas as camadas da pilha, às necessidades de negócios.

Sem uma estrutura dinâmica e um mapa abrangente de seus ambientes de TI, as empresas estão perdendo oportunidades de redução de custos e otimização de desempenho. Em outras palavras, você está deixando dinheiro na mesa por não examinar mais de perto a arquitetura do seu ambiente de nuvem.

A equipe de profissionais da Planus é composta por especialistas em computação em nuvem e segurança e podem ajudá-lo com as dúvidas que precisam ser respondidas durante a otimização da sua arquitetura de nuvem para atender os principais requisitos de negócio.

Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas para saber mais.

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
25/05/2021

O trabalho remoto em qualquer lugar dependerá da Internet das Coisas (IoT)

Iniciativas de trabalho remoto generalizadas podem estar aqui para ficar, mesmo depois [more]

25/05/2021

Pós-pandemia: como as áreas de negócios serão impactadas?

Neste momento, não importa o lugar do mundo em que você mora, [more]

20/05/2021

A inteligência artificial detecta tendências e molda o futuro

A Inteligência Artificial (IA) é o tópico mais badalado e relevante da [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.