Inteligência artificial é o caminho para proteção contra ciberataques – Planus

Inteligência artificial é o caminho para proteção contra ciberataques

5/05/2021

Inteligência artificial é o caminho para proteção contra ciberataques

A superfície de ataque da empresa é massiva e continua a crescer e evoluir rapidamente. Dependendo do tamanho da empresa, existem várias centenas de sinais que variam no tempo que precisam ser analisados ​​para calcular o risco com precisão.

O resultado?

Analisar e melhorar a postura de segurança cibernética não é mais um problema de escala humana.

Em resposta a esse desafio sem precedentes, ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) para segurança cibernética surgiram para ajudar as equipes de segurança da informação a reduzir o risco de violação e melhorar sua postura de segurança com eficiência e eficácia.

A Inteligência Artificial e o Machine Learning (ML) se tornaram tecnologias críticas em segurança da informação, pois são capazes de analisar rapidamente milhões de eventos e identificar muitos tipos diferentes de ameaças – desde malware explorando vulnerabilidades de dia zero até a identificação de comportamentos arriscados que podem levar a um phishing ataque ou download de código malicioso.

Essas tecnologias aprendem com o tempo, aproveitando o passado para identificar novos tipos de ataques agora. Histórias de comportamento criam perfis de usuários, ativos e redes, permitindo que a IA detecte e responda a desvios das normas estabelecidas.

Aplicação de IA à segurança cibernética

A IA é ideal para resolver alguns de nossos problemas mais difíceis, e a segurança cibernética certamente se enquadra nessa categoria.

Com os ataques cibernéticos e a proliferação de dispositivos em constante evolução de hoje, o aprendizado de máquina e a IA podem ser usados ​​para “acompanhar os bandidos”, automatizando a detecção de ameaças e respondendo com mais eficiência do que as abordagens tradicionais baseadas em software.

Ao mesmo tempo, a segurança cibernética apresenta alguns desafios únicos:

  • Uma vasta superfície de ataque
  • Uma quantidade variada de dispositivos por organização
  • Centenas de vetores de ataque
  • Grandes deficiências no número de profissionais de segurança qualificados
  • Massas de dados que foram além de um problema de escala humana

Um sistema de gerenciamento de segurança cibernética de auto-aprendizado baseado em IA deve ser capaz de resolver muitos desses desafios. Existem tecnologias para treinar adequadamente um sistema de autoaprendizagem para reunir dados de forma contínua e independente de todos os sistemas de informação da empresa.

Esses dados são então analisados ​​e usados ​​para realizar a correlação de padrões em milhões a bilhões de sinais relevantes para a superfície de ataque da empresa.

O resultado são novos níveis de inteligência alimentando equipes de TI em diversas categorias de segurança cibernética, incluindo:

Inventário de ativos de TI

Obter um inventário completo e preciso de todos os dispositivos, usuários e aplicativos com qualquer acesso aos sistemas de informação. A categorização e a medição da criticidade dos negócios também desempenham papéis importantes no controle de ativos.

Exposição a ameaças

Os hackers seguem as tendências como todo mundo, então o que está na moda entre os hackers muda regularmente.

Os sistemas de cibersegurança baseados em IA podem fornecer conhecimento atualizado de ameaças globais e específicas do setor para ajudar a tomar decisões críticas de priorização com base não apenas no que pode ser usado para atacar sua empresa, mas com base no que provavelmente será usado para atacar sua empresa.

Eficácia dos controles

É importante entender o impacto das várias ferramentas e processos de segurança que você empregou para manter uma postura de segurança forte. A IA pode ajudar a entender onde seu programa infosec tem pontos fortes e onde tem lacunas.

Predição de risco de violação

Contabilizando o inventário de ativos de TI, a exposição a ameaças e a eficácia dos controles, os sistemas baseados em IA podem prever como e onde você tem maior probabilidade de ser violado, para que você possa planejar a alocação de recursos e ferramentas para áreas de fraqueza.

Os insights prescritivos derivados da análise de IA podem ajudá-lo a configurar e aprimorar controles e processos para melhorar a resiliência cibernética de sua organização de forma mais eficaz.

Resposta a incidentes

Os sistemas alimentados por IA podem fornecer contexto aprimorado para priorização e resposta a alertas de segurança, para resposta rápida a incidentes e para revelar as causas básicas para mitigar vulnerabilidades e evitar problemas futuros.

Inteligência artificial: a base da segurança cibernética de hoje

Os analistas de segurança cibernética estão sobrecarregados com o grande volume de unidades de informação que devem monitorar para combater as intrusões, e o volume e a complexidade dos ataques cibernéticos aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

Por esta e outras razões, o relatório MarketsandMarkets “Inteligência Artificial no Mercado de Cibersegurança: Previsão Global para 2026” conclui que o setor de inteligência artificial em cibersegurança alcançará US$ 38,2 bilhões em 2026, representando um crescimento médio anual de 23,3%.

A incapacidade dos equipamentos tradicionais de lidar com os riscos de TI mostra que apenas com a IA as empresas podem fortalecer seus sistemas de defesa e a segurança cibernética pode se tornar mais inteligente do que os ataques cibernéticos.

Essa necessidade está abrindo caminho para plataformas que gerenciam sistemas de forma integrada e garantam a segurança cibernética de seus clientes.

A IA pode desempenhar um papel fundamental nas defesas de segurança cibernética no futuro, especialmente na era da nuvem. A computação em nuvem pode ser um ambiente especialmente desafiador para defender usando metodologias e ferramentas tradicionais.

O uso de uma ferramenta de segurança cibernética em nuvem integrada à Inteligência Artificial pode ajudar a nivelar o desafio de proteger seu ambiente operacional contra invasores. A análise adequada das soluções disponíveis pode ajudá-lo a encontrar a solução que melhor protegerá você e sua organização contra ataques cibernéticos.

 A equipe de profissionais da Planus é composta por especialistas em segurança e computação em nuvem que podem ajudá-lo com as dúvidas que precisam ser respondidas durante a elaboração do planejamento e orçamentos relacionados à segurança de sua empresa.

Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais.

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
25/05/2021

O trabalho remoto em qualquer lugar dependerá da Internet das Coisas (IoT)

Iniciativas de trabalho remoto generalizadas podem estar aqui para ficar, mesmo depois [more]

25/05/2021

Pós-pandemia: como as áreas de negócios serão impactadas?

Neste momento, não importa o lugar do mundo em que você mora, [more]

20/05/2021

A inteligência artificial detecta tendências e molda o futuro

A Inteligência Artificial (IA) é o tópico mais badalado e relevante da [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.