Reduza a complexidade e aumente a segurança dos dados – Planus

Reduza a complexidade e aumente a segurança dos dados

22/04/2021

Reduza a complexidade e aumente a segurança dos dados

Uma pesquisa recente da Forbes Insights com mais de 1.000 profissionais e executivos de rede e segurança descobriu que a proliferação de produtos e fornecedores de equipamentos de conectividade e segurança dentro de uma empresa pode criar complicações e adicionar grandes desafios para as equipes de TI e segurança.

Setenta e sete por cento dos profissionais de tecnologia e segurança pesquisados ​​(arquitetos, gerentes ou engenheiros) relataram que têm muitos produtos pontuais para rastrear e gerenciar – e a mesma quantidade (78%) diz que isso causa controles de política complexos. Além disso, 81% dizem que não conseguem detectar ameaças de maneira adequada.

As discussões sobre segurança cibernética geralmente ficam enraizadas em todas as partes do quebra-cabeça, sem chegar à essência da solução: a simplicidade. Mas o que simplicidade significa no contexto de um ambiente tão complexo?

Os aplicativos agora podem ser acessados ​​em várias nuvens ou contêineres públicos e privados, com vários dispositivos acessando-os. Nesse ambiente, a reação natural é implantar uma variedade de tecnologias e soluções – jogar dinheiro e pessoas para resolver o problema.

Mas a simplicidade é a chave.

Trata-se de reduzir a superfície de ataque para que a segurança esteja mais próxima de aplicativos, dispositivos e dados, não importa onde morem. A segurança então se torna uma parte intrínseca dos processos, não um complemento.

Os risco da complexidade de rede

A crescente complexidade e falta de visibilidade ao gerenciar firewalls em ambientes locais, em nuvem e de rede híbrida continuam a gerar desafios e enfraquecer a capacidade de cumprir os requisitos de segurança e privacidade para empresas.

O número de firewalls está aumentando. Quase um terço tinha 100 ou mais firewalls em seu ambiente e cada um com um conjunto crescente de regras para gerenciar. Além disso, 34% tinham 50% ou menos de visibilidade em tempo real de seus riscos de segurança de rede e conformidade, o que cria uma falta de visibilidade nos sistemas e leva a lacunas na aplicação.

Ter muitos fornecedores cria um risco desnecessário de complexidade de rede para gerenciamento e aprovações:

  • 78% usam dois ou mais fornecedores para pontos de fiscalização em sua rede.
  • Quase 60% têm firewalls implantados na nuvem.
  • 72% têm duas ou mais equipes envolvidas no processamento ou aprovação de uma solicitação de mudança típica, que pode ser automatizada para melhorar a eficiência.

Embora as ameaças cibernéticas tenham se tornado mais sofisticadas, os profissionais de segurança também devem proteger um número maior de ativos de TI. Data centers, nuvens públicas, e-mail corporativo, dispositivos móveis e IoT, terminais, aplicativos SaaS e filiais devem ser protegidos.

92% dos entrevistados disseram que proteger todos os seus ativos de TI contra todas as ameaças é um desafio. Mas o que é mais notável é o baixo nível de confiança desses profissionais de segurança na proteção de várias superfícies.

A maioria dos líderes de segurança não tem confiança no nível de segurança fornecido para, por exemplo, os dispositivos móveis de suas organizações, com apenas 34% e 38% acreditando que esses dispositivos estão devidamente protegidos, revelando uma lacuna considerável na postura de segurança das organizações.

A complexidade da rede e a falta de visibilidade contribuem para configurações incorretas e aumento do risco

Considerando todos os componentes da rede, o risco real surge muitas vezes do erro manual que pode colocar toda a rede em estado de perigo. Isso pode levar a uma possível perda de produtividade da rede, interrupção da continuidade dos negócios e aumento do risco de cibercriminosos.

A equipe de rede e segurança da organização lida com várias solicitações de mudança, dificultando o gerenciamento manual regularmente. Na verdade, um erro de alteração manual de regra cria um novo acesso à rede inadvertidamente, que acaba sendo exposto aos cibercriminosos.

Um problema tão pequeno pode aumentar em grandes empresas.

A rede também evoluiu do data center físico para a incorporação de redes em nuvem pública e redes híbridas. Ao lidar com a rede remotamente, entender sua topologia pode ser desafiador. As equipes de rede e segurança podem algumas vezes não visualizar por completo as redes híbridas, o que complica os problemas de conectividade e segurança.

Equilibrando segmentação e complexidade de rede para garantir a segurança de dados

A segmentação de rede é um fenômeno em que o invasor é exposto apenas a uma zona específica invadida e não além dela.

As empresas, ao criar segmentos na rede, podem minimizar privilégios, garantindo que apenas um pessoal limitado tenha acesso aos dados, aplicativos e informações. Por outro lado, a segmentação adiciona complexidade.

Mais segmentos atraem mais solicitações de mudanças nas regras que regem essas zonas.

Reduzindo a complexidade da rede com automação e orquestração

Para reduzir a complexidade da rede, a empresa deve adotar duas ferramentas principais – automação e orquestração.

Devido às contínuas mudanças na rede, a decisão tomada não deve colocar a organização em risco. A maneira mais simples é estruturar uma política de segurança que possa orientar todas as mudanças na rede. Uma abordagem baseada em políticas permite o controle adequado da segurança e conformidade da rede.

A próxima etapa para gerenciar a complexidade é a automação. A automação baseada em políticas remove os riscos de erros manuais. Com a automação implementada, a equipe de rede e segurança pode analisar, projetar e desenvolver regras de segurança de rede que erradicam erros não intencionais.

A coordenação de automação de rede com orientação de políticas de proteção pode ser definida com orquestração.

Para as equipes de rede e segurança, há um grande número de ferramentas de orquestração disponíveis para definir políticas em congestionamento com automação e não sendo sobrecarregadas pela complexidade.

Em vez de permitir que um risco crie ondulações e prejudique toda a organização, uma abordagem automatizada e orquestrada permite segurança, conformidade e visibilidade improvisadas.

É função de um defensor de rede sincronizar a automação com base em uma abordagem de política para alcançar a orquestração.

Para ajudar sua empresa neste desafio de reduzir a complexidade e garantir a segurança de dados, a Planus está à disposição.

A equipe de profissionais da Planus é composta por especialistas em segurança e computação em nuvem que podem ajudá-lo com as dúvidas que precisam ser respondidas durante a elaboração do planejamento e orçamentos relacionados à segurança de sua empresa.

Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais.

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
13/05/2021

Multicloud: é o verdadeiro caminho para o futuro

Por anos, os analistas do setor de TI têm definido a nuvem [more]

11/05/2021

Como otimizar a sua arquitetura multicloud para os requisitos de negócios?

Atualmente muitas empresas estão usando várias nuvens com uma combinação de diferentes [more]

5/05/2021

Inteligência artificial é o caminho para proteção contra ciberataques

A superfície de ataque da empresa é massiva e continua a crescer [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.