Em plena era digital, quais os desafios que sua empresa ainda enfrenta na transformação digital? – Planus

Em plena era digital, quais os desafios que sua empresa ainda enfrenta na transformação digital?

15/04/2021

Em plena era digital, quais os desafios que sua empresa ainda enfrenta na transformação digital?

Em todos os setores – de bens de consumo a saúde, manufatura e serviços financeiros – cada vez mais empresas estão “se tornando digitais”.

A revolução da transformação digital está mudando fundamentalmente a maneira como as empresas fabricam e vendem produtos, bem como alcançam os clientes

Desde a captura de insights de “Big Data” até a criação de plataformas online para gerenciamento de estoque ou atendimento ao cliente, existem oportunidades significativas – e desafios – para as empresas tradicionais.

De fato, as demandas dos clientes estão levando a revisões radicais de como os negócios são realizados, empregando “interfaces intuitivas, disponibilidade 24 horas por dia, atendimento em tempo real, tratamento personalizado, consistência global e zero erros”.

Aqueles que fazem a transição com sucesso estão preparados para colher vantagens competitivas, de margens de lucro mais altas a um crescimento mais rápido da participação de mercado. Alguns serão “verdadeiros disruptores”.

Mesmo com o avanço da transformação digital, empresas ainda sofrem com desafios

À medida que as empresas continuam a se tornar mais orientadas para o digital e a experiência dos colaboradores e clientes é moldada pela tecnologia, os líderes enfrentam, e continuarão a enfrentar, muitos desafios em torno de seu processo de transformação digital.

Vamos analisar os principais obstáculos que ainda desaceleram a transformação digital dos negócios e como enfrentá-los de forma eficaz.

1.   Complexidade

A tecnologia está constantemente lançando novas ferramentas para ajudar os usuários a navegar e otimizar melhor suas ferramentas existentes.

Estamos em um ponto da jornada coletiva do usuário em que dependemos de cada vez mais ferramentas digitais para manter os negócios funcionando. Ainda assim, também não somos capazes de usar (ou adotar) totalmente as ferramentas à nossa disposição, sem recursos adicionais.

Este é o desafio da complexidade da transformação digital. Vários sistemas foram colocados em camadas uns sobre os outros, o que poderia reduzir inadvertidamente a produtividade.

Vários sistemas são confusos, opressores, e os humanos simplesmente não são capazes de navegar por todos eles de uma vez.

Para superar este desafio de transformação digital, encontre maneiras de simplificar e otimizar sua infraestrutura tecnológica e sistemas digitais. Isso não significa se livrar do software, mas sim ver seu sistema como um todo de forma holística.

As diferentes plataformas precisam ser conectadas para criar uma experiência perfeita para os funcionários, que pode gerar resultados de negócios eficazes.

2.   Adoção digital

Uma nova ferramenta de software sempre significa integrar seus funcionários. O desafio da transformação digital aqui é enfatizar o humano nesta equação: o funcionário. O esforço de inovação bem-sucedida coloca a experiência humana no centro de todos os processos.

A decisão de investir em uma nova ferramenta ou infraestrutura de TI é feita com cuidado. Você analisou os dados e decidiu que essa era a melhor jogada para sua empresa – aumentar a produtividade dos funcionários ou conduzir a retenção de clientes . Mas sem uma adoção verdadeira, essa nova arquitetura com uma promessa altíssima vai arrastá-lo para baixo, em vez de levá-lo mais longe.

As ferramentas digitais tendem a variar de acordo com a interface, funções, recursos e uso. Não se pode presumir que os funcionários irão simplesmente adquirir as habilidades necessárias com base na experiência com plataformas semelhantes. Essa é a lacuna entre os seres humanos e a tecnologia que criamos.

3.   Prioridades concorrentes

Uma empresa sempre tem uma lista de verificação em execução de iniciativas “urgentes” das quais você precisa cuidar e você só pode buscar algumas iniciativas de uma vez, sem espalhar seus recursos e foco muito estreito.

O desafio é escolher quais dar vida. Lembre-se de que a transformação digital é uma maratona, não um sprint.

Embora seja importante focar em um projeto por vez, também vale a pena examinar se existem soluções que podem impactar e acelerar várias iniciativas ou resolver vários desafios ao mesmo tempo.

Os desafios da adoção digital costumam ser a causa raiz mais profunda de problemas aparentemente superficiais. Se os vendedores, por exemplo, estão lutando para fechar negócios antes que as contas-alvo passem para os concorrentes, você pode presumir que falta algo no treinamento dos vendedores ou que precisa de software adicional para acelerar o processo de fechamento.

Na realidade, você pode ter excelentes vendedores e todas as ferramentas de que eles precisam, mas na verdade está faltando uma plataforma de adoção digital para unificar os vários sistemas de software e criar uma experiência rápida e perfeita para seus vendedores.

Se alguma vez houve uma solução que pudesse abordar vários desafios organizacionais de uma só vez, ela está avaliando sua estratégia de adoção digital.

4.   Segurança

A transformação digital bem-sucedida também exige uma transformação da segurança. Algumas das maiores empresas do mundo foram vítimas de ataques cibernéticos. Agora sabemos que a segurança deve ser incorporada diretamente a todos os aplicativos.

Assim como adiar uma consulta médica atrasada, muitas empresas optam por adiar o fortalecimento de seus sistemas de segurança até que seja tarde demais. De acordo com o Gartner, até 2022, 99% das vulnerabilidades exploradas continuarão sendo conhecidas por profissionais de segurança e TI por pelo menos um ano.

Além disso, o COVID-19 impulsionou grandes e pequenas empresas a avaliar seus sistemas locais e, finalmente, migrar para a nuvem. A migração em nuvem leva a segurança do aplicativo para o próximo nível, especialmente quando todos os seus sistemas de software residem em uma plataforma de adoção digital única e unificadora.

Em vez de ver a segurança como um desafio de transformação digital, veja-a como uma prova da necessidade de acelerar as iniciativas de transformação digital.

Nenhum líder quer olhar para trás depois de um desastre de segurança e dizer “poderíamos ter evitado isso”. Aproveite esta pandemia como uma oportunidade de priorizar sua segurança e tornar seu negócio o mais seguro e confiável possível para seus clientes.

Em todas as indústrias, a transformação digital é um avanço de missão crítica

Todas as empresas e praticamente todos os empregos serão tocados e provavelmente transformados pela inovação digital. A digitalização é um presente para startups, disruptores e pequenos negócios, mas um desafio existencial para empresas estabelecidas.

Não há espaço para inércia na fronteira digital. É preciso investimento, agilidade e foco implacável para se manter à frente, mas as organizações e os indivíduos que podem se estabelecer como líderes digitais podem encontrar oportunidades extraordinárias.

Conte com a Planus neste desafio de liderar a transformação digital de sua empresa.

Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer dúvidas e para ajudar na definição das melhores estratégias que possam garantir a conectividade em alta escala do seu negócio, garantindo a segurança, a proteção e privacidade de dados.

Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais.

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
13/05/2021

Multicloud: é o verdadeiro caminho para o futuro

Por anos, os analistas do setor de TI têm definido a nuvem [more]

11/05/2021

Como otimizar a sua arquitetura multicloud para os requisitos de negócios?

Atualmente muitas empresas estão usando várias nuvens com uma combinação de diferentes [more]

5/05/2021

Inteligência artificial é o caminho para proteção contra ciberataques

A superfície de ataque da empresa é massiva e continua a crescer [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.