Como equilibrar custo com a transformação do data center – Planus

Como equilibrar custo com a transformação do data center

8/04/2021

Como equilibrar custo com a transformação do data center

Em um mundo onde as estratégias de TI estão sendo levadas ao limite pelas expectativas dos usuários sempre ativas e altíssimas, o data center se tornou um componente-chave na estratégia de transformação digital das empresas.

Alcançar e manter uma vantagem competitiva exige superar uma série de desafios.

Para fornecer as experiências baseadas em dados que os clientes e usuários finais esperam agora, as empresas devem equilibrar a economia de custos com níveis elevados de flexibilidade, escalabilidade, segurança, mobilidade de dados e muito mais.

Ao mesmo tempo, rápidos avanços em tecnologia, incluindo dispositivos de usuários, sensores e IoT, IA e aprendizado de máquina, comunicações e nuvem, estão ajudando a impulsionar as previsões de crescimento do mercado de transformação digital de US$ 290 bilhões em 2018 para US$ 665 bilhões em 2023 de acordo com estudo realizado pela Markets and Markets.

No entanto, à medida que as empresas correm para integrar estratégias novas e de ponta, sua infraestrutura, recursos e competências essenciais legadas estão gerando altos custos.

Além disso, novos frameworks estão sendo implementados na borda, na nuvem ou mesmo internamente, o que significa que os resultados esperados não estão sendo alcançados.

Projetos de transformação e transição de data centers

Projetos de transformação de data center, especificamente com foco em transições, realocações e consolidações, são iniciativas complexas e altamente dinâmicas.

Esses projetos são essenciais para os negócios e tocam praticamente tudo no data center, dos aplicativos à infraestrutura legada da empresa, normalmente a transformação do data center leva a mudanças na configuração da infraestrutura existente.

Há uma série de desafios comuns que precisamos enfrentar durante o curso do projeto de transformação, transição e realocação do data center:

  • Como lidar com a abundância de infraestrutura legada, tanto física quanto virtual, com a complexidade adicional de um grande número delas carecendo de documentação e propriedade?
  • Como gerenciar com eficácia as taxas de utilização, eliminando o super provisionamento de ambientes, bem como investimentos desnecessários em hardware?
  • Como garantir a adesão dos proprietários de aplicativos e ajudá-los a superar sua relutância em relação ao projeto – em termos de estimativa das necessidades de capacidade de seus aplicativos, bem como esforços para trazer aplicativos e infraestrutura aos padrões e expectativas atuais?

Embora o objetivo de cada transformação do data center seja migrar os cenários de negócios o mais rápido possível e com o menor impacto possível nas operações do dia a dia, a duração desses projetos normalmente varia de 6 a 18 meses.

Isso requer um planejamento intensivo, um orçamento considerável, provavelmente uma nova infraestrutura, bem como a capacidade de trabalhar em todas as partes do negócio.

De fato, há uma série de etapas que podem ser executadas, adaptadas às características exclusivas dos projetos de transformação, transição e migração do data center, que ajudarão a garantir uma transição tranquila e projeto de realocação.

Combinado com as ferramentas, métodos e aceleradores certos, a introdução dessas etapas simples em todas as fases do projeto de transição ajudará a garantir um projeto de transformação e transição de data center mais econômico, com menos tempo de inatividade e impacto negativo mínimo nos negócios em comparação ao contrário.

Etapa 1. Identifique os aplicativos de negócios mais críticos e os aplicativos de maior consumo em termos de recursos de TI no datacenter

Esses se tornam os principais alvos de uma abordagem de otimização orientada pela demanda para transformar o datacenter.

A regra geral é que 30 por cento dos aplicativos normalmente consomem ou criam a necessidade de 70 por cento ou mais da infraestrutura do datacenter. Aplique um processo de decomposição a esses aplicativos, um de cada vez ou em um grupo de tipos semelhantes.

Meça e mapeie a carga de trabalho em toda a cadeia de suprimentos de TI em termos de desempenho, consumo e atributos de como a execução do trabalho é gerenciada e qual infraestrutura ela realmente usa.

Essa abordagem de ligação de demanda e oferta cria uma visão objetiva e orientada por dados para afetar a mudança.

Ao mudar a forma como você gerencia o aplicativo (dinamicamente em tempo de execução, virtualizado em todas as camadas – trabalho, informações e infraestrutura) e mudando o que é executado (infraestrutura padronizada e orientada para o propósito que aproveita a física de rede e computação), as empresas podem descobrir que podem fazer o dobro do trabalho em metade da infraestrutura. Essa matemática por si só vai gerar impactos radicais em relação a custos, rapidamente.

Etapa 2. Institua uma disciplina que mede e monitora o consumo, o desempenho e compreende as dependências da cadeia de suprimentos de TI de cada aplicativo

Se você não entende o que é uma visão de ponta a ponta do aplicativo e dependência, como pode transformar, virtualizar ou otimizar seu data center?

É mais provável que você crie mais problemas em termos de experiência do usuário e vários incidentes do que melhorar as coisas.

Etapa 3. Padronize sua estratégia de gerenciamento da cadeia de suprimentos de TI no datacenter de uma perspectiva de cima para baixo

Incorpore blocos de construção de gerenciamento de tempo de execução e orquestração de serviço com virtualização holística.

As empresas que implementam apenas virtualização de infraestrutura sem carga de trabalho e virtualização de informações irão negar a otimização que estão tentando alcançar, pois criarão novos gargalos para a entrega de TI do datacenter.

As empresas que não implementam gerenciamento dinâmico de tempo de execução de cargas de trabalho não exploram a elasticidade de seus esforços de virtualização. Você tem que trazer a demanda à oferta conforme ela acontece, não forçar a demanda em um modelo de oferta predefinido.

Etapa 4. Operacionalize os blocos de construção em um novo paradigma de entrega

Os processos precisam oferecer suporte a ajustes instantâneos de entrega de TI para acomodar o comportamento dos negócios.

Os processos de aprovação e procedimentos operacionais padrão precisam acomodar este modelo. Por fim, a TI deve aprender com a inteligência de negócios e constantemente minerar, analisar e aproveitar os dados de comportamento para prever, ajustar e ajustar a infraestrutura de forma proativa.

É fundamental incorporar a transformação do data center em estratégias de transformação digital das empresas

Na atual transformação digital, composta de plataformas em nuvem, locais e hospedadas, é incongruente deixar de lado o impacto das instalações locais.

Ao incluir a pegada da transformação do data center, ele pode ser colocado ao lado de outros drivers, como virtualização, desenvolvimento nativo da nuvem, escalabilidade, eficiência de energia, padronização, flexibilidade e automação, enquanto obtém uma imagem mais abrangente de redução de um custo total de propriedade mais verdadeiro.

A Planus oferece soluções completas para que os nossos clientes possam enfrentar desafios como o aumento na demanda de infraestrutura, ciclos sazonais de negócios, otimização de recursos, entre outras necessidades.

Infraestrutura As a Service, Serviços Gerenciados, Monitoramento e NOC 24×7, Gestão e Suporte de SO 24×7, Gestão de Suporte de Software 24×7, Backup As a Service, Disaster Recovery As a Service e Desktop Virtual, Segurança, gerenciamento, performance e disponibilidade para suas aplicações.

Oferecemos uma gama de soluções de infraestrutura de TI que abrange desde servidores de pequeno porte até soluções de Disaster Recovery, desenhadas usando elementos de backup, archiving, balanceamento de carga e de alta disponibilidade.

Toda essa infraestrutura é oferecida como serviço (IaaS).

Diferenciais para sua Empresa:

  • Troca de CAPEX por OPEX;
  • Portal Self-Service;
  • Equipe especializada;
  • Armazenamento em Data Center Tier III (ambiente seguro).

A equipe da PLANUS disponibilizará a infraestrutura necessária de acordo com as demandas do cliente ou o próprio cliente poderá subir suas máquinas virtuais de acordo com suas demandas.

Composta por especialistas em segurança e computação em nuvem, a equipe de profissionais da Planus pode ajudá-lo com as dúvidas que precisam ser respondidas durante a elaboração do planejamento e orçamentos relacionados à transformação do data center de sua empresa.

Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais.

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
13/05/2021

Multicloud: é o verdadeiro caminho para o futuro

Por anos, os analistas do setor de TI têm definido a nuvem [more]

11/05/2021

Como otimizar a sua arquitetura multicloud para os requisitos de negócios?

Atualmente muitas empresas estão usando várias nuvens com uma combinação de diferentes [more]

5/05/2021

Inteligência artificial é o caminho para proteção contra ciberataques

A superfície de ataque da empresa é massiva e continua a crescer [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.