Como fica a segurança da sua organização com os desafios da digitalização – Planus

Como fica a segurança da sua organização com os desafios da digitalização

25/02/2021

Como fica a segurança da sua organização com os desafios da digitalização

Embora a digitalização esteja tendo um impacto significativo na tecnologia e nas empresas – desde a tomada de decisão baseada em dados até a adoção da nuvem, mobilidade e a explosão da Internet das Coisas (IoT) – ela vai além de apenas implementar novas soluções.

As empresas também devem reexaminar os processos e modelos de negócios estabelecidos para impulsionar a inovação e melhores resultados de negócios. A chave é a aplicação combinada de tecnologias digitais e processos de dados para repensar os negócios para um novo crescimento.

Não é uma tarefa fácil. A digitalização eficaz requer um esforço colaborativo entre departamentos envolvendo parceiros, clientes e outras partes interessadas. Os imperativos da transformação digital aumentam a carga de trabalho das equipes de TI já sobrecarregadas que lutam para acompanhar as necessidades de negócios, os desafios de segurança e os requisitos de conformidade.

A integração de sistemas de negócios, tecnologia da informação e tecnologia operacional que permite a tomada de decisões com base em dados também apresenta novos desafios de segurança porque esses sistemas recém-conectados também podem acelerar a velocidade e os danos de ataques em redes corporativas.

No futuro, a segurança deve ser integral, holística e automatizada desde o início, em vez de construída com o tempo.

Desafios de segurança que acompanham a digitalização

À medida que as organizações buscam a transformação digital e adotam novas tecnologias e processos de negócios, os problemas de segurança aumentam. De acordo com estudo feito pela empresa Fortinet, 85% dos CISOs disseram que os problemas de segurança durante a digitalização tiveram um impacto comercial de “um tanto” a “extremamente grande”.

Da mesma forma, a rápida adoção de novas tecnologias, especialmente IoT e ambientes com várias nuvens, aumentou drasticamente a superfície de ataque e o número de entradas em uma rede.

Isso é especialmente verdadeiro se as empresas não tiverem integração em suas soluções de segurança e visibilidade incompleta do usuário, sistema e comportamento da rede.

As empresas estão lutando com problemas de segurança em três áreas principais de gerenciamento de ameaças e operações:

1. Ataques polimórficos

Esses ataques sofisticados podem mudar e se adaptar para evitar a detecção por soluções de segurança tradicionais. Esse estilo de ataque se tornou mais comum, com 85% dos entrevistados chamando-o de um desafio “um tanto” ou “extremamente grande”.

2. DevOps

Equipes e processos de DevOps integrados permitiram que as organizações mantivessem o fluxo contínuo de entrega e integração esperado hoje. No entanto, o desenvolvimento mais rápido e o processo de lançamento tornam mais fácil para as vulnerabilidades de segurança passarem sem serem detectadas quando publicadas.

3. Falta de visibilidade

Esse desafio é o resultado de um legado de produtos de defesa pontual de vários fornecedores não integrados e em silos. Para proteger ambientes complexos e altamente distribuídos, abrangendo filiais remotas, data centers corporativos e nuvens híbridas, as equipes de segurança devem manter uma visibilidade coesa para identificar comportamentos anômalos e mitigar ameaças rapidamente.

A digitalização também criou um foco em proteções de privacidade e maiores requisitos de conformidade. À medida que os ciberataques se tornaram mais sofisticados e prejudiciais, os órgãos reguladores estabeleceram regras e diretrizes mais rigorosas para proteger os dados do consumidor e as informações de identificação pessoal.

Como resultado, as organizações devem estar cientes dos requisitos de conformidade e buscar os melhores produtos, processos e pessoas certificados da classe para garantir um nível razoável de gerenciamento de risco.

Protegendo com sucesso a transformação digital

Nos últimos anos, as empresas têm sofrido ataques que resultaram em perda de dados ou problemas de conformidade. No entanto, é importante notar que outras organizações que também experimentaram incidentes de segurança não sofreram nenhuma perda de dados, problemas de conformidade ou interrupções devido à proteção de segurança criada preventivamente.

Ao observar as empresas que tiveram mais sucesso em resistir a ataques e proteger seus dados, várias abordagens se destacam como as melhores práticas.

  • Integram sistemas para criar uma arquitetura de segurança unificada.
  • Compartilham inteligência sobre ameaças em toda a organização.
  • Garantem que as proteções funcionem em todas as partes da rede.
  • Automatizam mais da metade de suas práticas de segurança

Ao incorporar essas práticas recomendadas de segurança em suas infraestruturas de tecnologia, essas organizações foram capazes de abraçar a digitalização enquanto minimizam os problemas de segurança e conformidade.

Não é mais sustentável para as organizações renunciar à transformação digital ou à integração de segurança como um meio de habilitar o outro. A digitalização e as políticas de segurança devem ser planejadas e implementadas em conjunto.

A Planus oferece as soluções de segurança, automação e integração de que as empresas precisam para se conectar e monitorar toda a arquitetura tecnológica, do terminal à nuvem.

A equipe de profissionais da Planus é composta por especialistas em segurança e computação em nuvem que podem ajudá-lo com as dúvidas que precisam ser respondidas durante a elaboração do planejamento e orçamentos relacionados à segurança de sua empresa. Entre em contato agora mesmo.

 

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

 

 

RELATED POST

RELATED POST
13/05/2021

Multicloud: é o verdadeiro caminho para o futuro

Por anos, os analistas do setor de TI têm definido a nuvem [more]

11/05/2021

Como otimizar a sua arquitetura multicloud para os requisitos de negócios?

Atualmente muitas empresas estão usando várias nuvens com uma combinação de diferentes [more]

5/05/2021

Inteligência artificial é o caminho para proteção contra ciberataques

A superfície de ataque da empresa é massiva e continua a crescer [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.