As empresas estão focando na AI para melhorar a experiência do cliente e inovar em suas ações de negócios – Planus

As empresas estão focando na AI para melhorar a experiência do cliente e inovar em suas ações de negócios

1/02/2021

As empresas estão focando na AI para melhorar a experiência do cliente e inovar em suas ações de negócios

É 2021, e a maioria vai admitir que não estamos onde alguns cientistas e especialistas pensaram que estaríamos quando se trata de carros voadores, teletransporte, viagem no tempo e outros conceitos futuristas. Mas a tecnologia e os recursos do computador que temos hoje estão anos-luz à frente de onde estávamos há 20 anos e dentro desses avanços, podemos incluir a Inteligência Artificial (IA).

Inteligência Artificial refere-se a computadores ou outras máquinas que desenvolvem a inteligência e as capacidades da cognição humana. Exemplos disso incluem reconhecimento de fala, resolução de problemas, aprendizagem e planejamento.

Basicamente, é criar redes neurais em máquinas, conectadas como um cérebro humano está conectado, permitindo que as máquinas façam conexões semelhantes à forma como os humanos funcionam e pensam.

A IA tem muitas funções úteis e muitas das coisas que você usa na vida cotidiana incorporam a IA de alguma forma.

Você já pediu para algum assistente de voz como Alexa, Siri ou Google uma receita ou nome de música? Elas são exemplos de Inteligência Artificial. Você procurou rotas em seu telefone recentemente para chegar a algum lugar, usando algo como o Waze ou o Maps? O aplicativo incorpora IA para fornecer um tempo estimado de deslocamento com base na velocidade do tráfego e no número de carros na rota.

Outros exemplos incluem aplicativos de compartilhamento de viagens e até mesmo coisas tão simples como o Filtro de Spam em seu programa de e-mail.

É seguro presumir que a IA veio para ficar, em uma época de avanço tecnológico. Dito isso, podemos fazer a seguinte pergunta: como as empresas podem aproveitar seus recursos para gerar resultados positivos na experiência do cliente e utilizá-los para inovação, ao mesmo tempo que ajuda a gerar conversão de novos negócios, retenção de clientes, e aumento de receita?

Por que as empresas devem se concentrar na experiência do cliente e na inovação dos seus negócios?

De fato, a inteligência artificial está mudando a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes de uma maneira sem precedentes.

Algumas das últimas projeções sugerem que, em 2024, mais de 95% dos compromissos com o cliente seriam por meio suportados pela inteligência artificial. Os clientes também aumentaram suas expectativas e agora esperam uma experiência omnichannel integrada com interações altamente personalizadas.

Portanto, as empresas precisam aproveitar a inteligência artificial para fornecer interações proativas, inteligentes, integradas e convenientes ao longo da jornada do cliente para experiências do cliente re-imaginadas.

Uma boa compreensão dos clientes é o primeiro passo em direção a uma excelente experiência do cliente e o aproveitamento da inteligência artificial (IA) pode ajudar a acelerar esse entendimento.

Uma melhor experiência do cliente (CX) leva a uma maior satisfação e retenção do cliente. O objetivo final do uso Inteligência Artificial (IA) vai além de uma nova experimentação em relação a produtos e serviços por parte dos clientes, mas estimular o processo de inovação das empresas.

Então, como a inteligência artificial (IA) está sendo aplicada para melhorar a experiência do cliente e estimular o processo de inovação?

Atendimento automatizado ao cliente

Se você conversou recentemente com um agente de atendimento ao cliente, provavelmente deve ter conversado com um Chatbot baseado em IA. As empresas estão transformando o atendimento ao cliente, tornando-o automatizado, rápido e sem complicações.

Os Chatbots com tecnologia de IA podem entender todo o histórico do cliente antes de cada interação e responder de acordo. Chatbots e assistentes virtuais estão sendo implantados em diferentes cenários de envolvimento do cliente, pois são projetados para envolver os clientes e fornecer respostas rápidas e personalizadas 24 horas por dia.

Tendências preditivas e personalização

A inteligência artificial está ajudando as empresas a criar experiências que se integrem naturalmente ao dia a dia dos consumidores. A predição inteligente e a personalização fazem com que os clientes sintam que o produto ou serviço foi feito sob medida para eles.

Os sistemas habilitados para IA podem prever a probabilidade de comportamentos futuros com alta precisão, ao mesmo tempo em que encontram os impulsionadores básicos da satisfação do cliente.

Algoritmos de IA desenvolvem perfis de clientes sistematicamente usando toneladas de dados.

Tomada de decisão dinâmica

A IA está desempenhando um papel crítico ao fornecer às empresas capacidade de tomada de decisão dinâmica. Agora, o sucesso da solução de IA é medido com base no retorno sobre o investimento, novas oportunidades, melhoria da produtividade, economia de custos, etc.

A análise do cliente habilitada para IA pode filtrar um espaço de dados maior e complexo e descobrir muito mais oportunidades de negócios. O poder do Big Data, IA e aprendizado de máquina impulsiona a tomada de decisões.

Aumento de produtividade

À medida que o uso de IA aumenta, ele se torna mais produtivo e barato. A IA pode trabalhar 24 horas por dia, aprender novas habilidades sem cometer erros, resultando em maior produtividade.

Os chatbots com tecnologia de IA podem iniciar conversas com os clientes de forma proativa, fornecendo-lhes as informações de que precisam ou ajudando na compra.

Ele pode resolver dúvidas comuns e transferir dúvidas que não podem ser tratadas para a equipe de agentes do cliente, aumentando assim a produtividade e melhorando a experiência do cliente.

Detecção de Fraude

Um dos principais usos da inteligência artificial em finanças, varejo e outros setores, em termos de experiência do cliente, é que ela ajuda na detecção de fraudes.

A tecnologia, utilizando seu potencial para reunir, armazenar e comparar dados de usuários em tempo real, está facilitando a identificação de qualquer mudança nas ações dos usuários e, assim, auxiliando na tomada de medidas preventivas oportunas contra fraudes.

Futuro da Inteligência Artificial na Experiência do Cliente e no processo de inovação das empresas

Inteligência Artificial é um termo muito amplo e, para muitos, pode ser um conceito assustador e opressor. No entanto, quando compreendido e utilizado de forma eficaz, é na verdade uma ferramenta muito útil para ajudar a gerar melhores resultados em diferentes aspectos.

O mercado de IA cresceu exponencialmente nos últimos anos. Muitas empresas já investiram seus esforços no desenvolvimento de aplicativos de última geração para oferecer maior experiência ao cliente e espera-se que muitas mais se juntem ao movimento.

Muito mais empresas já confiam na capacidade da IA ​​de aumentar a produtividade e reduzir o tempo e os custos envolvidos e ainda estimular a inovação, um crescimento que poderá ser acompanhado nos próximos anos.

Neste cenário de grandes inovações, a Planus está à disposição de sua empresa para ajudar em novos projetos e melhorias na arquitetura tecnológica de sua organização. Entre em contato agora mesmo e veja como nossos especialistas podem ajudar.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

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