Como a migração para Nuvem tornou-se fundamental para a sobrevivência dos negócios – Planus

Como a migração para Nuvem tornou-se fundamental para a sobrevivência dos negócios

26/01/2021

Como a migração para Nuvem tornou-se fundamental para a sobrevivência dos negócios

Para as organizações de hoje, usar os serviços em cloud não é apenas uma maneira de economizar dinheiro e se mover com mais rapidez. As empresas modernas devem concluir suas migrações para a nuvem se quiserem evitar ficar para trás na concorrência. Aproveitar ao máximo o que a computação em nuvem tem a oferecer é crucial para permanecer relevante.

Em quase  todos os setores, as empresas basicamente se enquadram em uma de duas categorias: aquelas que melhoram proativamente suas organizações com ideias mais novas  e aquelas que só se adaptam depois de serem forçadas a fazê-lo pela concorrência.

A computação em nuvem é esse tipo de jogador: as empresas que usam os serviços em cloud em sua capacidade total ganham uma grande vantagem competitiva sobre as que não o fazem.

Com a mudança repentina para o trabalho remoto como resultado da atual crise global, as vantagens de utilizar serviços em cloud aumentam dez vezes. Ao mesmo tempo, muitos dos motivos tradicionais para continuar usando os servidores locais são muito menos importantes quando os funcionários trabalham em casa.

Vamos dar uma olhada em por que migrar para a nuvem agora é tão crítico para todas as empresas, incluindo a sua.

Vantagens exclusivas dos serviços em cloud fundamentais para a sobrevivência dos negócios

Devido à grande escala de provedores de nuvem pública e sua tecnologia de ponta, a nuvem pode oferecer muitas vantagens para empresas que não estão disponíveis em outro lugar.

Embora algumas vantagens de mudar para a nuvem – como redução da sobrecarga, dimensionamento com facilidade e suporte a uma força de trabalho remota – sejam bem divulgadas, algumas são menos mencionadas.

Um exemplo de área revolucionada pelos serviços em cloud é a recuperação de desastres  e a continuidade dos negócios. Fazer backup de um datacenter inteiro de infraestrutura local é desafiador e um grande risco para a sobrevivência do negócio.

Se um desastre natural destruir todo o datacenter, a recuperação será uma grande dor, mesmo que o backup de todos os dados seja feito fora do local.

Em comparação, a computação em nuvem torna a recuperação de desastres muito mais fácil. Os discos rígidos virtuais podem ter sua imagem automaticamente e backup para armazenamento em nuvem geograficamente redundante em uma programação. Mesmo se uma região ou zona de nuvem inteira ficar offline, bastam alguns cliques para mover a infraestrutura para outro lugar.

Muitos departamentos de TI de organizações trabalham com um nível de abstração muito baixo. Por exemplo, eles  têm de  lidar com servidores físicos, atualizações do sistema operacional e administração de banco de dados quando a aplicação pode ser facilmente executada em uma plataforma como serviço na nuvem (PaaS).

O uso de recursos em nuvem dá às empresas a flexibilidade de escolher seu nível de eficiência

Quando precisam executar seu software em servidores físicos com configurações de hardware específicas, os provedores de nuvem tornam isso tão fácil quanto iniciar uma máquina virtual.

Por outro lado, quando a carga de trabalho da empresa é mais independente de infraestrutura, os provedores de nuvem oferecem opções de manutenção muito mais baixa, como PaaS ou funções de nuvem.

Aqui estão mais alguns exemplos:

  • Como as nuvens públicas atendem a milhões de clientes em todo o mundo, as empresas podem obter redundância geográfica ou utilizar hospedagem localizada por quase o mesmo custo de usar uma região próxima.Expandir para uma infraestrutura multirregional é tão fácil que qualquer empresa que utiliza computação em nuvem pode fazer a mudança em horas ou dias, não em meses ou anos.
  • A segurança é amplamente controlada por meio de funções de gerenciamento de identidade e acesso, não pelo gerenciamento de acesso físico. Isso é mais fácil, rápido, testável e muito mais simples de automatizar.
  • Gerenciar e atualizar o software do servidor é fácil e automatizado com a computação em nuvem. Com ofertas mais “abstratas” como funções de nuvem e PaaS, o sistema operacional subjacente é atualizado automaticamente com tempo de inatividade zero ou interação do usuário.
  • Os aplicativos hospedados na nuvem podem escalar de uma carga zero a volumes de dados de acordo com a alta demanda em situações atípicas ao negócio em minutos, sem o envolvimento de humanos.Isso permite que as empresas economizem muito dinheiro, pois os serviços podem ser reduzidos durante os horários de pico e aumentados para atender à demanda, em vez de executar servidores poderosos quase ociosos durante partes do dia.

Independentemente de quais serviços em cloud são escolhidos, o uso da nuvem oferece flexibilidade de maneiras que simplesmente não são possíveis com a tecnologia local. Para cargas de trabalho possíveis nos modelos local e na nuvem, o uso dos serviços em cloud diminui a sobrecarga operacional e aumenta muito a agilidade.

Os perigos de renunciar à nuvem

Mesmo que sua empresa esteja feliz com a infraestrutura atual, seus concorrentes já estão aproveitando os benefícios da nuvem.

O risco mais significativo associado a evitar a migração para a nuvem é ficar para trás da concorrência em termos de eficiência, agilidade e  suporte para  equipes remotas  ou distribuídas.

É por isso que a nuvem é uma questão de sobrevivência: permanecer relevante no mundo de hoje requer adaptação a grandes mudanças como a computação em nuvem.

Neste cenário de grandes inovações, a Planus está à disposição de sua empresa para ajudar em novos projetos e melhorias na arquitetura tecnológica de sua organização. Entre em contato agora mesmo e veja como nossos especialistas podem ajudar.

 

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
25/05/2021

O trabalho remoto em qualquer lugar dependerá da Internet das Coisas (IoT)

Iniciativas de trabalho remoto generalizadas podem estar aqui para ficar, mesmo depois [more]

25/05/2021

Pós-pandemia: como as áreas de negócios serão impactadas?

Neste momento, não importa o lugar do mundo em que você mora, [more]

20/05/2021

A inteligência artificial detecta tendências e molda o futuro

A Inteligência Artificial (IA) é o tópico mais badalado e relevante da [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.