Como a tecnologia de cibersegurança está impactando no orçamento da sua empresa – Planus

Como a tecnologia de cibersegurança está impactando no orçamento da sua empresa

20/01/2021

Como a tecnologia de cibersegurança está impactando no orçamento da sua empresa

Com o início do ano, muitas empresas estão ocupadas analisando os números de 2020 para se preparem para 2021. Muitos fatores influenciam na construção de um orçamento anual, e as organizações muitas vezes deixam de lado importantes prioridades sobre onde investir.

A cibersegurança é uma prioridade, em particular, que está no radar de quase todas as empresas em 2021. Com cada vez mais notícias mostrando histórias de ataques cibernéticos a organizações de todos os tamanhos e de diferentes setores, as empresas estão começando a se perguntar sobre os riscos que enfrentam e se estão fazendo o suficiente para se proteger.

Como acontece com muitas funções de negócios centrais, a segurança cibernética geralmente requer um investimento financeiro e de pessoal e, portanto, precisa de espaço em seu orçamento.

De fato, a necessidade de cibersegurança não vai desaparecer tão cedo, na verdade, ela está se tornando cada vez mais relevante para as empresas. É por isso que é importante considerar a segurança cibernética como uma prioridade comercial, financeira e prática em 2021.

Por que fazer um orçamento para cibersegurança?

A segurança cibernética é uma área que afeta empresas de todos os tamanhos. Na verdade, cerca de metade de todos os ataques cibernéticos têm como alvo pequenas empresas e 68% delas sofreram um ataque cibernético nos últimos 12 meses, de acordo com estudo feito pela empresa americana Score, rede de mentores de negócios especializados.

Além de simplesmente proteger sua empresa do custo e da interrupção de um ataque cibernético, as empresas implementam programas de segurança cibernética por vários motivos:

  • Pressão de seu conselho de diretores ou outras partes interessadas exigindo priorização no aperfeiçoamento e emprego de práticas cotidianas de segurança cibernética.
  • Avaliações de risco de cibersegurança de terceiros e requisitos de outros fornecedores, que estão se tornando mais prevalentes em todos os setores e cada vez mais parte das considerações contratuais.
  • Padrões de conformidade, a exemplo da LGPD e PCI, e regulamentos nacionais ou internacionais que exigem legalmente que as empresas mantenham padrões de segurança cibernética.
  • Necessidade de vantagem competitiva para grandes projetos ou contratos.

A segurança cibernética é um campo amplo, portanto, definir metas e melhorias específicas pode ser útil enquanto você constrói seu orçamento. Vemos empresas investindo em algumas áreas-chave para ajudar com desafios específicos de segurança cibernética:

  • Avaliação de risco, preparação e continuidade de negócios e resposta a incidentes.
  • Treinar funcionários para serem ciber defensores, reduzindo o perigo de e-mails de phishing e outras tentativas de engenharia social.
  • Identificação e gerenciamento de vulnerabilidade de rede e site.
  • Varredura e testes regulares, incluindo varredura da dark web e hacking ético.

Você acha que sua empresa não tem um desafio aparentemente óbvio ou um motivador externo para priorizar a segurança cibernética? Pense novamente e considere uma avaliação para ver exatamente onde sua empresa está.

No mundo atual e no cenário do crime moderno,  todas as  empresas correm o risco de um ataque cibernético prejudicial e perturbador. E não é apenas sua empresa que pode ser afetada: seus funcionários, clientes e quaisquer terceiros com quem você trabalha podem ver as consequências de um ataque cibernético à sua empresa.

A única maneira de ajudar a prevenir um ataque é fortalecer sua compreensão, postura e defesas, um processo que merece investimento para todas as empresas.

Quanto custa uma violação de dados?

Os custos decorrentes de um ataque cibernético podem variar bastante, mas são indiscutivelmente significativos. Estudos recentes feitos pela IBM mostraram que o custo médio de uma violação de dados no Brasil é de R$ 1,24 milhão para empresas.

Relatório de Custo de uma Violação de Dados da IBM descobriu recentemente que o gasto médio global de uma violação de dados foi de US$ 3,86 milhões em 2020 e que as violações custam às empresas mais em relação ao seu tamanho.

É importante ter em mente que o verdadeiro custo de uma violação de dados nem sempre é o que parece. As despesas podem ser distribuídas ao longo do tempo, com cerca de um terço das despesas chegando após o primeiro ano após a violação.

Há uma grande variedade de custos associados a uma violação de dados, alguns dos quais são óbvios e reparáveis, outros dos quais são mais ambíguos ou irreparáveis.

Por exemplo, os custos diretos podem incluir:

  • Roubo monetário
  • Remediação e reparo do sistema
  • Multas regulatórias e de conformidade
  • Taxas legais e de relações públicas
  • Notificação, reparo de roubo de identidade e monitoramento de crédito para as partes afetadas
  • Aumento do prêmio de seguro

Os custos indiretos podem incluir:

  • Interrupção de negócios e tempo de inatividade
  • Perda de negócios ou clientes
  • Perda de propriedade intelectual
  • Danos à credibilidade, marca e reputação da empresa

O relatório da IBM também mostrou que as principais etapas de segurança cibernética, como equipe de resposta a incidentes e formação de plano, criptografia, treinamento de funcionários e seguro, ajudam a reduzir o custo de uma violação.

Portanto, mesmo que sua empresa passe por um incidente, a segurança cibernética pode ajudar a mitigar os danos e reduzir o custo. O conceito de resiliência cibernética está ganhando força e é algo que merece compreensão e atenção.

Dado o custo potencial e o impacto negativo de uma violação de dados para uma pequena empresa, qualquer orçamento que você possa dedicar para melhorar a postura de segurança cibernética de sua empresa é um dinheiro bem gasto.

A importância do investimento em cibersegurança

A cibersegurança não é mais um “bom ter” é uma “necessidade” para os negócios e também precisa fazer parte do orçamento de sua empresa.

No entanto, é importante observar que a cibersegurança não existe em função do dinheiro gasto. Um programa abrangente de cibersegurança não precisa custar muito dinheiro, mas requer priorização e comprometimento da liderança, TI e funcionários.

Por outro lado, não importa quanto dinheiro uma empresa dedique ao fortalecimento de sua postura de segurança cibernética, não existe garantia de 100%, proteção total. A melhor aposta de uma empresa é implantar um programa de segurança cibernética multifacetado e contínuo, usando uma combinação de recursos, treinamento e tempo para ajudar a mantê-los cibernéticos fortes e potencialmente mitigar custos no caso de um incidente.

A equipe de profissionais da Planus é composta por especialistas em segurança e computação em nuvem que podem ajudá-lo com as dúvidas que precisam ser respondidas durante a elaboração do planejamento e orçamentos relacionados a segurança de sua empresa. Entre em contato agora mesmo.

 

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
13/05/2021

Multicloud: é o verdadeiro caminho para o futuro

Por anos, os analistas do setor de TI têm definido a nuvem [more]

11/05/2021

Como otimizar a sua arquitetura multicloud para os requisitos de negócios?

Atualmente muitas empresas estão usando várias nuvens com uma combinação de diferentes [more]

5/05/2021

Inteligência artificial é o caminho para proteção contra ciberataques

A superfície de ataque da empresa é massiva e continua a crescer [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.