Com aceleração da Transformação Digital, como se proteger das vulnerabilidades que a acompanham – Planus

Com aceleração da Transformação Digital, como se proteger das vulnerabilidades que a acompanham

20/01/2021

Com aceleração da Transformação Digital, como se proteger das vulnerabilidades que a acompanham

Nos últimos anos, a maioria das empresas têm acelerado o ritmo de sua transformação digital com base na adoção de tecnologias de ponta, como computação em nuvem, Big Data e Internet das Coisas (IoT).

Ao mesmo tempo, as organizações ainda sofrem ataques de segurança, que estão entre as barreiras mais importantes na implementação de suas agendas de transformação digital.

Esses ataques destacam as vulnerabilidades das infraestruturas de TI modernas, bem como a importância da segurança cibernética como um elemento integrante da estratégia de transformação digital de uma organização.

É importante entender os principais motivadores e tendências nas soluções futuras de Transformação Digital para aproveitar ao máximo os investimentos em segurança.

Como a transformação digital muda as necessidades de segurança

Embora a transformação digital apresente uma gama de oportunidades para as empresas de hoje, ela também traz desafios. Algumas das mais prevalentes são as necessidades de segurança em evolução que vêm com a expansão da presença digital de alguém.

De acordo com uma pesquisa recente do Gartner, 85% dos diretores de segurança da informação veem as questões de segurança relacionadas à transformação digital como um grande impacto em suas empresas.

A transformação digital está alterando as necessidades de segurança de algumas maneiras fundamentais. Aqui estão algumas das mudanças que você deve conhecer e proteger.

Superfície de ataque expandida

Quanto mais aplicativos, dados e processos são movidos para o mundo digital, mais oportunidades existem para hackers e outros agentes mal-intencionados. Existem mais pontos de entrada em potencial, tornando difícil para os profissionais de segurança cibernética detectar todas as vulnerabilidades e controlar todas as ameaças.

Também existe a possibilidade dos hackers se moverem lateralmente pela rede de uma empresa, uma vez que obtenham acesso a um sistema. Isso significa que uma rede é tão segura quanto seu ponto mais fraco.

A situação torna- se ainda mais desafiadora por produtos de segurança isolados, que limitam a visibilidade na rede

Maior potencial de danos

O potencial de danos devido a uma violação de dados ou hacker também é maior do que nunca. Os dados são extremamente valiosos para as empresas hoje, e mais dispositivos estão agora conectados à Internet, o que significa que podem ser hackeados.

Alguns desses dispositivos e tecnologias estão envolvidos em atividades críticas. Um evento no qual um ataque cibernético interrompe algumas dessas atividades pode ter implicações graves. Por exemplo, a rede elétrica, equipamentos hospitalares e veículos, todos agora têm componentes digitais.

Além disso, quanto mais uma organização depende de tecnologias digitais, mais prejudicial pode ser um ataque.

Mudança constante

Os recursos digitais e outras melhorias tecnológicas aumentaram a velocidade com que os desenvolvedores podem criar e atualizar software. A tecnologia de hoje muda rapidamente e, embora ofereça benefícios, também torna mais difícil acompanhar os processos de segurança.

Essa maior velocidade de mudança facilita a passagem de vulnerabilidades de segurança. Os cibercriminosos também estão continuamente criando novos métodos, o que significa que os profissionais de segurança precisam trabalhar constantemente para encontrar novas maneiras de fornecer proteção.

Maior sofisticação de ataques

As técnicas dos hackers não estão apenas mudando rapidamente, mas também estão se tornando mais sofisticadas. Os cibercriminosos podem usar inteligência artificial e outras tecnologias avançadas, assim como os profissionais de segurança.

Um tipo de ataque habilitado para IA, denominado ataque polimórfico, é um desafio significativo. Esses tipos de ataques podem se transformar para evitar a detecção por soluções de segurança tradicionais.

Soluções de segurança cibernética para a transformação digital

Que mudanças os responsáveis ​​pela segurança cibernética devem fazer para contabilizar os efeitos da transformação digital? Aqui estão algumas sugestões:

Integrar sistemas de segurança

A integração de sistemas de segurança ajuda a melhorar a visibilidade em uma rede e auxilia no gerenciamento de uma superfície de ataque maior. Além disso, use aplicativos e dispositivos com segurança integrada. Se estiver criando um aplicativo, defina as configurações de segurança fortes como opção padrão.

Fornecer treinamento para a equipe

Lacunas de habilidades relacionadas a tecnologias digitais e segurança cibernética podem expor as empresas a ameaças. Forneça treinamento regular para TI e pessoal de segurança cibernética para aumentar o desempenho. Além disso, treine outros membros da equipe sobre como reconhecer e-mails de golpistas e evitar a exposição de dados a ameaças.

Realize testes regulares

Conduza testes de penetração regulares para descobrir vulnerabilidades e oportunidades em potencial para melhorar a segurança.

Automatize as práticas de segurança cibernética

Incorporar a automação aos processos de segurança pode ajudar as empresas a monitorar continuamente as ameaças e expandir as proteções cibernéticas, mesmo com recursos e pessoal limitados.

Compartilhe inteligência sobre ameaças

Se as informações sobre uma ameaça potencial forem descobertas, compartilhe-as com toda a organização para que todos possam tomar medidas para minimizar o risco.

A transformação digital está mudando a maneira como as empresas operam

Uma das áreas que está se transformando é a segurança cibernética. Agora, há mais ameaças cibernéticas em potencial do que nunca e os ataques estão se tornando mais sofisticados.

A proteção contra essas ameaças requer uma abordagem proativa, continuamente integrada e automatizada para a segurança cibernética. Também exige que as empresas ajustem suas estratégias conforme o cenário de ameaças continua a evoluir.

A equipe de profissionais da Planus é composta por especialistas em segurança e computação em nuvem que podem ajudá-lo com as dúvidas que precisam ser respondidas durante o seu projeto de Transformação Digital. Entre em contato agora mesmo.

 

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

 

 

RELATED POST

RELATED POST
13/05/2021

Multicloud: é o verdadeiro caminho para o futuro

Por anos, os analistas do setor de TI têm definido a nuvem [more]

11/05/2021

Como otimizar a sua arquitetura multicloud para os requisitos de negócios?

Atualmente muitas empresas estão usando várias nuvens com uma combinação de diferentes [more]

5/05/2021

Inteligência artificial é o caminho para proteção contra ciberataques

A superfície de ataque da empresa é massiva e continua a crescer [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.