Como a infraestrutura como serviço impacta na segurança cibernética? – Planus

Como a infraestrutura como serviço impacta na segurança cibernética?

8/12/2020

Como a infraestrutura como serviço impacta na segurança cibernética?

As organizações estão cada vez mais usando uma arquitetura com base em Infrastructure as a Service (IaaS) para construir, implantar e migrar ambientes baseados em nuvem.

Enquanto os provedores de soluções como serviços continuam a expandir os recursos de segurança na nuvem para proteger suas infraestruturas de tecnologia, é responsabilidade do cliente implementar a proteção cibernética adequada na nuvem, garantindo seus dados armazenados dentro deles.

Apesar de uma série de benefícios, proteger os dados de uma organização em um ambiente de Infrastructure as a Service hospedada publicamente pode facilmente expor a organização a muitos vetores de ameaças.

A pesquisa “Cloud Security Intelligence Report” revelou que os principais desafios de segurança cibernética na nuvem são perda de dados (64%), privacidade de dados (62%), seguido por vazamento acidental de credenciais (39%) vinculado a problemas de conformidade (39%).

À medida que os dados continuam a se mover para uma estrutura IaaS, muitos profissionais de segurança cibernética se esforçam para manter a proteção de seus ambientes de nuvem.

De fato, a computação em nuvem está abrindo novos desafios.

Ao usar soluções como serviço em nuvem, seja Software as a Service (SaaS) ou Infrastructure as a Service (IaaS), o cliente sempre tem algum nível de responsabilidade por proteger seus dados de invasores.

Com os serviços SaaS, seu controle é principalmente restringindo o acesso e criptografando dados se o SaaS permitir. Com a IaaS, a organização assume significativamente mais responsabilidade pela proteção dos dados.

Superando desafios de segurança em uma arquitetura IaaS

Os problemas de segurança na nuvem são uma grande preocupação para muitas empresas que estão considerando os serviços de Infrastructure as a Service. O rápido crescimento da nuvem não apenas destacou os benefícios, mas também se concentrou nos desafios de segurança da nuvem que existem em seu ambiente.

É verdade? A computação em nuvem é realmente segura?

Em poucas palavras, a resposta é sim, porém com ressalvas.

Os serviços de computação em nuvem, a exemplo da IaaS, podem ser significativamente seguros com a implementação das medidas de proteção mais recentes. Na verdade, muitos provedores de serviços de nuvem fazem um ótimo trabalho ao integrar a segurança à infraestrutura de nuvem e torná-la mais segura do que muitas outras organizações.

No entanto, nem todo provedor de serviço em nuvem é assim, portanto, deve-se tomar cuidado ao revisar a postura de segurança do provedor de IaaS.

Além disso, a segurança na computação em nuvem também depende dos usuários. Deixar de seguir os padrões de segurança e abordar os riscos de segurança em tempo hábil pode levar a um ataque cibernético ou violação de dados que poderia ser evitado.

Isso requer que as empresas entendam e mitiguem os riscos à segurança da nuvem de maneira eficaz.

A maioria dos problemas de segurança na nuvem está centrada em dados e acesso, porque a maioria dos modelos de responsabilidade compartilhada em serviços de computação em nuvem deixa esses dois aspectos totalmente para os clientes

Como resultado, os invasores têm se concentrado nessa vulnerabilidade de segurança potencial. Existem vários desafios associados à segurança na nuvem. Os problemas mais comuns para a segurança da computação em nuvem incluem:

  • Identificar e manter os controles de segurança necessários.
  • Equilibrar a responsabilidade compartilhada de manter a segurança entre o provedor de serviços em nuvem e o usuário.
  • Manter a conformidade com os requisitos regulamentares para proteger os dados no ambiente de nuvem.

Em resumo, a segurança em uma estrutura IaaS é bastante dinâmica, dependendo principalmente de quão bem o usuário final entende e trata os riscos e vulnerabilidades de segurança da computação em nuvem.

Felizmente, os riscos à segurança da nuvem podem ser amplamente mitigados seguindo as práticas recomendadas de segurança da nuvem. Abaixo, listamos as melhores práticas de segurança cibernética na nuvem que podem ajudá-lo a construir e manter um ambiente de Infrastructure as a Service protegido.

Segurança cibernética: melhores práticas na nuvem

Quer aproveitar uma arquitetura de IaaS de maneira segura? Aqui estão algumas das melhores práticas de segurança cibernética na nuvem:

  1. Implemente forte controle de acesso do usuário / privilégio mínimo.
  2. Use chaves SSH e armazene chaves com segurança.
  3. Implante a criptografia na nuvem.
  4. Realizar testes de penetração de rotina.
  5. Estabeleça o uso da autenticação multifator.
  6. Verifique as vulnerabilidades e processos não aprovados.

Olhando para o futuro

A Infrastructure as a Service vem com sua parcela justa de benefícios e desafios. Embora a segurança cibernética na nuvem seja uma responsabilidade compartilhada do provedor de serviços em nuvem e do usuário, muitas organizações não cumprem adequadamente suas responsabilidades, às custas de seus clientes.

Seja por negligência ou falta de conhecimento, o uso indevido de seu ambiente de nuvem pode ter consequências graves. Certifique-se de implementar políticas de segurança de computação em nuvem rigorosas para garantir que seus dados na nuvem estejam seguros.

Executar uma infraestrutura em nuvem não é uma tarefa fácil, mas nós conseguimos.

A equipe de profissionais da Planus é composta por especialistas em segurança e computação em nuvem que podem ajudá-lo com as dúvidas que precisam ser respondidas antes de comprar serviços em nuvem. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
25/05/2021

O trabalho remoto em qualquer lugar dependerá da Internet das Coisas (IoT)

Iniciativas de trabalho remoto generalizadas podem estar aqui para ficar, mesmo depois [more]

25/05/2021

Pós-pandemia: como as áreas de negócios serão impactadas?

Neste momento, não importa o lugar do mundo em que você mora, [more]

20/05/2021

A inteligência artificial detecta tendências e molda o futuro

A Inteligência Artificial (IA) é o tópico mais badalado e relevante da [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.