Como melhorar a resiliência dos negócios com soluções de redes seguras – Planus

Como melhorar a resiliência dos negócios com soluções de redes seguras

30/03/2021

Como melhorar a resiliência dos negócios com soluções de redes seguras

A resiliência dos negócios pode ser considerada uma aptidão digital. Ela é a capacidade de manter seus negócios, dados e dispositivos online, independentemente das ameaças que surjam.

Mais do que uma defesa única contra uma única ameaça, a resiliência dos negócios, no aspecto da segurança da informação, envolve proteção de ponta a ponta contra ameaças cibernéticas e perda de dados, para que as empresas possam atender seus clientes, funcionários e investidores, independentemente dos desafios cibernéticos que possam enfrentar.

A resiliência dos negócios pode ajudar as empresa com:

  • Treinamento para ajudar a parte mais vulnerável de sua estratégia de segurança, ou seja, seu pessoal, fique atento
  • Bloquear ameaças antes que elas possam se infiltrar em sua rede fornece uma linha crítica de defesa
  • Protegendo endpoints contra as ameaças mais recentes para garantir que os usuários permaneçam produtivos e seus dados permaneçam seguros
  • Fazer backup de dados automaticamente é crítico nos momentos em que ocorrem violações (por exemplo, ransomware, etc.) ou outros eventos (por exemplo, erro humano, falhas de rede, desastres naturais, etc.)
  • A recuperação com tempo de inatividade mínimo e sem perdas significativas de dados permite que os negócios continuem normalmente.

Garantindo a resiliência com soluções de redes seguras

Não há solução mágica para enfrentar as ameaças em constante evolução ou garantir a continuidade dos negócios em face de circunstâncias imprevistas.

As estratégias de defesa em profundidade abordam o problema de um número aparentemente ilimitado de vetores de ataque e cenários de perda de dados, não dependendo de uma única solução.

As empresas devem adotar uma solução para a verdadeira resiliência da rede, que vai muito além de compensar um único equipamento e, em vez disso, beneficia cada equipamento, em qualquer site de ponta ou data center, mapeando e comunicando o que está offline e online a qualquer momento.

Com a verdadeira resiliência da rede em vigor, no entanto, uma organização está equipada para se recuperar rapidamente de uma interrupção.

Basicamente quatro fatores a serem considerados na construção da resiliência da rede, bem como como as empresas podem criar redundância em sua infraestrutura de rede.

1.   Tudo falha

O primeiro passo para projetar uma rede resiliente é entender a realidade de que tudo falha:  roteadores, switches, circuitos, cabos e até mesmo conexões cruzadas. É necessário realizar manutenção regular da rede.

Esta manutenção mantém os sistemas em níveis de software adequados, permite a aplicação de patches de segurança e ainda prevê a manutenção e substituição de hardware.

2.   Horário de funcionamento

Em segundo lugar, as equipes de rede precisam pensar sobre o horário de funcionamento do ambiente. Por exemplo, uma rede de escritório pode não ter usuários fora do horário ou nos finais de semana.

Esse tipo de rede pode ter requisitos rígidos de confiabilidade e disponibilidade durante o horário normal, mas pode ser mantida após o horário comercial. Outros ambientes, como data centers ou sistemas de vida e segurança – por exemplo, centros e hospitais – precisam funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como resultado, um projeto adequado para essas redes precisa levar em conta as falhas e a capacidade de operação durante a manutenção.

3.   Aplicativos de virtualização, nuvem e SaaS

A próxima etapa é pensar sobre o efeito das suítes de aplicativos de virtualização, nuvem e SaaS. Embora possa parecer que os aplicativos baseados em nuvem estão fora do controle da TI, nada poderia estar mais longe da verdade.

Os serviços de aplicativos na nuvem fornecem acordos de nível de serviço substancialmente diferentes para os usuários, dependendo de onde eles estão hospedados, como em zonas de disponibilidade únicas, em zonas de disponibilidade múltipla ou operando em regiões.

Também é importante verificar como as empresas e seus clientes se conectam aos provedores de nuvem ou SaaS.

4.   Conectividade remota confiável

Finalmente, na era da pandemia COVID-19, as empresas precisam pensar sobre a confiabilidade de sua conectividade remota. A conectividade é executada em concentradores VPN primários ou secundários ou tem balanceamento de carga em um grupo de sistemas, permitindo a escala necessária para manutenção?

Conte com a Planus para criar redundância em todas as camadas

Resiliência não é apenas adicionar equipamentos extras.

Requer uma solução e metodologia que considere todas as partes de um ecossistema de TI em todos os momentos, seja considerando equipamentos na extremidade, um data center, uma nuvem ou um centro de Colocation.

Portanto, para alcançar a verdadeira resiliência de rede ponta a ponta, as organizações precisam presumir o pior e planejar como podem dinamizar, reagir e salvar seus negócios rapidamente.

Uma das áreas de maior crescimento na Planus é a de Networking. Nossos profissionais e parceiros formam um ecossistema capaz de entregar as melhores soluções de infraestrutura de redes, do projeto à implantação e suporte. O portfólio de Networking da Planus é baseado nas soluções da Cisco e Aruba, com foco em:

Conectividade, Colaboração, Segurança e Data Center.

A experiência da nossa equipe em projetos é um diferencial a serviço do cliente, permitindo a implantação em menor prazo e sem riscos.

Através de uma avaliação inicial dos vários elementos que compõem a rede, a Planus pode desenhar um projeto customizado que atenda as necessidades de sua empresa.

Encontre a solução de segurança cibernética certa para você. Entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas.

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
8/04/2021

Como equilibrar custo com a transformação do data center

Em um mundo onde as estratégias de TI estão sendo levadas ao [more]

6/04/2021

Minimize os riscos de ataque aos seus dados com soluções de BaaS

Com todos os ataques e violações que ocorrem hoje, as empresas são [more]

30/03/2021

Como manter os vários ambientes de trabalho seguros

À medida que a Internet cresce e a tecnologia evolui, os ambientes [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.