Como promover a previsibilidade com IAAS – Planus

Como promover a previsibilidade com IAAS

25/03/2021

Como promover a previsibilidade com IAAS

A nuvem não é um conceito único e completo, especialmente quando se trata de IaaS.

As empresas não precisam mover toda a sua infraestrutura de TI para a nuvem ao considerar as opções de IaaS. As organizações podem querer ou precisar apenas de uma única peça de sua infraestrutura na nuvem.

Decidir o que precisa ser movido para a nuvem é a primeira etapa. Semelhante à como o software como serviço (SaaS) que move o software para a nuvem, por exemplo, webmail, ERPs, processadores de texto, etc, o IaaS move os recursos de infraestrutura para a nuvem. Os recursos IaaS incluem servidores, armazenamento, rede, segurança e licenciamento de sistema operacional.

Identificar o que uma organização precisa é fundamental para concretizar uma infraestrutura baseada em nuvem. IaaS oferece muitas soluções diferentes para acomodar necessidades virtuais, no entanto, não há uma solução IaaS única que trará uma infraestrutura inteira para a nuvem.

IaaS é uma opção sólida para empresas que estão:

  • Enfrentando as despesas de uma atualização de tecnologia ou hardware.
  • Prontas para implementar soluções de software que requerem ambientes complexos.
  • Com poucos funcionários devido a mudanças nas necessidades ou perda de profissionais de TI experientes.
  • Desejando um ambiente de recuperação de desastres fora de sua própria região.
  • Preocupadas com a segurança e desafios de conformidade.
  • Buscando uma estrutura de custos mais previsível.

A IaaS essencialmente remove a implantação física e a manutenção no local da infraestrutura de TI. Por exemplo, as soluções de servidor IaaS permitem que as organizações aluguem servidores externos por um pagamento acordado previamente.

E por falar em previsibilidade, este pagamento inclui a manutenção do servidor, o que tira a preocupação e o esforço das mãos da equipe no local. Conforme uma organização cresce, mais espaço no servidor pode ser alugado.

As organizações que não podem pagar as soluções locais avançadas para substituir os sistemas legados podem olhar para as soluções IaaS como uma alternativa econômica. Em vez de possuir o hardware e realizar a manutenção, o fornecedor mantém a solução.

Reparos ou reconfigurações não precisam ser realizados no local, economizando tempo e dinheiro dos técnicos para as organizações. O IaaS permite uma estrutura de custos mais previsível porque os problemas inesperados do serviço são raros e os reparos são incluídos na taxa fixa paga a cada período de pagamento.

Previsibilidade com IAAS

Não há dúvida de que a computação em nuvem e os dispositivos móveis aceleraram a adoção do modelo “como serviço”.

Embora inicialmente voltado para pequenas e médias empresas, que procuravam terceirizar essas funções para evitar custos irrecuperáveis, o modelo IaaS mudou rapidamente para o espaço empresarial devido a um repensar da abordagem do custo total de propriedade e à mudança para algo mais simples, despesas previsíveis.

Hoje, ter uma estratégia de computação em nuvem é essencial não apenas para o CIO, mas também para o CFO, por causa da transparência e das estruturas de custos previsíveis inerentes aos modelos IaaS, em comparação com os modelos financeiros tradicioanais e complexos de antigamente.

Historicamente, recursos locais como servidores, equipamentos de rede e data centers costumavam ser custos de capital. Anteriormente, projetos (se é que existiam projetos) em empresas propunham benefícios com base na previsão de uso, licenciamento, atualização, manutenção e custos de suporte.

A rápida obsolescência da tecnologia significava que as atualizações para as plataformas centrais seriam, por si mesmas, grandes exercícios de projeto. Encontrar um custo total de propriedade confiável e preciso ou mesmo o custo por usuário seria um desafio.

As empresas buscaram grandes contratos de terceirização com fornecedores de infraestrutura e suporte de TI para, essencialmente, chegar a custos previsíveis para o futuro próximo (vários anos de acordo com a duração dos contratos).

Essencialmente, o modelo IaaS levou este mercado a desenvolver competências essenciais na entrega de TI por meio do surgimento de provedores de serviços IaaS / PaaS e SaaS. Não apenas pequenas e médias empresas podem terceirizar seus requisitos de back-office e TI para provedores de nuvem, mas grandes empresas também podem tirar proveito do modelo IaaS para obter custos previsíveis contínuos.

Hoje, existem serviços de nuvem de valor agregado habilitados por esses provedores de nuvem, que combinam experiência de pools de talentos de recursos qualificados com ofertas IaaS para fornecer serviços integrados para funções de negócios voltadas para o negócio e o consumidor. São vários os exemplos de serviços de negócios na era digital que fornecem essa previsibilidade.

Além da previsibilidade, a Infraestrutura como Serviço oferece economias de escala e extrema flexibilidade

A principal razão para adotar o modelo IaaS é a previsibilidade que ele pode oferecer sobre os custos de tais serviços, com métricas importantes como custo por usuário, custo total de propriedade e o nível de precisão das previsões.

Com a contínua computação em nuvem, mobilidade e o advento do big data reforçado por largura de banda mais barata, é mais provável que haja uma mudança ainda maior em direção a infraestrutura como um serviço em um futuro próximo.

A Planus oferece uma gama de soluções de infraestrutura de TI que abrange desde servidores de pequeno porte até soluções de Disaster Recovery, desenhadas usando elementos de backup, archiving, balanceamento de carga e de alta disponibilidade. Toda essa Infraestrutura oferecida como serviço (IaaS).

Diferenciais para sua Empresa:

  • Troca de CAPEX por OPEX;
  • Portal Self-Service;
  • Equipe especializada;
  • Armazenamento em Data Center Tier III (ambiente seguro).

Além disso, a equipe da PLANUS disponibilizará a infraestrutura necessária de acordo com as demandas do cliente ou o próprio cliente poderá subir suas máquinas virtuais de acordo com suas demandas.

A contratação pode ser feita através de um escopo definido por quantidade de recursos (vCPU, Memória, Disco, Sistema Operacional) e disponibilizado através dos especialistas da PLANUS ou pode ser feita através de um Portal de autoatendimento onde o próprio CLIENTE pode criar, manter e desativar seus servidores virtuais.

Entre em contato agora mesmo e saiba como nossos especialistas podem ajudar.

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
8/04/2021

Como equilibrar custo com a transformação do data center

Em um mundo onde as estratégias de TI estão sendo levadas ao [more]

6/04/2021

Minimize os riscos de ataque aos seus dados com soluções de BaaS

Com todos os ataques e violações que ocorrem hoje, as empresas são [more]

30/03/2021

Como manter os vários ambientes de trabalho seguros

À medida que a Internet cresce e a tecnologia evolui, os ambientes [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.