SASE – Rede mais eficaz e maior segurança – Planus

SASE – Rede mais eficaz e maior segurança

19/03/2021

SASE – Rede mais eficaz e maior segurança

O Secure Access Service Edge (SASE) é um modelo de arquitetura de nuvem que combina funções de rede e segurança em um único serviço de nuvem, evitando que as cargas de tráfego externo sejam roteadas de volta pelo data center.

Aplicativos baseados em nuvem, tráfego de sensor IoT e uma força de trabalho remota expandida impulsionaram a adoção do SASE.

O SASE é uma estrutura relativamente nova que aborda um dilema comum: como lidar com a rede e as demandas de segurança do tráfego externo sem encaminhá-lo pelo data center.

Nos últimos anos, as empresas mudaram mais tráfego para a nuvem, criando congestionamento e latência significativos no data center.

O SASE inclui funções de segurança de rede

O SASE distribui funções críticas de rede e segurança da nuvem, perto do usuário e dos aplicativos, aliviando a carga sobre o data center e agilizando os tempos de resposta da rede.

Baseado em WAN definida por software (SD-WAN), o SASE é caracterizado por sua arquitetura em nuvem, capacidade de distribuir inspeção de pacotes e aplicação de políticas de segurança e seu suporte de acesso orientado por identidade.

O gerenciamento consolidado e unificado de políticas do SASE permite que as empresas protejam o tráfego de forma rápida e eficiente, independentemente de suas origens ou da localização dos recursos corporativos, tornando-o uma opção atraente para a maioria das organizações.

O SASE apresenta uma combinação dessas funções de rede e segurança:

  • Firewall como serviço;
  • Proteção contra malware;
  • Prevenção de perda de dados;
  • Detecção de intrusão e prevenção de intrusão;
  • Software como serviço;
  • Gateways da web seguros;
  • Acesso à rede de confiança zero.

A atual crise mundial teve influência na adoção do SASE?

Quando a pandemia COVID-19 ocorreu pela primeira vez em 2020, as empresas se esforçaram para migrar sua rede e segurança de uma estratégia interna, onde os trabalhadores e os recursos que eles acessavam eram internos à organização, para uma estratégia externa que atendeu às necessidades de tráfego da força de trabalho doméstica.

O SASE, que conecta usuários a pontos de presença próximos (PoPs) em vez de direcioná-los de volta ao data center, surgiu como uma estratégia externa viável. O SASE lida com funções críticas de rede e segurança, como autenticação e aplicação de políticas. O aumento do interesse no SASE levou o Gartner a prever que pelo menos 40% das empresas terão estratégias de adoção do SASE em vigor até 2024.

É improvável que as empresas voltem ao número pré-pandêmico de funcionários no escritório, então as empresas estão pensando a longo prazo sobre seus investimentos SASE.

A pesquisa do Gartner mostra que as organizações que adotam o SASE têm um tempo total médio melhor para conter uma violação de segurança da rede.

Por que o SASE é importante?

À medida que as organizações adotam cada vez mais os serviços em nuvem, muitas estão aprendendo rapidamente que a segurança da rede não é tão simples.

A segurança de rede tradicional foi construída com base na ideia de que as organizações deveriam enviar tráfego para redes estáticas corporativas onde os serviços de segurança necessários estavam localizados.

Esse era o modelo aceito, pois a maioria dos funcionários trabalhavam em escritórios centrados no local.

O conceito de redes centradas no usuário mudou a rede tradicional que conhecíamos. Na última década, houve um aumento na quantidade de pessoas trabalhando remotamente em casa em todo o mundo.

Como resultado, os dispositivos de segurança padrão baseados em hardware dos quais os administradores de rede dependiam não são mais adequados para proteger o acesso remoto à rede.

O maior benefício do SASE é seu suporte de segurança corporativa baseada em nuvem versus segurança local e sua capacidade de combinar funções de rede e segurança

Um modelo de nuvem permite que as organizações apliquem de forma econômica os mais recentes recursos de rede e segurança sem interromper o desempenho do aplicativo ou a experiência do usuário final, ou sobrecarregar as equipes de TI com intensos ciclos de atualização. Com o SASE, as organizações podem escalar facilmente seus recursos de rede e segurança para proteger adequadamente os usuários corporativos e os dados corporativos.

A seguir estão os cinco principais benefícios do SASE:

  • Aplicativos que podem estar em qualquer lugar;
  • Políticas centralizadas, dinâmicas e baseadas em funções que otimizam as operações;
  • Segurança e roteamento integrados;
  • Custos de WAN reduzidos; e
  • Arquitetura distribuída.

O SASE permite que as empresas considerem os serviços de segurança sem serem ditadas pela localização dos recursos da empresa, com gerenciamento de políticas consolidadas e unificadas com base nas identidades dos usuários.

Isso muda a questão de “Qual é a política de segurança para meu site ou meu escritório?” para “Qual é a política de segurança do usuário?” Essa mudança cria uma grande alteração na forma como as empresas consomem segurança de rede, permitindo-lhes substituir sete a dez fornecedores de segurança diferentes por uma única plataforma.

A Planus oferece as soluções de segurança, automação e integração de que as empresas precisam para se conectar e monitorar toda a arquitetura tecnológica, do terminal à nuvem.

A equipe de profissionais da Planus é composta por especialistas em segurança e computação em nuvem que podem ajudá-lo com as dúvidas que precisam ser respondidas durante a elaboração do planejamento e orçamentos relacionados à segurança de sua empresa. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
8/04/2021

Como equilibrar custo com a transformação do data center

Em um mundo onde as estratégias de TI estão sendo levadas ao [more]

6/04/2021

Minimize os riscos de ataque aos seus dados com soluções de BaaS

Com todos os ataques e violações que ocorrem hoje, as empresas são [more]

30/03/2021

Como manter os vários ambientes de trabalho seguros

À medida que a Internet cresce e a tecnologia evolui, os ambientes [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.