Muitas empresas não estão com pressa de retornar aos dias anteriores à pandemia, com funcionários que trabalhavam em tempo integral no escritório. De fato, algumas organizações nunca retornarão totalmente ao escritório.
Em vez disso, eles favorecem um cenário híbrido mais flexível que permite uma combinação de trabalho no escritório e remoto.
Conforme as organizações planejam sua estratégia de local de trabalho, elas precisam ir além de simplesmente fornecer aos funcionários as ferramentas de que precisam para trabalhar remotamente ou no escritório.
As organizações agora devem priorizar o investimento em ferramentas que garantam que os funcionários trabalhem de maneira eficaz, independentemente de sua localização.
As organizações que têm sucesso em seus investimentos em colaboração de trabalho remoto estão aumentando seus orçamentos de TI para gastar mais em aplicativos de segurança, vídeo e produtividade, de acordo com um estudo de colaboração no local de trabalho da Metrigy, empresa de pesquisa com foco nas áreas de comunicação unificada e colaboração, com 476 organizações em 11 países.
Empresas de sucesso fornecem mais dispositivos de áudio e vídeo para otimizar a experiência de trabalho em casa, de acordo com o estudo da Metrigy. Os dispositivos podem variar de fones de ouvido básicos e laptops com webcams integradas a viva-voz mais sofisticados e configurações de iluminação.
O fornecimento de dispositivos aos usuários finais também permite que os departamentos de TI gerenciem centralmente os dispositivos e integrem o gerenciamento de desempenho para medir a qualidade do áudio ou vídeo, monitorar a saúde do dispositivo e manter atualizações de firmware.
As integrações de gerenciamento de desempenho também podem dar visibilidade ao ambiente de trabalho doméstico para fornecer melhor suporte.
As organizações que buscam melhorar a eficiência dos funcionários também devem implantar vídeo em salas de reuniões e desktops. Mesmo com a reabertura dos escritórios, os funcionários podem não se sentir confortáveis ao entrar em uma sala de conferências para uma reunião.
Em vez disso, alguns funcionários podem optar por participar das reuniões de suas mesas, enquanto outros participarão de uma reunião em um pequeno grupo em uma sala de conferência maior.
A segurança das comunicações unificadas (UC), tradicionais ao suporte à colaboração, tende a se concentrar na voz com ferramentas como controladores de borda de sessão e firewalls de protocolo de iniciação de sessão.
Mas agora a segurança está evoluindo para uma abordagem mais holística para incluir ferramentas de colaboração e reunião. Recursos de colaboração como compartilhamento, edição e co-navegação de documentos precisam ser seguros para atender às necessidades de conformidade e governança.
Na prática, estamos começando a ver maior crescimento em ferramentas que permitem implementar segurança de ponta a ponta em diferentes aplicativos. Alguns fornecedores de comunicações estão criando recursos de segurança em suas plataformas e fornecedores de gerenciamento de desempenho estão começando a entrar no mercado de segurança.
Além disso, alguns fornecedores emergentes neste espaço também estão se concentrando em segurança, conformidade e governança em aplicativos de colaboração.
Alguns funcionários podem precisar de mais ferramentas do que apenas uma plataforma de reunião ou colaboração em equipe. As organizações também devem ajudar os funcionários remotos a replicar a experiência de reunião no escritório com ferramentas que possam ampliar o ambiente colaborativo.
A maioria das ferramentas é boa no compartilhamento de tela, vendo os participantes, capturando algumas notas, mas não são boas como ferramentas de idealização, por exemplo.
As organizações também devem ver o ambiente de colaboração de trabalho remoto como mais do que voz e reuniões. As empresas que têm mais sucesso em seus investimentos em colaboração estão lançando ferramentas de gerenciamento de projetos e fluxo de trabalho, integrando-as com seu ambiente colaborativo e seguro.
A colaboração eficaz oferece grandes recompensas na forma de resultados mais rápidos, decisões fundamentadas e aumento da produtividade.
Mas, para que a colaboração seja eficaz em um ambiente de trabalho digital, ela precisa enfrentar os desafios da segurança da informação e proteção de dados e privacidade enquanto produz os resultados que a comunicação tradicional traz.
A adoção de uma estratégia que incorpore voz e vídeo com ferramentas fáceis de usar será fundamental para alcançar os objetivos de produtividade e eficiência estratégica, sempre visando a plena satisfação do cliente.
Em todo o mundo, é necessário que as equipes remotas interajam de forma contínua e ininterrupta. O objetivo é permitir que eles colaborem da mesma maneira que fariam se estivessem na mesma sala.
Além disso, o alto engajamento das soluções de colaboração manterá os funcionários remotos motivados e promoverá a formação de equipes motivadas em alcançar os mesmos objetivos.
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