Como a pandemia está impulsionando a adoção da IaaS – Planus

Como a pandemia está impulsionando a adoção da IaaS

2/03/2021

Como a pandemia está impulsionando a adoção da IaaS

O mercado global de infraestrutura como serviço (IaaS) continua a crescer com força, impulsionado em parte pela pandemia Covid-19 e empresas que buscam transformar digitalmente suas operações.

De acordo com o mais recente rastreador de mercado mundial (IaaS) da Gartner, este segmento do mercado de nuvem cresceu 37,3% em 2019, de $ 32,4 bilhões no ano anterior para $ 44,5 bilhões, chegando a US $ 50 bilhões em 2020.

De fato, o crescimento é indicativo de quão alta é a prioridade da mudança para a nuvem para os CIOs, que buscam explorar tecnologias emergentes que funcionam melhor em infraestruturas externas elásticas e escaláveis.

A nuvem sustenta o impulso para o negócio digital, que permanece no topo das agendas dos CIOs. O uso da IAAS possibilita tecnologias como a IA, aprendizado de máquina e 5G, entre outros.

Em resumo, cada uma dessas tecnologias exige uma plataforma de infraestrutura escalonável, elástica e de alta capacidade como IaaS de nuvem, razão pela qual o mercado testemunhou um forte crescimento.

E esta é uma tendência que não mostra sinais de desaceleração, à medida que a pandemia de coronavírus continua a ocorrer em todo o mundo.

Quando as empresas foram obrigadas a mover seus aplicativos para a nuvem como resultado da pandemia, perceberam os verdadeiros benefícios da computação em nuvem e é improvável que mudem de rumo.

A pandemia de Covid-19 forçou as empresas a se concentrarem em prioridades

A pandemia de Covid-19 forçou as organizações a se concentrarem rapidamente em três prioridades principais: preservar o dinheiro e otimizar os custos de TI, apoiar e proteger uma força de trabalho remota e garantir a resiliência. Investir na nuvem tornou-se um meio estratégico de atender a todas essas três necessidades.

Em linha com isso, o Gartner prevê que a Covid-19 servirá para garantir que a nuvem seja responsável por 14,2% do total de gastos corporativos globais de TI em 2024, ante 9,1% de 2020. De fato, a pandemia serviu para “validar a proposta de valor da nuvem” e levou as empresas a intensificarem seus planos de migração.

A capacidade de usar modelos de nuvem escalonáveis ​​sob demanda para obter eficiência de custos e continuidade de negócios está fornecendo o ímpeto para as empresas acelerarem rapidamente seus planos de transformação de negócios digitais.

O aumento do uso de serviços IAAS reforçou a adoção da nuvem como o ‘novo normal’, agora mais do que nunca.

Olhando para o futuro, a nuvem deve desempenhar um papel importante nas recuperações pós-pandemia de muitas empresas, o que aumentará ainda mais os investimentos em IaaS

O aumento do consumo de IaaS é impulsionado pela necessidade de funcionários remotos terem acesso a uma infraestrutura de alto desempenho, rica em conteúdo e escalável para realizar suas tarefas, o que vem em grande parte na forma de aplicativos nativos da nuvem e modernizados.

Olhando para o futuro, o Gartner disse que espera que os gastos com serviços de nuvem na plataforma IAAS cresçam rapidamente nos próximos anos, à medida que as economias em todo o mundo se recuperam da pandemia e as empresas reavaliam seus hábitos de trabalho.

Os CIOs podem investir significativamente menos dinheiro antecipadamente utilizando a tecnologia de nuvem em vez de aumentar a capacidade do datacenter local ou adquirir software licenciado tradicional.

Para o restante de 2021, as empresas que expandem a funcionalidade de trabalho remoto priorizaram software de colaboração, gerenciamento de dispositivos móveis, soluções educacionais de ensino à distância e segurança, bem como a infraestrutura para escalar para suportar o aumento da capacidade.

Se pensarmos mais estrategicamente sobre como lançar as bases para apoiar um retorno ao crescimento, é claro que a mudança para o digital e serviços associados terá um grande papel para as organizações no futuro.

A adoção da IAAS, portanto, torna-se um meio significativo de permanecer à frente em um mundo pós-Covid focado em agilidade e pontos de contato digitais.

Infraestrutura as a Service: em poucos cliques seu servidor na nuvem

A Planus oferece uma gama de soluções de infraestrutura de TI que abrange desde servidores de pequeno porte até soluções de Disaster Recovery, desenhadas usando elementos de backup, archiving, balanceamento de carga e de alta disponibilidade. Toda essa Infraestrutura é oferecida como serviço (IaaS).

Os diferenciais oferecidos para sua empresa:

  • Troca de CAPEX por OPEX;
  • Portal Self-Service;
  • Equipe especializada;
  • Armazenamento em Data Center Tier III (ambiente seguro).

A equipe da PLANUS disponibiliza a infraestrutura necessária de acordo com as demandas do cliente ou o próprio cliente poderá subir suas máquinas virtuais de acordo com suas demandas.

A contratação pode ser feita através de um escopo definido por quantidade de recursos (vCPU, Memória, Disco, Sistema Operacional) e disponibilizado através dos especialistas da PLANUS ou pode ser feita através de um portal de autoatendimento onde o próprio cliente pode criar, manter e desativar seus servidores virtuais.

A Planus está à disposição de sua empresa para ajudar em novos projetos e melhorias na arquitetura tecnológica de sua organização. Entre em contato agora mesmo, através do formulário abaixo, e veja como nossos especialistas podem ajudar.

 

Sobre a Planus

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

 

 

RELATED POST

RELATED POST
8/04/2021

Como equilibrar custo com a transformação do data center

Em um mundo onde as estratégias de TI estão sendo levadas ao [more]

6/04/2021

Minimize os riscos de ataque aos seus dados com soluções de BaaS

Com todos os ataques e violações que ocorrem hoje, as empresas são [more]

30/03/2021

Como manter os vários ambientes de trabalho seguros

À medida que a Internet cresce e a tecnologia evolui, os ambientes [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.