IoT passa de possibilidade para realidade – Planus

IoT passa de possibilidade para realidade

14/01/2021

IoT passa de possibilidade para realidade

Dizer que 2020 foi um ano incomum é um eufemismo grosseiro. Colocando o impacto humano de lado, foi absolutamente transformador e mudou os planos de negócios em praticamente todos os setores.

Da mesma forma, a situação atual trouxe novas oportunidades em 2020 com efeitos que terão um alcance significativo em 2021, principalmente para a Internet das Coisas (IoT).

IoT Médica

Coisas dramáticas têm acontecido no setor de tecnologia médica em 2020, que se estenderão até 2021. Dispositivos inteligentes conectados, o núcleo da tecnologia IoT, são procedimentos operacionais padrão atualmente para quaisquer novos dispositivos médicos. Duas áreas em particular terão atividade em 2021.

Dispositivos de assistência respiratória, alguns com recursos de conexão inteligente e outros sem, são claramente necessários em um nível mais simples e menos caro do que os ventiladores tradicionais de última geração.

Esses dispositivos cobrem toda a gama, incluindo dispositivos de assistência de ventilação direcionados em instalações de saúde e hospitais, e dispositivos básicos para melhorar a respiração de todos que lutam com o uso de máscaras.

Melhorias de saúde remota será grande em 2021. Embora as visitas no consultório tenham se tornado mais seguras, os serviços de saúde remotos não estão indo embora. É uma forma de prestação de serviços de baixo custo e utilização de redes de prestadores de cuidados de saúde.

Os aprimoramentos de tecnologia para tornar isso mais prático, seguro e eficaz incluirão sensores no nível do dispositivo que podem ser amplamente implantados em casa e ferramentas de software e hardware inteligentes aprimorados para melhor comunicação entre provedores de saúde e pacientes em casa ou em instalações de vida assistida.

Os avanços nesta área provavelmente ocorrerão em 2021. Os fabricantes têm feito melhorias incrementais nos dispositivos vestíveis, especialmente no que se refere ao monitoramento de saúde, mas uma sacudida no setor está em andamento.

Serviços de radiofrequência

Em 2020, as principais operadoras de celular começaram a anunciar a disponibilidade dos serviços 5G. Como acontece com qualquer coisa nova, a disponibilidade antecipada afirma superestimar a disponibilidade atual.

Primeiro, grande parte da disponibilidade inicial do 5G não está na alta velocidade e na ampla largura de banda da visão. Para a maioria dos usuários nos EUA, por exemplo, o serviço 5G atualmente disponível é apenas um pouco mais rápido do que o 4G mais recente.

Isso não quer dizer que não haja vislumbres do potencial do verdadeiro desempenho 5G em algumas das principais áreas metropolitanas, mesmo assim, a disponibilidade dessa rede de alto desempenho está em lugares muito limitados.

A gama de transceptores 5G de alto desempenho é muito curta, portanto, o esforço de infraestrutura para torná-lo amplamente disponível é substancial e caro. No entanto, nem tudo está perdido.

Uma das outras áreas de importância crítica no mundo 5G é a implantação de rádios CAT-M1. Embora a tecnologia de rádio tenha progredido rapidamente em 2020, os provedores ainda estão atrasados ​​em oferecer planos de dados atraentes para baixa largura de banda e soluções de IoT de baixa potência para muitos dispositivos.

Espera-se que em 2021 as operadoras de celular descubram os modelos de negócios para planos de dados para ajudar a tornar as implantações de IoT em massa de soluções de rádio CAT-M1 financeiramente atraentes.

IA e realidade aumentada

As organizações já implementaram Inteligência Artificial (IA) e realidade aumentada (AR), e essa tendência continuará em 2021. Hoje, embora as formas baixas de IA limitada sejam implantadas, a inteligência da máquina continuará a evoluir para um nível mais geral de inteligência em 2021.

Apesar das previsões que a chegada do ponto em que a inteligência geral da máquina coincide com a inteligência geral humana é em breve, a realidade provavelmente está mais distante no futuro.

Embora a IA atual ainda continue a evoluir. Sensores e dispositivos inteligentes conectados tornam o papel da IoT mais significativo, mesmo com IA melhorando.

AR também está evoluindo e é habilitado por soluções IoT. A amplitude crescente de sensores inteligentes se comunicando no ambiente, torna possível colocar em camadas informações úteis e acionáveis ​​sobre o que uma pessoa vê. O desenvolvimento significativo neste domínio continuará.

Veículos elétricos

Os veículos continuam a se tornar aparelhos IoT cada vez mais capazes. A disponibilidade de veículos elétricos continuou a aumentar em 2020 e parece que continuará a crescer.

Embora não haja grandes avanços, devemos esperar que os veículos conectados inteligentes continuem a evoluir em 2021. Embora os líderes da indústria tivessem visões elevadas de veículos autônomos no curto prazo, o otimismo desenfreado foi freado um pouco.

No entanto, continuará a haver melhorias evolutivas em 2021 e além. Parte dessa melhoria virá de uma combinação de algoritmos aprimorados, mas também de sensores IoT aprimorados.

Embora 2020 certamente tenha jogado um “balde de água fria” para todos nós, ele criou um conjunto de novas oportunidades. A IoT é fundamental para muitas das respostas para preencher as lacunas criadas pelos ajustes de trabalho durante a pandemia.

Além disso, a IoT também é fundamental para a visão final da implantação de veículos elétricos e autônomos onipresentes. 2021 traz uma promessa junto com a ansiedade sobre a contínua crise pandêmica.

Os líderes em IoT podem ajudar a construir soluções que agreguem valor durante a pandemia COVID-19 e além.

Neste cenário de grandes inovações, a Planus está à disposição de sua empresa para ajudar em novos projetos e melhorias na arquitetura tecnológica de sua organização. Entre em contato agora mesmo e veja como nossos especialistas podem ajudar.

 

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
20/01/2021

Como a tecnologia de cibersegurança está impactando no orçamento da sua empresa

Com o início do ano, muitas empresas estão ocupadas analisando os números [more]

12/01/2021

Novas ameaças para a segurança de dados

Prever o futuro é sempre uma proposta duvidosa. Na segurança cibernética, o [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.