Como a IOT pode proporcionar operações mais inteligentes? – Planus

Como a IOT pode proporcionar operações mais inteligentes?

2/12/2020

Como a IOT pode proporcionar operações mais inteligentes?

Se você já ouviu a frase “Internet of Things” ou viu a abreviatura “IoT” recentemente, mas não tem certeza do que significa, não se preocupe, você está em boa companhia. Apesar de haver mais de 7 bilhões de dispositivos IoT no mundo, a grande maioria dos consumidores ainda não sabe ao certo o que realmente é a Internet das Coisas.

É muito simples. Onde quer que você esteja, olhe ao redor. Todos os dispositivos que você vê que estão conectados à Internet, exceto smartphones, tablets e computadores, fazem parte da Internet das Coisas.

Basicamente, a IoT é a coleção de dispositivos, eletrodomésticos, veículos e até “pessoas” inter-relacionados que contêm sensores, softwares, eletrônicos ou outra tecnologia de inovação para se conectar à Internet, trocar dados, ser controlados ou monitorados remotamente.

No momento, há mais dispositivos conectados à Internet do que nunca, e o número continua aumentando. Mais dados estão sendo criados, transferidos e analisados ​​e, com o passar do tempo, a tecnologia continuará a se tornar cada vez mais presente em cada parte de nossas vidas, e isso vale em dobro para os negócios.

Como as empresas estão adotando a IoT

Conforme a tecnologia IoT continua a evoluir rapidamente, as empresas encontrarão muitas novas oportunidades para incorporar tecnologia e inovação, aumentando a produtividade e eficiência. Na verdade, muitas dessas empresas em uma ampla gama de setores já fizeram exatamente isso.

No setor financeiro, por exemplo, os bancos estão usando dados de IoT para trazer serviços sob demanda mais perto dos clientes por meio de quiosques, resultando em maior acessibilidade aos serviços.

Empresas no setor de saúde estão empregando a ajuda de dispositivos vestíveis para coletar dados, promover a precisão do monitoramento e tornar a vida de seus pacientes mais segura.

E os varejistas estão utilizando a IoT para aumentar as vendas, oferecendo mais maneiras de fazer transações.

94% das empresas que adotaram a tecnologia IoT já viram retornos sobre seus investimentos

Diferentes indústrias e muitas outras empresas estão adotando a tecnologia IoT e inovação   com grande sucesso, com 94% já afirmando ver retornos sobre seus investimentos.

Também estima-se que a tecnologia IoT pode contribuir com até US$ 19 trilhões em economia de custos e lucros no futuro.

As 5 principais maneiras pelas quais a IoT está tornando as operações mais inteligentes

Embora existam inúmeras maneiras das empresas incorporarem dispositivos IoT em seu modelo de negócios, existem cinco vantagens específicas que são particularmente atraentes para a maioria das empresas, independentemente de seu setor.

1.   Dados

Para a maioria das empresas, os dados são essenciais. É como as empresas otimizam a experiência que estão proporcionando aos clientes, aprimoram os produtos e se comercializam.

Felizmente, com os dispositivos IoT, as empresas terão acesso a mais dados do que nunca. Dispositivos inteligentes usam métodos inovadores para rastrear e registrar o comportamento do consumidor, que então retransmitem à empresa, e isso permite que os negócios melhorem mais rapidamente e com menos suposições.

2.   Eficiência

Os dispositivos IoT permitem que as empresas monitorem todos os aspectos de seus negócios, e isso abre a porta para grandes melhorias em eficiência.

Essencialmente, ao analisar diferentes áreas de operação por meio da tecnologia IoT, as empresas podem buscar áreas de otimização para melhorar os processos. Além disso, a utilização da tecnologia IoT permite que as pessoas concluam mais tarefas em menos tempo, e isso significa que há mais oportunidades para aumentar os lucros.

3.   Marketing

Quando uma empresa entende as maneiras específicas pelas quais seus consumidores estão usando seus produtos, ela pode comercializar esses produtos significativamente mais eficiente.

Ao utilizar tecnologia que coleta e analisa imensos níveis de dados, as empresas podem criar experiências personalizadas para os clientes, desenvolver publicidade mais ousada, relevante e ser capazes de atingir públicos específicos com maior facilidade.

As empresas podem criar experiências personalizadas para clientes e públicos-alvo específicos com a ajuda da tecnologia IoT.

4.   Trabalho Remoto

Com maiores avanços nos aplicativos de IoT, a necessidade dos funcionários permanecerem no local de trabalho pode diminuir, como de fato tem acontecido na atual crise que vivemos.

Por exemplo, instalações de manufatura que antes exigiam uma extensa equipe de técnicos para atender a máquinas quebradas podem começar a incorporar sensores que protegem contra esses eventos.

Isso permitiria que um trabalhador observasse a condição das máquinas remotamente, reduzindo a necessidade de funcionários no local. A tecnologia IoT já teve um impacto significativo sobre os trabalhadores de escritório, com 42% da força de trabalho dos EUA trabalhando remotamente em tempo integral.

Além disso, de acordo com estudos recentes, os trabalhadores remotos tendem a sentir mais satisfação no trabalho e isso sempre é bom.

5.   Gerenciamento de estoque

Para as empresas que dependem de um fluxo constante do inventário físico, elas ficarão satisfeitas em saber que a IoT tem o potencial de melhorar radicalmente os sistemas de rastreamento e gerenciamento.

Por meio da tecnologia IoT, as empresas poderão em breve rastrear alterações em seu inventário por meio de um sistema totalmente automatizado. Isso permitirá que as empresas redirecionem o tempo de seus funcionários para tarefas cognitivamente significativas, aumentando a eficiência e reforçando seus resultados financeiros.

O futuro está aqui e é inteligente

O mundo está prestes a ficar muito mais conectado com o aumento dos dispositivos IoT. Para as empresas, isso significa mais oportunidades de otimizar suas operações comerciais e aumentar seus lucros.

Isso também significa que eles devem estar prontos para o investimento inicial em tecnologia de IoT e preparados para o nível de trabalho que acompanha o gerenciamento da nova infraestrutura de alta tecnologia e inovação.

Isso pode significar a contratação de novos funcionários especializados e a redistribuição de outros trabalhadores para novas áreas de necessidade. A próxima explosão gigante em tecnologia já começou, e se as empresas querem se manter competitivas no novo cenário, elas precisam estar preparadas.

Para saber como evoluir em um cenário de inovação em sua empresa para obter resultados estratégicos e práticos, conte com a ajuda da Planus. Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transformação.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
20/01/2021

Como a tecnologia de cibersegurança está impactando no orçamento da sua empresa

Com o início do ano, muitas empresas estão ocupadas analisando os números [more]

14/01/2021

IoT passa de possibilidade para realidade

Dizer que 2020 foi um ano incomum é um eufemismo grosseiro. Colocando [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.