Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa? – Planus

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

24/11/2020

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

Incêndios, terremotos, inundações, quedas de energia e outros tipos de desastres atingem os data centers com muita frequência. Os gerentes de TI não podem deixar de reconhecer a necessidade de se preparar para o desastre.

No entanto, os recursos de planejamento de continuidade de negócios e recuperação de desastres podem ser difíceis de vender porque não contribuem diretamente para os resultados financeiros.

Compare-os, por exemplo, com uma apólice de seguro: se ocorrer um desastre, o dinheiro foi bem gasto. Mas se nenhum desastre ocorrer, o investimento simplesmente será adicionado ao custo da organização.

Além disso, gastar com preparação para a continuidade dos negócios pode ser uma proposta em aberto, sempre há mais que pode ser feito para preparar melhor a organização.

Portanto, os gestores de TI estão se perguntando: quanto gasto é apropriado para o nível de risco que uma organização está disposta a aceitar?

Você está gastando o suficiente para a continuidade do seu negócio?

Basicamente, os gastos com continuidade de negócios são definidos como despesas com armazenamento de dados externo, data centers secundários, instalações de backup e recuperação, testes e serviços relacionados de continuidade de negócios e recuperação de desastres.

Ao avaliar esses resultados, tenha em mente que algumas empresas podem categorizar algumas dessas despesas como armazenamento ou gerenciamento de servidor, em vez de gastos com a continuidade dos negócios, especificamente.

Considerando que tantos itens do orçamento recebem prioridades mais altas do que a continuidade dos negócios, não é de se surpreender que tantas organizações estejam reduzindo os gastos.

Para empresas que integram o planejamento de continuidade de negócios em suas operações, deve ser apropriado manter os gastos em níveis medianos. As organizações que consideram a continuidade dos negócios uma prioridade baixa porque têm preocupações mais urgentes, devem repensar a questão.

A história mostra que as empresas que sofrem grandes perdas e interrupções em um desastre muitas vezes não conseguem se recuperar sem uma preparação adequada.

Na prática, Gastos com preparação para desastres às vezes são difíceis de justificar em vista de muitas outras demandas. Afinal, os administradores esperam que o retorno do dinheiro investido na continuidade dos negócios nunca seja necessário. Mas ter um plano pode determinar quais empresas sobreviverão a longo prazo.

O orçamento para a continuidade de negócios depende de planejamento e negociação

Planos de negócios estabelecidos podem dar errado por vários motivos – uma mudança na estratégia corporativa ou na competição, uma mudança nos regulamentos ou uma mudança no fluxo de trabalho global devido a uma pandemia.

Mas, independentemente de fatores incontroláveis, é possível criar orçamentos para planos de continuidade de negócios bem-sucedidos.

Otimização de custos não é apenas redução de custos. Ela pode significar negociação de contratos, otimização do valor do negócio, aumento da eficiência, ou pode muito bem significar que você precisa realocar recursos ou encontrar maneiras alternativas de atingir o mesmo objetivo.

Os gestores de TI precisam primeiro entender a melhor maneira de otimizar um orçamento, e isso depende principalmente do estado dos negócios – se a empresa está procurando cortar gastos, permanecer na mesma ou crescer.

A otimização de custos em diferentes cenários pode significar encontrar os melhores negócios com os fornecedores, realocar gastos ou garantir que os orçamentos sejam gastos nos recursos certos.

Efeitos da ruptura

Mudanças no orçamento para ações que possam garantir a continuidade de negócios podem ser desencadeadas por uma crise imprevista ou uma pandemia, mas a reação geralmente segue um padrão típico.

Em primeiro lugar, vem a fase de resposta, onde o foco é garantir que os serviços essenciais – incluindo acesso remoto e serviços de controle – continuem em execução e, quando necessário, sejam feitos cortes de custos.

A segunda é a fase de recuperação, que se concentra principalmente no desenvolvimento de estratégias de otimização de custos e no gerenciamento dos riscos atuais em comparação com os custos.

Por último, vem a fase de renovação, que se concentra em produtos e serviços futuros que podem ajudar uma organização a se tornar mais eficiente e otimizada, assegurando assim a continuidade dos negócios.

Criação de orçamento flexíveis para garantir a continuidade dos negócios

Embora os efeitos da interrupção nem sempre sejam conhecidos com antecedência, os gestores ainda podem criar planos para qualquer eventualidade, tornando a continuidade dos negócios uma prioridade no orçamento.

Seja uma crise externa que afeta, por exemplo, um orçamento de segurança cibernética ou resoluções de liderança, os líderes de TI precisam estar prontos. É preciso encontrar maneiras de entender como os gestores empresariais tomam decisões de investimento ou mudam as decisões na organização.

Então, podemos reagir a isso da maneira mais eficaz possível sempre que essas mudanças ocorrerem em nossa organização ou em nosso ambiente de negócios.

Para mitigar riscos que prejudiquem a empresa, você precisa projetar, gerenciar e monitorar cuidadosamente sua infraestrutura de tecnologia. Entre em contato agora mesmo com a Planus e vamos fazer juntos o melhor caminho para garantir a continuidade do seu negócio e a satisfação do seu cliente.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
8/04/2021

Como equilibrar custo com a transformação do data center

Em um mundo onde as estratégias de TI estão sendo levadas ao [more]

6/04/2021

Minimize os riscos de ataque aos seus dados com soluções de BaaS

Com todos os ataques e violações que ocorrem hoje, as empresas são [more]

30/03/2021

Como manter os vários ambientes de trabalho seguros

À medida que a Internet cresce e a tecnologia evolui, os ambientes [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.