Como simplificar a prevenção e o monitoramento contra malwares – Planus

Como simplificar a prevenção e o monitoramento contra malwares

17/11/2020

Como simplificar a prevenção e o monitoramento contra malwares

Basicamente, Malware é um software cujo objetivo é danificar ou desativar computadores e sistemas de computador sem o conhecimento do proprietário. Malware é o termo abreviado para “software malicioso” e normalmente é caracterizado pela intenção do criador, e não por seus recursos.

Atualmente existem vários tipos de malware, incluindo spyware, vírus, worms, cavalos de Tróia e outros tipos de código malicioso que podem se infiltrar nos computadores.

Como os ataques de malware continuam a crescer em frequência e sofisticação, está se tornando cada vez mais difícil para as empresas se defenderem deles. Os ataques de malware mais sérios combinam técnicas furtivas, de precisão e de engenharia social para penetrar e comprometer sistemas.

Quando essas ameaças cibernéticas chegam a um sistema, elas roubam dados proprietários transmitidos por redes corporativas e classificadas, geralmente causando sérios danos antes de serem detectados.

Como prevenir ataques de Malware

A melhor abordagem para prevenir ataques de malware é a proativa. Um bom ponto de partida para evitar ataques de malware em sua organização é educar seus funcionários sobre como reconhecer e proteger seus computadores e dispositivos contra tais ataques.

Algumas das melhores estratégias que os funcionários devem seguir para uma abordagem proativa à prevenção de malware incluem o seguinte:

Certifique-se de que todas as atualizações e patches de segurança estejam instalados

Instale atualizações e patches de segurança o mais rápido possível para se proteger contra malware e outros riscos de segurança. Isso é particularmente importante para programas populares e amplamente usados ​​como Java, Adobe e QuickTime.

Ative as atualizações automáticas de software quando possível.

Evite links e e-mails suspeitos

Ao receber um link ou e-mail não solicitado ou de aparência suspeita, evite-o.

Muitas vezes, esses e-mails de phishing têm a intenção de parecer legítimos, a fim de induzir os usuários a baixar malware ou revelar informações confidenciais.

Lembre-se de que é muito raro uma empresa solicitar sua senha ou outras informações pessoais por e-mail e isso geralmente é sinal de um ataque de phishing.

Evite sites suspeitos

Os invasores de malware frequentemente falsificam sites populares, portanto, se você notar algo fora do comum em um site, incluindo o URL, recursos do site etc., tenha cuidado e não insira nenhum dado confidencial.

Para garantir que um site que você está visitando é autêntico, leia o URL com atenção e verifique se o site usa HTTPS.

Revise o software com atenção antes de fazer o download

Antes de instalar qualquer coisa nova em um computador ou dispositivo, incluindo versões gratuitas ou de avaliação do software, examine o programa e suas análises para garantir a legitimidade.

Utilize senhas fortes e exclusivas

Muitas pessoas continuam a usar senhas de fácil adivinhação ou a mesma senha para todas as suas contas. É fundamental que você use uma senha forte e exclusiva para cada uma de suas contas.

Quando disponível, ative a autenticação de dois fatores para proteger ainda mais o acesso às suas contas.

Ative seu firewall

Seu firewall é o conjunto de regras que determina as informações que podem acessar seu PC, portanto, você deseja ter certeza de que ele está configurado corretamente e sempre ativado.

Instale um software antivírus / antimalware

O uso de programas antivírus avançados que mantêm um olhar atento sobre seu sistema protegerá contra malware comum e outros riscos de segurança. Com um software antivírus confiável, você pode bloquear e evitar muitas infiltrações antes que elas aconteçam.

O software antivírus não detecta todos os tipos de malware que existem, mas é uma defesa útil contra ataques de malware conhecidos.

Limite os privilégios do aplicativo

O malware geralmente precisa de acesso total ao seu computador para funcionar corretamente, então você precisa usar os controles da conta para limitar o que um programa pode fazer sem a sua permissão.

Então, quando você for notificado sobre software ou aplicativos que estão tentando fazer alterações em seu sistema, você pode prestar atenção às notificações e obter ajuda para impedir a instalação de malware.

Seguir essas práticas recomendadas garantirá que os funcionários e usuários finais em geral criem hábitos de computação seguros que ajudarão na proteção contra ataques de malware.

No nível corporativo, essas práticas devem ser aplicadas e complementadas por uma defesa em camadas que emprega tecnologias para prevenir, detectar, bloquear e conter ataques de malware antes que os sistemas sejam comprometidos ou dados confidenciais sejam perdidos.

Soluções como antivírus / antimalware corporativo, firewalls, detecção e resposta de endpoint e prevenção contra perda de dados fornecerão muitas das funcionalidades exigidas pelas empresas para se defender contra malware atualmente.

Mantenha o monitoramento contínuo

Entre as formas mais familiares de tecnologias de monitoramento automatizado, a detecção de malware compreende mecanismos para identificar e proteger contra os danos de vírus, worms, cavalos de Tróia, spyware e outras formas de código malicioso.

Tecnologias de detecção e prevenção estão amplamente disponíveis para servidores, gateways, estações de trabalho de usuários e dispositivos móveis, com algumas ferramentas que oferecem a capacidade de monitorar centralmente o software de detecção de malware instalado em vários sistemas ou computadores.

As ferramentas de detecção de malware normalmente são executadas continuamente e fornecem atualizações automatizadas de assinaturas de detecção ou outras informações de referência usadas para identificar código malicioso.

Atenção com a tecnologia adotada nunca é demais

Muitas ferramentas automatizadas disponíveis para verificação de vulnerabilidade, detecção de intrusão, prevenção de malware e monitoramento de eventos são baseadas em assinatura.

O que significa que funcionam comparando o tráfego de rede observado, fluxos de dados, ações de computação e respostas do sistema a padrões conhecidos de atividade maliciosa ou uso indevido e produção alerta que tais padrões são correspondidos.

As ferramentas baseadas em assinatura podem estar sujeitas a falsos positivos (tráfego ou comportamento que dispara um alerta, mas não é realmente uma ocorrência do evento correspondente à assinatura).

Portanto, as empresas que implementam essas ferramentas normalmente não podem confiar apenas na automação, mas também devem exigir desempenho verificações manuais e verificações dos dados de monitoramento gerados pelas ferramentas.

Se você deseja manter os criminosos digitais afastados de sua empresa e os funcionários sempre produtivos, entre em contato com a Planus hoje mesmo para aumentarmos a segurança do seu negócio.

Não importa o quão grande ou pequena sua empresa seja, violação de computador e roubo de dados são avançados. Permita-nos fornecer segurança em toda a empresa para suas redes de computadores, economizando tempo, dinheiro e responsabilidade.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
1/12/2020

Quais as novas oportunidades de inovação a IOT trará para os negócios?

A Internet das Coisas (IoT) está moldando ativamente os mundos dos negócios [more]

24/11/2020

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

Incêndios, terremotos, inundações, quedas de energia e outros tipos de desastres atingem [more]

24/11/2020

Com as mudanças causadas pela pandemia, como mitigar riscos que prejudicam a empresa?

Quando você pensava que tinha sua rede sob controle, tudo deu errado [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.