A segurança sempre será um desafio no cenário de multicloud – Planus

A segurança sempre será um desafio no cenário de multicloud

10/11/2020

A segurança sempre será um desafio no cenário de multicloud

Assim como acontece com seus próprios data centers, em multicloud você também deve ter uma estrutura de segurança na qual confiar. Quanto mais níveis um invasor precisa penetrar para acessar um recurso valioso, maiores são as chances de o ataque não ter êxito.

Consequentemente, você deve projetar seu serviço para ter várias camadas protegendo todos os dados confidenciais. Dessa forma, você pode garantir que, se uma medida de segurança for violada, outros obstáculos estarão presentes para manter o invasor afastado.

A centralização é uma das áreas mais críticas nas quais as equipes de segurança devem se concentrar quando sua organização cria uma estratégia de segurança em várias nuvens.

Com um sistema de várias nuvens, as equipes de operações e segurança enfrentam potencialmente um conjunto fragmentado de controles de acesso de segurança e ferramentas de monitoramento.

Isso representa um desafio se eles forem projetados e implementados exclusivamente em cada ambiente de provedor separado.

Ao mudar para uma infraestrutura de várias nuvens, existem algumas estratégias a serem consideradas

Algumas equipes de operações de nuvem procuram soluções de gerenciamento de várias nuvens para centralizar e integrar toda a gestão em um só lugar.

Outros selecionam um único produto ou plataforma que pode ser integrado a todos os ambientes de provedor necessários, permitindo o controle central da política de segurança e gerenciamento de acesso, independentemente da infraestrutura de nuvem subjacente.

Porém, a centralização não deve ser o único foco ao mudar para a arquitetura de várias nuvens. As equipes de segurança também devem implementar controles em várias camadas e considerar como eles se aplicam a cada ambiente.

Existem mais opções para implementar uma arquitetura de controle de defesa em profundidade em várias nuvens, bem como em ambientes locais. As equipes de segurança e operações devem realmente se concentrar em algumas coisas.

A primeira são as ferramentas que podem ser implementadas centralmente para a criação de políticas e gerenciamento geral. Quanto mais fáceis de gerenciar operacionalmente, mais bem-sucedido será o resultado do projeto da rede.

Alguns controles não serão fáceis de centralizar, incluindo:

  • Criptografia – a maioria das organizações acabará usando as principais ferramentas de gerenciamento de um determinado provedor de nuvem.
  • Todo o gerenciamento de identidade e acesso.
  • Automação – Frequentemente, API e scripts específicos em um ambiente.

Finalmente, eles devem considerar a implementação de uma estratégia de segmentação de rede em várias camadas. Os firewalls tradicionais ainda têm seu lugar para permitir a conectividade de rede entre ambientes locais e em nuvem.

Eles também podem fornecer prevenção de intrusões e outros controles de que muitas empresas precisam hoje. O controle de acesso nativo da nuvem e os controles de segmentação ainda devem ser implementados.

Áreas de foco para uma estratégia de segurança multicloud

Para grandes implantações de nuvem, uma implementação básica de alguns controles nativos da nuvem pode ser valiosa, mas um design de várias nuvens com vários ativos pode realmente se beneficiar de uma visibilidade mais profunda do aplicativo que é aplicada de forma semelhante em todos os ambientes de nuvem.

Isso também pode ajudar na centralização do monitoramento e dos relatórios. Nenhuma ferramenta nativa da nuvem fornece esse nível de introspecção e avaliação de política dinâmica hoje.

Desta forma, as ferramentas adicionais serão necessárias para mapear com precisão quais tipos de tráfego de aplicativos estão sendo vistos e para aplicar uma política centralizada às cargas de trabalho que se comunicam entre várias nuvens e dentro do data center local. Isso geralmente exigirá agentes de endpoint de algum tipo para fornecer a introspecção e a aplicação necessárias.

Um ambiente Multicloud oferece a vantagem de misturar e combinar recursos de nuvem, minimizando os riscos de bloqueio do fornecedor, garantindo alta disponibilidade e segurança. O uso de vários provedores de nuvem também pode reduzir o risco de perda de dados ou tempo de inatividade devido à falha de um único provedor.

Mas, para aproveitar os benefícios de várias nuvens, você precisa projetar, gerenciar e monitorar cuidadosamente sua implantação e custos na nuvem. Entre em contato agora mesmo com a Planus e vamos fazer juntos o melhor caminho para o mundo da computação em múltiplas nuvens.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
1/12/2020

Quais as novas oportunidades de inovação a IOT trará para os negócios?

A Internet das Coisas (IoT) está moldando ativamente os mundos dos negócios [more]

24/11/2020

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

Incêndios, terremotos, inundações, quedas de energia e outros tipos de desastres atingem [more]

24/11/2020

Com as mudanças causadas pela pandemia, como mitigar riscos que prejudicam a empresa?

Quando você pensava que tinha sua rede sob controle, tudo deu errado [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.