As tecnologias como serviço trazem inúmeras vantagens para a empresa – Planus

As tecnologias como serviço trazem inúmeras vantagens para a empresa

27/10/2020

As tecnologias como serviço trazem inúmeras vantagens para a empresa

Onde antes era uma proposta cara e demorada para as empresas adequarem sua infraestrutura de TI, o movimento dos serviços de TI para a nuvem mudou isso. Hoje, uma série de softwares e infraestrutura de computação estão disponíveis sob demanda por meio de serviços de nuvem pública e privada baseados em assinatura.

Neste novo mundo de “Everything as a Service” ou mais comumente chamado de XaaS, as empresas podem adaptar seus ambientes de computação para acomodar mais rapidamente os requisitos de funcionários e clientes em constante mudança.

Os serviços sob demanda permitem que as empresas se concentrem nos negócios e não na infraestrutura e nos sistemas subjacentes, o que as torna capazes de responder a novas oportunidades de negócios mais rapidamente.

Outras vantagens incluem acesso a novas tecnologias e escalabilidade para acomodar mais facilmente às mudanças na força de trabalho. A tecnologia como serviço também oferece a vantagem de transferir custos de capital para despesas operacionais, liberando dinheiro, que as empresas podem usar para outros projetos que geram receita e crescimento.

Muitas empresas já empregam diferentes tecnologias como serviço

Muitas empresas hoje já estão empregando diferentes tecnologias como serviço, a exemplo do Software as a Service (SaaS) para e-mail, contabilidade e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), para citar alguns aplicativos.

O backup e o armazenamento de dados são outra área em que muitas empresas optaram por modelos de uso por pessoa e por mês. Outras plataformas como serviço que as empresas podem considerar incluem:

Plataforma como serviço (PaaS)

O modelo PaaS fornece as ferramentas de hardware e software necessárias para desenvolver e implantar aplicativos. Como o provedor hospeda o hardware e o software em sua infraestrutura, as pequenas empresas não precisam instalar seus próprios.

Desktop como serviço (DaaS)

O DaaS fornece uma infraestrutura de desktop virtual (VDI) que é hospedada por um provedor de serviços em nuvem. Com a virtualização, os usuários de pequenas empresas podem acessar seu desktop a partir de qualquer dispositivo, obtendo acesso a aplicativos, dados e assim por diante.

Infraestrutura como serviço (Iaas)

IaaS fornece recursos de computador, como armazenamento, rede e sistemas operacionais sob demanda por meio de provedores de serviços em nuvem. O Gartner explica: “Os clientes podem auto provisionar essa infraestrutura, usando uma interface de usuário gráfica baseada na Web que serve como um console de gerenciamento de operações de TI para o ambiente geral”.

Recuperação de desastres como serviço (DRaaS)

No caso de um desastre natural, um ataque cibernético ou falha do sistema, o DRaaS ajuda a garantir a continuidade dos negócios. Ele replica e hospeda servidores e aplicativos para minimizar o tempo de inatividade e interrupções.

Segurança como serviço (SECaas)

Até a segurança agora está sendo oferecida como um serviço para que as pequenas empresas possam obter uma série de serviços de hardware e software de segurança abrangentes de um fornecedor que protege contra invasões, vírus, spyware, cavalos de Tróia e muito mais.

Como as tecnologias como serviço pode beneficiar pequenas empresas

As empresas menores se beneficiam excepcionalmente bem com o uso do Xaas, por vários motivos, mas as vantagens mais significativas são:

1.   Eficiência financeiras

As empresas podem obter economias de custo significativas, pois não precisam mais investir em vários programas de software diferentes.

Além disso, do ponto de vista do hardware, eles não apenas evitam ter que comprar servidores caros e equipamentos de armazenamento, mas não precisam mais pagar pelo espaço para mantê-los dentro.

As empresas de diferentes tamanhos podem personalizar seus ambientes de tecnologia para acomodar mudanças rápidas de funcionários e clientes necessidades.

2.   Cibersegurança mais forte

Mais de dois terços (70%) dos ataques de hackers são direcionados a pequenas empresas, 60% das quais fecham seis meses depois de uma violação. Isso coloca a proteção cibernética no topo da lista de itens essenciais para proprietários das empresas.

Os hackers sabem que essas empresas são alvos fáceis, em parte porque preveem uma proteção mais fraca do sistema como resultado de menos recursos financeiros, bem como acesso mais fácil aos dados do cliente e outros ativos.

3.   Maior agilidade

Um dos principais benefícios dos modelos XaaS para as empresas é, sem dúvida, a capacidade de serem mais ágeis. O Estudo de Modelos de Consumo Flexível 2018 divulgado pela Deloitte afirma que 75% dos entrevistados consideram que o XaaS tornou mais fácil e rápido a introdução de novas soluções.

Enquanto isso, 70% disseram que isso lhes deu a chance de usar ferramentas tecnológicas que, de outra forma, consideraram caras demais.

4.   Uso apropriado de dados

Muitos proprietários de empresas ainda fazem escolhas críticas com base na intuição e no instinto. Essa não é a maneira ideal de tomar uma decisão, no entanto, especialmente agora que a disponibilidade de dados nivela os campos de atuação e oferece às empresas o mesmo acesso à inteligência de negócios que as grandes têm.

Aproveitar a oportunidade de usar dados efetivamente requer armazenamento em nuvem considerável para proteger os dados, bem como a capacidade de analisá-los e interpretá-los. O XaaS oferece a oportunidade para empresas que, de outra forma, não teriam acesso ou capacidade de usar big data para fazer isso por custos muito nominais.

5.   Menor Capex e despesas gerais

Cada investimento realizado em tecnologia conta muito para as empresas. As tecnologias como serviço permite que o empresário reduza as despesas gerais e os custos de pessoal em todos os níveis.

Da pessoa de TI que mantém os sistemas internos da melhor maneira possível, ao estagiário de administração que acompanha as entregas usando planilhas e outros sistemas manuais, muitos dos gastos com equipamento de capital e custos fixos podem ser eliminados simplesmente assinando um serviço.

Os benefícios não terminam aqui

Qualquer empresa que planeje crescer ou se expandir se beneficiará de ter acesso a tecnologia de TI de alto nível e à maior oportunidade oferecida pelos serviços de nuvem de negócios.

Aumentar a agilidade dos sistemas da empresa, introduzir soluções eficientes, otimizar o ROI, controlar os tempos de inatividade, melhorar a produtividade e descobrir como as opções de nuvem mais recentes podem ajudar as empresas a serem mais inovadoras e eficientes.

Sua empresa está embarcando em um processo de transformação digital? O time da Planus pode ajudá-lo em cada etapa de sua transição para a nuvem, ajudando a identificar as melhores soluções em potencial e mantendo-o ao longo de cada etapa de implementação.

Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer dúvidas e para ajudar na definição das melhores estratégias que possam garantir a conectividade em alta escala dos seus negócios, garantindo a segurança, alta disponibilidade e a proteção e privacidade de dados.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

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