Quais são as novas ferramentas de identificação de ameaças que prometem detecção inteligente de invasões e anomalias de rede? – Planus

Quais são as novas ferramentas de identificação de ameaças que prometem detecção inteligente de invasões e anomalias de rede?

14/10/2020

Quais são as novas ferramentas de identificação de ameaças que prometem detecção inteligente de invasões e anomalias de rede?

Os últimos 30 anos vimos alguns avanços incríveis da computação em rede. O poder da computação agora é uma mercadoria e as redes se espalham pelo globo. Os smartphones móveis permitem que os usuários façam quase todas as coisas que só poderiam fazer em PCs e agora podem acessar a Internet a partir de seus relógios de pulso.

Ao longo desses avanços tecnológicos, a tecnologia de segurança da informação, é claro, não parou.  Ela melhorou significativamente, especialmente na última década, mas as melhorias não foram substantivas o suficiente para evitar o ritmo crescente de violações de segurança de TI, malware, ataques de IoT e assim por diante.

A necessidade de sistemas de detecção de intrusão de rede de última geração

Muitas dessas melhorias de segurança vieram na forma de aprimoramentos de segurança de perímetro, que incluem firewalls, roteadores, sub-redes e tecnologia de endpoint.

Com os avanços na tecnologia de segurança da informação, tecnologias de Sistema de Detecção de Intrusão (IDS) também surgiram. As soluções IDS detectam exploits de vulnerabilidade contra uma rede, computador ou aplicativo de destino.

As soluções IDS da geração atual usam tecnologias para analisar uma cópia do fluxo de tráfego de rede em uma sub-rede separada para conduzir análises de ameaças. Essas tecnologias garantem que a solução IDS não afete o desempenho da rede de produção, enviando dados de segurança por uma rede de produção.

Porém, as soluções de IDS legadas dessa geração são limitadas pela grande quantidade de dados que precisam analisar e sua falta de viabilidade em infraestrutura pública, como a nuvem.

A tecnologia IDS legada é normalmente composta de um dispositivo ou aplicativo de software que monitora atividades maliciosas ou violações de políticas em uma rede.

Qualquer atividade maliciosa ou violação é relatada a um administrador de segurança ou coletada centralmente por um sistema de Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança (SIEM). As soluções SIEM combinam entradas de várias fontes de segurança para gerar alarmes para atividades maliciosas.

Um fluxo de trabalho IDS da geração atual consiste em:

  1. Coletar metadados de rede e informações de registro.
  2. Centralizar essas informações em uma solução SIEM.
  3. Receber um alerta do SIEM.
  4. Coletar evidências sobre o alerta.
  5. Conectar logicamente os eventos que levam ao alerta.
  6. Responder ao ataque.

Porém, há muitos problemas com fluxos de trabalho de IDS legados, incluindo os custos excessivos de métodos de captura de dados. Isso é ainda agravado pelos esforços manuais significativos necessários para avaliar o grande volume de dados capturados.

Além disso, apesar de todos esses dados, as tecnologias de ferramentas de identificação de ameaças legadas não fornecem o conjunto de dados completo necessário para identificar todas as ameaças potenciais, o que deixa inúmeras lacunas exploráveis na cobertura.

O que é necessário é uma nova abordagem para detecção de intrusão de rede que seja altamente integrada e automatizada, seja capaz de examinar ameaças e comportamentos ilícitos e seja projetada desde o início para fornecer cobertura completa para nuvem, data center e borda da rede.

Para tornar as ferramentas de identificação de ameaças de última geração viáveis para a nuvem e a borda da rede, elas precisam ser fáceis de instalar, implantar e escalar em uma infraestrutura altamente elástica. Eles também precisam ser econômicos para não sobrecarregar esses ambientes com alto volume e dispendiosas transferências de dados brutos.

O que constitui as novas ferramentas de identificação de ameaças?

As novas ferramentas de identificação de ameaças são projetadas para lidar com as limitações das ferramentas de identificação de ameaças da geração legada. Eles usam menos ‘dados brutos’ e investigação manual e, em vez disso, apresentam dados inteligentes e aprendizado de máquina para implementar a análise de tráfego de rede completa.

Isso facilita a cobertura abrangente e a visibilidade de quaisquer atividades e comportamentos indesejáveis que ocorram na rede.

As soluções de IDS baseadas em análise de tráfego de rede podem complementar a proteção do perímetro da rede para fornecer uma abordagem mais holística à segurança da rede que cada abordagem sozinha não pode fornecer completamente.

O objetivo geral é fornecer controles de acesso robustos para evitar o acesso não autorizado. Ele é combinado com o monitoramento ativo de atividades 24 horas por dia, 7 dias por semana, usando análises de tráfego de rede para detectar atividades e comportamentos ilícitos de um invasor que encontrou uma saída para as defesas do perímetro.

Elementos das novas ferramentas de identificação de ameaças de última geração

Quando se trata de aumentar a proteção da segurança de TI, tudo se resume aos dados. As soluções IDS de última geração requerem dados completos e precisos, não dados parciais de amostragem.

A única fonte de verdade para qualquer ambiente de TI é o tráfego de rede. Qualquer acesso ocorre através da rede ou qualquer comportamento malicioso ocorre na rede e pode ser encontrado ou mostrado no tráfego e nos dados.

Isso significa que, para fornecer detecção de ameaças fortes e comportamento ilícito, todo o tráfego da rede e 100% das transações que atravessam a rede devem ser analisados para fornecer visibilidade completa.

Os principais recursos de captura de dados de um IDS de última geração incluem:

  • Captura de dados sem regras
  • Capacidade de capturar 100% das transações
  • Capacidade de lidar com links de rede de mais de 10 GB
  • Captura de níveis de rede Camada 2-7
  • Implantação leve e foco na facilidade de uso, uma vez implantado
  • Nenhum impacto na Qualidade de Serviço (QoS) quando implantado
  • Economicamente viável e operacionalmente viável

Os recursos de IDS acima levam ao requisito de análise de tráfego de rede que pode adquirir informações críticas de pacotes de tráfego completo, mas armazenar e transferir essas informações na forma de metadados inteligentes. O uso de metadados torna a captura e retenção de tráfego muito mais leve e não afeta o desempenho ou o custo da infraestrutura.

As novas ferramentas de identificação de ameaças unem os dados e a plataforma, além da análise avançada, com uso do aprendizado de máquina, para fornecer estatísticas, assinaturas e detecção de ameaças e comportamento de anomalias.

Essas análises darão suporte à detecção, investigação e caça de ameaças e comportamento, e produzirão alertas e gerenciamento de alertas para fornecer orientação sobre o que foi detectado e onde investigar mais.

As soluções de IDS de última geração também protegem contra ameaças e comportamentos que ocorrem quando um cibercriminoso consegue violar o perímetro.

Isso reduzirá o potencial de danos de longo alcance e usará o aprendizado de máquina de alto desempenho para identificar ameaças com precisão e rapidez.

Combinada com segurança de perímetro, a tecnologia IDS de última geração adicionará outra camada de proteção ao arsenal de segurança corporativa para não apenas proteger contra intrusões e comportamentos ilícitos de rede, mas também para implementar medidas ativas para capturar criminosos cibernéticos em ação.

Se você deseja manter os criminosos de computador afastados e os funcionários produtivos, entre em contato com a Planus hoje mesmo para aumentar a segurança de sua rede comercial.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
23/10/2020

Quais são os impactos da nova lei de proteção de dados no armazenamento das informações?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) introduz um regime completamente [more]

14/10/2020

Como aumentar a proteção digital e iniciar uma jornada de performance empresarial

Muitas empresas se tornaram digitais para facilitar diferentes processos, garantindo conveniência para [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.