O foco do processo de backup agora tem um novo foco, recuperação – Planus

O foco do processo de backup agora tem um novo foco, recuperação

6/10/2020

O foco do processo de backup agora tem um novo foco, recuperação

A pandemia COVID-19 teve efeitos de longo alcance em quase todos os aspectos dos negócios. Uma das muitas perguntas que estamos levando em conta neste momento é: Como o planejamento de backup e recuperação mudou?

Supondo que as práticas de backup de dados existentes não tenham mudado, a resposta é um cauteloso “não muito”.

Porém, em situações em que as organizações armazenam fitas de dados e documentos impressos fora do local, práticas como distanciamento social, uso de máscaras faciais, entrega segura de fitas com rotação e lavagem das mãos podem impactar essas atividades. Nestes casos, responderemos à pergunta acima com um “um pouco” igualmente cauteloso.

Plano de backup e recuperação: antes e depois do COVID-19

No pré-COVID, uma organização normalmente faz backup de dados usando software para orquestração de backup, repositórios de armazenamento e recursos de rede para a transmissão de dados de backup.

Os agendamentos de backup garantiram que eles ocorressem de acordo com os requisitos de negócios e tecnologia. Políticas e procedimentos forneceram a base do processo de backup de dados. O processo geral de gerenciamento de dados também inclui recuperação, tecnologia de armazenamento e proteção e destruição de mídia.

As características do novo normal de hoje nos negócios incluem trabalho remoto, distanciamento social, uso de máscaras faciais, limpeza e desinfecção de superfícies e revisão dos conceitos de reuniões, conferências e outras interações comerciais.

Os funcionários que trabalham em casa ou no escritório ainda precisam fazer backup de arquivos diários, revisões de bancos de dados e outros recursos de dados e ainda precisam de acesso a uma variedade de sistemas e outros recursos da empresa.

As empresas devem atualizar e fazer backup periodicamente dos seus recursos de negócios para garantir que tenham um desempenho ideal

Supondo que os departamentos de TI projetaram recursos de acesso remoto suficientemente fortes a tempo para a pandemia, os funcionários que trabalham remotamente não devem ver muita diferença em termos de como trabalham em casa e no escritório – de uma perspectiva tecnológica.

No entanto, outras dinâmicas que surgem do trabalho remoto ainda podem exigir atenção, como contato físico infrequente e ansiedade em relação às avaliações de desempenho.

A organização pode precisar revisar os sistemas e repositórios de backup de dados existentes a partir das métricas operacionais e de capacidade de armazenamento, respectivamente.

A quantidade de dados que uma organização deve fazer backup por funcionário pode mudar conforme a operação da organização muda. As frequências dos backups também podem mudar.

As operações inteligentes de TI devem monitorar proativamente as atividades de backup e armazenamento de dados e modificar os recursos para acomodar as alterações conforme necessário.

Desafios atuais no planejamento de backup e sua recuperação

Organizações com a maioria dos funcionários trabalhando remotamente devem continuar a lidar com o planejamento de backup e principalmente sua recuperação.

Este é talvez o desafio mais significativo que os departamentos de TI enfrentam – mesmo que os funcionários de TI trabalhem remotamente, eles ainda precisam de acesso imediato em tempo real a todos os aspectos de sua infraestrutura de tecnologia.

A liderança de TI entende isso, e as equipes técnicas provavelmente aumentarão seus cuidados em relação ao monitoramento do desempenho de todos os sistemas de TI críticos, incluindo backup e recuperação de dados.

A disponibilidade de recursos de rede – como acesso à Internet – para conectar cada trabalhador remoto com recursos de TI apresenta outro desafio.

Embora os planos de recuperação de rede sempre tenham sido uma atividade importante de TI, com o aumento substancial de funcionários remotos, as demandas por maior largura de banda e menor latência podem continuar a aumentar.

Finalmente, as organizações devem testar os recursos de backup e recuperação de dados com mais frequência – como trimestralmente ou a cada dois meses – para garantir que esses recursos críticos permaneçam operacionais e funcionem conforme necessário em uma emergência.

Conheça como o time da Planus pode ajudá-lo a obter uma melhor compreensão da sua infraestrutura de TI e apoiar suas operações em segundo plano, enquanto você se concentra no crescimento do seu negócio.

Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer dúvidas e para ajudar na definição das melhores estratégias que possam garantir a conectividade em alta escala dos seus negócios, garantindo a segurança, alta disponibilidade e a proteção e privacidade de dados.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.