A pandemia COVID-19 teve efeitos de longo alcance em quase todos os aspectos dos negócios. Uma das muitas perguntas que estamos levando em conta neste momento é: Como o planejamento de backup e recuperação mudou?
Supondo que as práticas de backup de dados existentes não tenham mudado, a resposta é um cauteloso “não muito”.
Porém, em situações em que as organizações armazenam fitas de dados e documentos impressos fora do local, práticas como distanciamento social, uso de máscaras faciais, entrega segura de fitas com rotação e lavagem das mãos podem impactar essas atividades. Nestes casos, responderemos à pergunta acima com um “um pouco” igualmente cauteloso.
No pré-COVID, uma organização normalmente faz backup de dados usando software para orquestração de backup, repositórios de armazenamento e recursos de rede para a transmissão de dados de backup.
Os agendamentos de backup garantiram que eles ocorressem de acordo com os requisitos de negócios e tecnologia. Políticas e procedimentos forneceram a base do processo de backup de dados. O processo geral de gerenciamento de dados também inclui recuperação, tecnologia de armazenamento e proteção e destruição de mídia.
As características do novo normal de hoje nos negócios incluem trabalho remoto, distanciamento social, uso de máscaras faciais, limpeza e desinfecção de superfícies e revisão dos conceitos de reuniões, conferências e outras interações comerciais.
Os funcionários que trabalham em casa ou no escritório ainda precisam fazer backup de arquivos diários, revisões de bancos de dados e outros recursos de dados e ainda precisam de acesso a uma variedade de sistemas e outros recursos da empresa.
Supondo que os departamentos de TI projetaram recursos de acesso remoto suficientemente fortes a tempo para a pandemia, os funcionários que trabalham remotamente não devem ver muita diferença em termos de como trabalham em casa e no escritório – de uma perspectiva tecnológica.
No entanto, outras dinâmicas que surgem do trabalho remoto ainda podem exigir atenção, como contato físico infrequente e ansiedade em relação às avaliações de desempenho.
A organização pode precisar revisar os sistemas e repositórios de backup de dados existentes a partir das métricas operacionais e de capacidade de armazenamento, respectivamente.
A quantidade de dados que uma organização deve fazer backup por funcionário pode mudar conforme a operação da organização muda. As frequências dos backups também podem mudar.
As operações inteligentes de TI devem monitorar proativamente as atividades de backup e armazenamento de dados e modificar os recursos para acomodar as alterações conforme necessário.
Organizações com a maioria dos funcionários trabalhando remotamente devem continuar a lidar com o planejamento de backup e principalmente sua recuperação.
Este é talvez o desafio mais significativo que os departamentos de TI enfrentam – mesmo que os funcionários de TI trabalhem remotamente, eles ainda precisam de acesso imediato em tempo real a todos os aspectos de sua infraestrutura de tecnologia.
A liderança de TI entende isso, e as equipes técnicas provavelmente aumentarão seus cuidados em relação ao monitoramento do desempenho de todos os sistemas de TI críticos, incluindo backup e recuperação de dados.
A disponibilidade de recursos de rede – como acesso à Internet – para conectar cada trabalhador remoto com recursos de TI apresenta outro desafio.
Embora os planos de recuperação de rede sempre tenham sido uma atividade importante de TI, com o aumento substancial de funcionários remotos, as demandas por maior largura de banda e menor latência podem continuar a aumentar.
Finalmente, as organizações devem testar os recursos de backup e recuperação de dados com mais frequência – como trimestralmente ou a cada dois meses – para garantir que esses recursos críticos permaneçam operacionais e funcionem conforme necessário em uma emergência.
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