Colabore em qualquer lugar com segurança – Planus

Colabore em qualquer lugar com segurança

29/09/2020

Colabore em qualquer lugar com segurança

À medida que a pandemia COVID-19 continua a se espalhar e as organizações e governos orientam a maioria dos funcionários a trabalhar em casa, as vulnerabilidades associadas às ferramentas de colaboração têm se destacado.

Mas essa realidade não está restrita ao período de pandemia. Novas ameaças à segurança surgem todos os dias, levando as equipes de TI e de operações a compreender e lidar rapidamente com ameaças significativas à segurança.

Firewalls e outras soluções de segurança tradicionais já não são suficientes, uma vez que as ameaças aos softwares de colaboração no local de trabalho disparam, desde malware, vírus, worms e ransomware até roubo de dados e muito mais.

Os atacantes mal-intencionados têm como alvo ferramentas populares de colaboração e conferência. Por quê? Porque é muito fácil para os adversários fazerem isso. Hackers e cibercriminosos estão perfeitamente cientes das informações confidenciais que são compartilhadas em reuniões virtuais, o que os torna alvos atraentes para serem perseguidos.

Além de ataques diretos, os cibercriminosos estão aproveitando as APIs para obter acesso aos dados por meio de ferramentas de colaboração. Embora a integração com aplicativos de terceiros ofereça muitos benefícios de negócios, a API usada para conectar o software de colaboração com aplicativos de terceiros pode frequentemente ser explorada por um hacker para interceptar dados e comunicações entre os dois aplicativos.

Para as empresas, é importante entender onde estão os riscos

Embora garantir a segurança dos dados seja de fato uma prioridade, as empresas não devem se tornar complacentes em proteger seus aplicativos, sistemas e redes de comunicação em tempo real de missão crítica – incluindo voz sobre IP (VoIP) e comunicações unificadas (UC) – que podem ser diretamente direcionados aos objetivos de ataque ou usados ​​para explorar um novo vetor de ataque em outros aplicativos, sistemas e redes.

Com a convergência das redes de dados, telefonia e colaboração, a onipresença das comunicações em tempo real (incluindo VoIP, UC e telefones celulares) e agora a rápida expansão do trabalho em casa, o hacking deu uma volta completa à medida que os ataques à telefonia aumentaram.

Como resultado, as empresas devem revisitar sua postura de segurança usando uma abordagem holística para garantir a integridade e disponibilidade desses aplicativos e sistemas, bem como a confidencialidade e privacidade de dados sensíveis em redes convergentes e infraestruturas de data center.

É necessária apenas uma conta hackeada para expor os dados em um ambiente colaborativo

Para um ataque virtual, é necessária apenas uma conta hackeada para expor os dados de vários funcionários por meio de software de colaboração, onde o compartilhamento está acontecendo.

Os canais de voz e vídeo, o compartilhamento de tela, as ferramentas de bate-papo, uploads e armazenamento de documentos e muito mais, são muito menos seguros do que os funcionários acreditam.

Aqui estão algumas etapas práticas que as empresas podem realizar para garantir um ambiente de colaboração seguro:

  • Proteja as plataformas de colaboração virtual com o mesmo alto nível de políticas e software de segurança que foram usados ​​com sucesso para proteger e-mail. Além disso, aplique todos os patches de software o mais rápido possível, incluindo atualizações obrigatórias para dispositivos IP do usuário final.
  • Certifique-se de que a autenticação de dois ou vários fatores esteja habilitada para todos os logins.
  • Comunique-se com os usuários e treine-os. Deixe as políticas corporativas claras, juntamente com as consequências quando as contas não são tratadas de forma adequada. Isso inclui o encerramento imediato de contas com base nessas políticas e o uso de automação e análise para ver e resolver ameaças imediatamente.
  • Modernize as ferramentas e tecnologias de monitoramento projetadas para detectar dados confidenciais que podem ser expostos. A proteção de aplicativos baseados em nuvem é completamente diferente dos serviços VPN tradicionais ou distribuídos nas instalações.

O caminho a seguir

Ser capaz de mitigar o efeito de eventos externos e superar as restrições de segurança interna, em parte se resume à utilização de ferramentas adequadas que permitem uma colaboração segura, criando um ambiente confiável para parceiros e comunidades, permitindo assim as habilidades e talentos internos e em todas as organizações para se concentrar na tarefa mais importantes.

A colaboração virtual é algo que só aumentará em todas as empresas. Mesmo com esses riscos enormes, há benefícios significativos e com a postura de segurança correta em vigor, não há necessidade de fazer uma troca ou desistir deste recurso.

Esteja pronto para o novo padrão de trabalho remoto seguro, colaboração e melhores resultados produtivos.

Para garantir um ambiente de colaboração seguro, conte com a ajuda da Planus. Nossos especialistas estão a disposição para esclarecer dúvidas e desenvolver projetos que tem como objetivo garantir as operações essenciais ao seu negócio.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
14/10/2020

Como aumentar a proteção digital e iniciar uma jornada de performance empresarial

Muitas empresas se tornaram digitais para facilitar diferentes processos, garantindo conveniência para [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.