Como manter a segurança de dados em diferentes locais e na nuvem – Planus

Como manter a segurança de dados em diferentes locais e na nuvem

15/09/2020

Como manter a segurança de dados em diferentes locais e na nuvem

As empresas que estão se adaptando a economia digital adotaram as plataformas híbridas, que lhes permitiram implantar produtos e serviços rapidamente para atender à crescente demanda dos clientes.

Ambientes híbridos permitiram às organizações movimentar cargas de trabalho de ecossistemas locais para nuvens públicas e vice-versa, conforme a demanda aumentava e diminuía.

Não há dúvida de que a flexibilidade inerente às arquiteturas híbridas é benéfica para os negócios. No entanto, gerenciar um ambiente que mescla estrutura local com a nuvem é complexo e desafiador se você contar com soluções unidimensionais tradicionais, principalmente no aspecto da segurança de dados.

Proteger os dados e garantir que estejam protegidos requer tecnologia com suporte a várias nuvens para garantir que seus dados organizacionais estejam seguros, com backup e, se necessário, recuperáveis ​​de forma rápida e fácil.

As soluções de backup tradicionais, por exemplo, criadas na era pré-nuvem simplesmente não possuem os recursos de que você precisa para proteger seus dados em um mundo híbrido.

Segurança de dados em um ambiente de arquitetura híbrida

Proteção, segurança e privacidade são os pilares de uma estratégia de proteção de dados em uma arquitetura híbrida, que tem dois objetivos principais.

Em primeiro lugar, é necessário fazer backup dos dados para proteger as organizações contra incidentes de perda de dados e, em segundo lugar, os dados precisam ser protegidos em seus vários locais de armazenamento e enquanto atravessam vários ambientes.

A solução para esse desafio pode ser complexa, mas se certas etapas forem tomadas e a tecnologia certa implantada, a segurança de dados em uma arquitetura híbrida pode ser realizada e gerenciada.

●     Planejamento

Uma arquitetura híbrida significa que seus dados podem ser armazenados no local ou em uma plataforma de nuvem pública. O planejamento do armazenamento de dados antes de implantar seus aplicativos garantirá que você tenha as informações necessárias para implementar uma solução abrangente e robusta de proteção de dados para seus dados.

Se você for armazenar dados em vários locais distintos, as soluções de segurança precisam se integrar a muitos dos principais provedores de plataforma de nuvem pública que estabeleceram parcerias e implantações de proteção de dados.

●     Revise antes de implantar

Nem todas as plataformas em nuvem são criadas iguais. Antes de criar uma arquitetura híbrida com um provedor de serviços de nuvem pública, a prudência determina que alguns cuidados são necessários.

Além de sua empresa, os provedores de nuvem pública devem fazer investimentos significativos em tecnologias de segurança, pois sua subsistência depende disso.

Analisar os recursos de segurança do provedor de nuvem escolhido para garantir que eles tenham as medidas necessárias em vigor para proteger seus dados lhe dará a tranquilidade de saber que seus dados estão seguros.

Além disso, você também precisa garantir que os serviços e aplicativos que deseja implantar em sua plataforma sejam compatíveis e possam ser integrados sem problemas.

●     Retenção e criptografia de dados

O período de tempo que você retém os dados é diretamente proporcional ao nível de risco que você assume. Os padrões de conformidade e governança geralmente ditam a quantidade mínima de tempo que os dados precisam ser retidos.

Uma vez que esta restrição de tempo tenha passado, você deve procurar arquivar ou destruir os dados. Isso não apenas minimizará seu risco, mas também reduzirá custos e simplificará o gerenciamento de seus vários ambientes.

Finalmente, os dados devem ser criptografados em trânsito e em repouso. Isso não é apenas aconselhável para quaisquer dados sendo armazenados ou transmitidos por meio de uma arquitetura híbrida, é uma boa prática garantir que seus dados sejam criptografados em qualquer lugar.

Ataques de phishing, vulnerabilidades de aplicativos e outras ameaças afetam sua organização todos os dias. Adicionar uma camada extra de proteção criptografada ajuda muito a garantir que seus dados sejam privados e seguros caso um sistema venha a sofrer uma violação de dados.

Um plano de segurança de dados é construído seguindo um processo que começa com a análise do seu negócio

Essa análise ajuda as empresas a entender cada um de seus serviços, as dependências desses serviços e quais partes da empresa geram mais receita. Coincidentemente, são as informações idênticas de que uma organização precisa quando busca planejar, desenvolver e executar um plano de crescimento de negócios.

Além disso, a busca contínua por flexibilidade nos faz mover continuamente dados de um ambiente gerenciado de forma independente para outro. No processo de fornecer conveniência superior, esse ambiente só aumentou a importância da segurança de dados em uma arquitetura híbrida, pois os cibercriminosos agora têm vários vetores de ataque à sua disposição.

Se você ainda não conhece nossas soluções de Segurança e Proteção de Dados essa é uma ótima oportunidade para tirar suas dúvidas. Temos consultores especializados a disposição para esclarecer como garantir a alta performance e eficiência do seu negócio. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
15/09/2020

A segurança dos dados deve ser a maior estratégia da empresa

A segurança de dados é altamente relevante entre as empresas, especialmente no [more]

9/09/2020

Quais os novos modelos de negócios a indústria 4.0 trará para as empresas

Não são apenas a tecnologia e os processos que a Indústria 4.0 [more]

8/09/2020

Indústria 4.0: Impondo novos padrões de produção inteligente

A Indústria 4.0 transforma a maneira como as empresas fabricam e comercializam [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.