A segurança dos dados deve ser a maior estratégia da empresa – Planus

A segurança dos dados deve ser a maior estratégia da empresa

15/09/2020

A segurança dos dados deve ser a maior estratégia da empresa

A segurança de dados é altamente relevante entre as empresas, especialmente no crescente mercado digital. A preocupação com a segurança de dados engloba a privacidade e proteção de dados e envolve a coleta e o uso de dados e sua acessibilidade para vários usuários dentro da rede organizacional.

Os sistemas de segurança de dados são aplicados em todas as infraestruturas de armazenamento das empresas visando garantir que os dados possam ser recuperados sem o risco de perdê-los quando ocorrerem ataques ou travamentos do sistema.

Na prática, existem diferentes aspectos do gerenciamento de dados que precisam de proteção e as empresas precisam identificar as lacunas em sua arquitetura de segurança de dados.

Segurança de dados como vantagem competitiva e um requisito de negócio

Uma empresa desenvolve a segurança de dados demonstrando integridade, transparência e compromisso com a coleta, processamento e armazenamento de dados, baseando-se principalmente no compromisso estratégico de proteger a privacidade dos clientes.

Empresas proativas com visão de futuro reconheceram isso e integraram a segurança de dados como uma parte central de sua estratégia de negócios. Vamos direto ao ponto: a proteção de dados é complexa, mas também cria uma vantagem competitiva.

Garantir a proteção de dados é um desafio particularmente difícil para as empresas hoje. Os anos anteriores já tiveram bastante destaque em termos de incidentes e ataques virtuais, porém, casos atuais tiveram um impacto enorme na reputação e nas finanças de algumas empresas.

Além disso, o grande número de regulamentações que as empresas devem cumprir aumentou rapidamente em um curto período, com políticas específicas adicionando camadas de complexidade às operações de segurança de dados da maioria das organizações.

Empresas em todos os lugares estão acordando para a necessidade de reforçar sua abordagem de como lidam com dados de funcionários e clientes. A conformidade com a Lei Geral de Dados (LGPD) será apenas o começo.

De fato, os consumidores também estão estimulando as organizações a agir, exigindo saber se seus dados estão sendo tratados com segurança. Esses consumidores elevaram o padrão em termos do que esperam das organizações.

Falhas de segurança de dados agora significam ações judiciais coletivas e grandes prejuízos financeiros e de imagem. A LGPD não só exige que as organizações notifiquem as autoridades quando suspeitarem de uma violação, mas também impõe multas pesadas que podem inviabilizar qualquer negócio.

Implementar melhores práticas para garantir a segurança dos dados é o melhor caminho para as empresas

Não é mais seguro presumir que a empresa não vale a pena ser atacada. De acordo com dados de 2019, mais de 40% dos ataques cibernéticos são direcionados a pequenas empresas porque elas não têm ou não acreditam que precisam de um programa de segurança completo.

Se você for uma empresa, independente do seu tamanho ou segmento do mercado, precisa entender que implementar as práticas recomendadas em relação a segurança dos dados é o melhor caminho para garantir a sobrevivência do negócio.

Coisas que as empresas podem fazer:

  • Implante um software antivírus de classe empresarial.
  • Crie e implemente um programa de gerenciamento de patch.
  • Crie e implemente um programa de backup e recuperação.
  • Teste e valide backups.
  • Considere a compra de uma solução de resposta a incidentes de um provedor de serviços confiável.
  • Considere investir em uma solução de proteção de e-mail.
  • Treine sua equipe e certifique-se de que a segurança seja discutida com antecedência e com frequência.

As organizações precisam nutrir uma cultura interna para categorização de dados e avaliação de risco. Executivos e partes interessadas dos negócios, bem como líderes de TI, devem compreender totalmente os riscos de segurança e privacidade associados aos dados que criam, consomem e manipulam.

Todos precisam de ferramentas e processos integrados em seu fluxo de trabalho diário para ajudar a reconhecer facilmente os riscos de privacidade e implantar proteções.

Onde sua empresa está quando se trata de implementar os requisitos de segurança de dados?

Você pode estar pensando: “É mais fácil falar do que fazer”. Se sim, então você é como muitas outras empresas. Numerosas diretrizes nacionais e internacionais e a lei de proteção de dados exigem uma ampla gama de medidas de segurança que afetam não apenas sua organização e processos, mas também sua infraestrutura.

Onde sua empresa está atualmente em termos de implementação da estratégia de segurança de dados?

  • Você ainda está no início deste processo, gostaria de implementar uma infraestrutura de segurança de dados eficaz em sua empresa e precisa de informações sobre o que deve ser considerado?
  • Você está em processo de adaptação de processos em sua empresa e não sabe o que deve ser levado em consideração na implementação de acordo com as normas de segurança e proteção de dados?
  • Ou você já definiu uma estratégia adequada e tem uma equipe de segurança de dados que é responsável pela proteção de dados, mas você gostaria de saber quais ferramentas podem ser usadas para monitorar de forma mais eficiente a conformidade dos dados com os requisitos legais e regulamentares?

Então definitivamente você deveria entrar em contato com a Planus!

Se você ainda não conhece nossas soluções de Segurança e Proteção de Dados essa é uma ótima oportunidade para tirar suas dúvidas. Temos consultores especializados a disposição para esclarecer como garantir a alta performance e eficiência do seu negócio. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
29/09/2020

Colabore em qualquer lugar com segurança

À medida que a pandemia COVID-19 continua a se espalhar e as [more]

29/09/2020

Como manter as aplicações essenciais para o negócio nesse momento de crise

O impacto significativo do COVID-19 levou as empresas a embarcar em uma [more]

22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.