Indústria 4.0: Impondo novos padrões de produção inteligente – Planus

Indústria 4.0: Impondo novos padrões de produção inteligente

8/09/2020

Indústria 4.0: Impondo novos padrões de produção inteligente

A Indústria 4.0 transforma a maneira como as empresas fabricam e comercializam seus produtos. Com uma rede de computadores e trocas de dados, os processos podem ser automatizados e a produção torna-se mais eficiente. Para que isso aconteça, os padrões são essenciais para permitir que tecnologias inteligentes e autônomas operem de maneira contínua e segura.

Mais do que apenas uma palavra da moda, a Indústria 4.0 marca uma mudança em direção à automação e troca de dados em tecnologias de manufatura. Ele cria um ecossistema conectado para manufatura integrando computação, rede, segurança e processos físicos.

Pense em computadores que podem “falar” uns com os outros ou robôs que movem produtos sem o envolvimento de humanos. Sua empresa pode aproveitar a onda da mudança e tornar-se pronta para a Indústria 4.0 usando soluções de manufatura inteligentes.

O que é manufatura inteligente?

Imagine uma fábrica onde os robôs se comunicam entre si, os problemas potenciais são diagnosticados e corrigidos antes que as máquinas falhem e as programações de fabricação são ajustadas automaticamente para atender aos pedidos de última hora.

A manufatura inteligente ajudará sua empresa:

  • Obter uma produção altamente adaptável, ágil e escalável.
  • Obter recursos para atender mais clientes globais com requisitos mais elevados e melhore a confiança do cliente.
  • Lidar com a escassez de mão de obra através do aumento da produtividade e eficiência, bem como atender às necessidades dos clientes, otimizando o processo de fabricação.
  • Encontrar novos fluxos de receita transformando modelos de negócios e expandindo para novas áreas de negócios (como integração de software).

Quem está envolvido na Manufatura Inteligente:

  • Fabricantes
  • Integradores de sistema
  • Provedores de solução

Como os padrões apoiam a manufatura inteligente

A implementação inteligente da Indústria 4.0 é caracterizada por um nível sem precedentes de automação com amplo uso da Internet. Sistemas diferentes precisam se comunicar e interagir uns com os outros.

As interfaces devem ser harmonizadas para que isso tenha sucesso. Isso, por sua vez, pressupõe que o design dessas interfaces seja baseado em padrões devidamente coordenados internacionalmente.

As principais funções humanas são as de desenvolvedores e usuários que controlam, monitoram e, se necessário, intervêm nos processos em andamento. A interação e a comunicação entre as fábricas (e suas máquinas) transcendem os limites operacionais e da empresa.

Trata-se de um processo de padronização que pré-define os mecanismos de cooperação e que agora define a indústria. As chamadas arquiteturas tecnológicas são definidas para este propósito: modelos ideais que fornecem a estrutura para o desenvolvimento, integração e operação dos sistemas técnicos relevantes.

Portanto, a padronização é de importância central para o sucesso futuro do projeto Indústria 4.0. Ela requer integração sem precedentes de sistemas entre domínios e limites de hierarquia e fases do ciclo de vida.

Conectividade

Aplicar os mesmos padrões de conectividade a todas as suas máquinas e equipamentos garante que eles falem o mesmo idioma e sejam interoperáveis. Como muitos fabricantes, você pode usar uma mistura de equipamentos novos e antigos de diferentes fornecedores.

A implementação de padrões de conectividade permite conectividade contínua em tempo real e mantém as operações e processos de fábrica funcionando sem problemas.

Segurança

Os padrões de segurança cibernética implementam práticas e sistemas robustos para aprimorar a segurança da transferência de dados. Você ficará tranquilo sabendo que a transferência de dados entre máquinas e aplicativos em sua fábrica é segura. Isso aumenta a confiança de seus clientes e fornecedores em sua empresa.

Automação

A aplicação de padrões de tecnologia para monitorar, controlar e executar a produção e entrega de produtos e serviços. As áreas de aplicação incluem: diagnóstico, manutenção, gerenciamento de ciclo de vida, integração de sistemas, otimização, gerenciamento de segurança. A cibersegurança também é um problema de automação transversal.

Novos padrões que definem o crescimento das empresas

A Indústria 4.0 apresenta muitas oportunidades interessantes para as empresas. Conforme sua organização embarca nessa jornada, os padrões irão facilitar a troca de informações, otimizar a eficiência, melhorar a qualidade e garantia, bem como aumentar a velocidade, segurança e flexibilidade.

Em essência, as tecnologias que tornam a Indústria 4.0 possível alavancam dados existentes e amplas fontes de dados adicionais, incluindo dados de ativos conectados para ganhar eficiência em vários níveis, transformar processos de fabricação existentes, criar fluxos de informação ponta a ponta em toda a cadeia de valor e realizar novos serviços e modelos de negócios.

Para garantir a segurança da manufatura inteligente e ao mesmo tempo preservar a flexibilidade e a produtividade das empresas, os especialistas da Planus estão à disposição para esclarecer dúvidas e para ajudar na definição das melhores estratégias do seu negócio. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
29/09/2020

Colabore em qualquer lugar com segurança

À medida que a pandemia COVID-19 continua a se espalhar e as [more]

29/09/2020

Como manter as aplicações essenciais para o negócio nesse momento de crise

O impacto significativo do COVID-19 levou as empresas a embarcar em uma [more]

22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.