“Se você não sabe para onde está indo, qualquer estrada o levará até lá.” Essa mesma falta de percepção tem atormentado as organizações de TI desde os primeiros dias da computação, levando à ineficiência e desperdício de capital, problemas de desempenho incômodos e problemas de disponibilidade confusos que podem ser caros e demorados para resolver.
É por isso que o monitoramento de TI tem sido um elemento essencial de qualquer estratégia de TI corporativa, para supervisionar e orientar como manter a produtividade e funcionalizada do ambiente. Os administradores de TI e equipes devem rastrear as métricas ao longo do tempo para garantir que a organização de TI mantenha o nível necessário de produção, usando tendências para validar atualizações e mudanças de infraestrutura muito antes que os aplicativos e serviços sejam afetados.
Ao mesmo tempo, os alertas em tempo real permitem que os administradores respondam a problemas imediatos que podem prejudicar os negócios. Como parte deste cenário, há algumas considerações cruciais a serem lembradas ao projetar o monitoramento de sua infraestrutura de TI.
O monitoramento de TI empresarial usa instrumentação baseada em software, como APIs e agentes, para reunir informações operacionais sobre hardware e software em toda a infraestrutura da empresa.
Outros avanços no monitoramento de TI incluem o aumento do monitoramento em tempo real e do monitoramento de tendências / preditivo.
O monitoramento em tempo real não é apenas uma questão de os agentes encaminharem os dados coletados e enviarem alertas aos administradores de TI. Em vez disso, o objetivo é transmitir informações contínuas em tempo real onde possam ser coletadas, analisadas e usadas para tomar decisões informadas sobre eventos imediatos, bem como avaliar tendências ao longo do tempo.
Os dados são coletados da infraestrutura, mas com o avanço tecnológico, com estruturas modernas e cada vez mais resilientes e distribuídas, os dados coletados dos aplicativos podem ser mais valiosos para a equipe de Service Care.
Esse monitoramento emprega uma abordagem mais analítica para alertas e limites, com técnicas como análise de classificação e análise de regressão usadas para tomar decisões inteligentes sobre sistemas normais e anormais e comportamentos de aplicativos.
A análise de classificação organiza os pontos de dados em grupos ou clusters, permitindo que eventos fora da classificação sejam facilmente identificados para uma avaliação mais detalhada.
A análise de regressão geralmente toma decisões ou previsões com base em eventos ou comportamentos passados. As distribuições normais representam eventos com base na probabilidade para determinar a média e as variações (desvios-padrão), permitindo também que eventos incomuns sejam encontrados de forma rápida e eficaz.
Quando uma organização esclarece as metas ou motivos do monitoramento, ela restringe as opções e limita a proliferação de ferramentas de monitoramento diferentes implantadas em toda a empresa.
Uma boa estratégia, em última análise, economiza dinheiro, conserva recursos de TI limitados, acelera a solução de problemas e a recuperação e reduz a carga de gerenciamento de várias ferramentas.
Com o portfólio IT 360 a Planus garante, não só a continuidade dos negócios, como também um gerenciamento dos dados de forma proativa e inteligente, fazendo com que sua empresa tenha maior facilidade de gerar informações e ganhos estratégicos na escala de negócios.
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