Cloud: como escalar de forma fácil e flexível – Planus

Cloud: como escalar de forma fácil e flexível

25/08/2020

Cloud: como escalar de forma fácil e flexível

Ao migrar para a nuvem, as empresas experimentam uma enorme flexibilidade que resulta na economia de dinheiro e tempo para os negócios. Quando sua demanda aumenta, é fácil escalar para acomodar a nova carga.

Conforme as coisas se estabilizam novamente, você pode diminuir a escala de acordo. Isso é muito significativo porque a computação em nuvem usa um modelo de pagamento conforme o uso.

Tradicionalmente, os profissionais adivinham suas necessidades de capacidade máxima e compram tudo com antecedência. Se superestimarem, eles pagam pelos recursos não utilizados. Se eles subestimarem, eles não terão os serviços e recursos necessários para operar com eficácia.

Com o dimensionamento da nuvem, no entanto, as empresas obtêm a capacidade de que precisam e simplesmente pagam com base no uso. Essa natureza on-demand é o que torna a nuvem tão atraente. Você pode começar pequeno e ajustar conforme avança. É rápido, é fácil,

Os benefícios da nuvem escalonável são claros

Você pode apoiar o crescimento dos negócios sem fazer alterações caras ou oportunas em sua configuração atual. Com um provedor de nuvem gerenciada, é rápido e fácil obter os recursos de que você precisa conforme a necessidade, e você não está limitado pelo tamanho do rack do seu servidor.

Em outras palavras, um dimensionamento rápido, inteligente e acessível exige mais do que um aumento no interesse do cliente, mais do que ótimos produtos e uma cultura preparada para o crescimento. Também requer sistemas que aumentam e diminuem para atender às necessidades de seus clientes e equipes, assim que essas necessidades surgem.

Mas como escalar de forma fácil e flexível?

Precisamos permitir que nossa infraestrutura cresça e diminua para atender ao tráfego e à demanda em termos de número de solicitações que ocorrem durante as operações de negócio. Para esse propósito, o escalonamento é uma abordagem comum ao executar na nuvem, aproveitando o hardware comum.

Claro, você não pode simplesmente esperar adicionar outra instância sem ter que fazer algum trabalho em segundo plano. Reconhecendo que configurar manualmente essa ‘mágica’ em segundo plano seria muito demorado e complicado, os provedores de nuvem já fazem isso para você.

Eles se esforçam para tornar sua plataforma de nuvem o mais simples possível e fornece ferramentas como o escalonamento automático para permitir que você faça escalonamento com base em, por exemplo, níveis de utilização da CPU.

1.    Implemente escalonamento automático

O escalonamento automático funciona pela definição de políticas ou marcos específicos de TI que irão acionar automaticamente a criação de uma nova instância ou a expansão de uma já existente, eliminando a necessidade de monitorar constantemente o tráfego e os recursos usados ​​por cada aplicativo.

Você pode usar várias políticas para o mesmo serviço ou aplicativo para aumentá-lo ou reduzi-lo com base em parâmetros criados com base em eventos específicos. Por exemplo, se você sabe que um aplicativo sempre apresenta alto uso à noite e baixo uso pela manhã, pode criar uma política baseada em agendamento que aumenta o número de nós à noite e diminui no dia seguinte.

Além disso, você pode criar gatilhos de escalonamento automático para os eventos que não prevê.

2.    Use balanceamento de carga

Os balanceadores de carga oferecem outra forma automática de escalonamento, distribuindo cargas de trabalho em vários nós para maximizar os recursos. Um balanceador de carga aceitará todo o tráfego de entrada do aplicativo e, em seguida, atua como um guia para encontrar a melhor instância para cada solicitação de entrada que utilizará melhor os recursos disponíveis.

Ao lidar com um pico de usuários ou consumo de recursos, por exemplo, o balanceamento de carga tenta equilibrar suas cargas de trabalho entre todos os nós disponíveis para equalizar os recursos não utilizados.

Os balanceadores de carga geralmente monitoram continuamente a integridade de cada instância para garantir que ela envie tráfego apenas para instâncias íntegras e podem mover cargas de trabalho que consideram pesadas para um nó específico, em vez de encontrar um nó menos sobrecarregado.

3.    Empregue contêineres com orquestração

A beleza dos contêineres é a capacidade de implantar muitas instâncias de aplicativo idênticas, que, quando combinadas com seu baixo uso de recursos, tornam os contêineres uma ótima maneira de escalonar certos microsserviços.

Sistemas de orquestração de contêineres oferecem gerenciamento e coordenação automatizados de contêineres, o que permite serviços automatizados como colocação automática (semelhante ao balanceamento de carga) e replicação automática (semelhante ao escalonamento automático) para permitir mais facilmente uma pilha de contêineres em escala.

Os contêineres não são perfeitos para todos os aplicativos, por isso é importante avaliar seus aplicativos atuais para determinar quais são adequados para a conteinerização.

4.    Teste, teste e teste novamente

Seu ambiente de nuvem pode ser escalonável, mas o aplicativo que você deseja escalar é capaz de fazer isso? O teste de escalabilidade é uma parte crucial do crescimento e deve ser feito continuamente para evitar gargalos no futuro.

Certifique-se de adicionar tempo extra no final do ciclo de desenvolvimento de seu aplicativo para testar a escalabilidade e garantir que você não tropece em grandes problemas ao dimensionar esse aplicativo posteriormente.

A capacidade de atender às demandas de sua empresa é o que torna a nuvem tão poderosa

Ao cortar os laços que o prendem à sua infraestrutura física, seja parcialmente com um ambiente de nuvem híbrida ou totalmente, você pode se concentrar na construção de sua infraestrutura de uma forma mais proativa, eficiente e econômica.

Ao aproveitar a escalabilidade de seu ambiente de nuvem por meio dos métodos eficientes, fáceis e flexíveis, você pode crescer mais rápido e facilmente e permanecer ágil o tempo todo.

Você sabia que o time da Planus pode ajudá-lo a desenvolver um ecossistema de tecnologia escalável para sua empresa, enquanto você se concentra no crescimento do seu negócio?

Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer dúvidas e para ajudar na definição das melhores estratégias que possam garantir uma arquitetura tecnológica de alta escala dos seus negócios, garantindo a segurança, alta disponibilidade e a proteção e privacidade de dados.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
15/09/2020

Como manter a segurança de dados em diferentes locais e na nuvem

As empresas que estão se adaptando a economia digital adotaram as plataformas [more]

15/09/2020

A segurança dos dados deve ser a maior estratégia da empresa

A segurança de dados é altamente relevante entre as empresas, especialmente no [more]

9/09/2020

Quais os novos modelos de negócios a indústria 4.0 trará para as empresas

Não são apenas a tecnologia e os processos que a Indústria 4.0 [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.