A Infraestrutura como serviços auxilia na diminuição de indisponibilidade – Planus

A Infraestrutura como serviços auxilia na diminuição de indisponibilidade

18/08/2020

A Infraestrutura como serviços auxilia na diminuição de indisponibilidade

Cada vez mais as empresas estão preferindo a Infraestrutura como Serviço (IaaS), dentro do contexto da computação em nuvem, para seus requisitos de TI, principalmente devido à sua capacidade incomparável de reunir e compartilhar recursos que estão espalhados por todo o mundo.

Para se ter uma ideia, a previsão é que o ano de 2021, o valor consolidado global dos serviços de computação em nuvem deve ultrapassar a marca de US $ 240 bilhões. A tecnologia é imensamente popular, pois permite às empresas a conveniência de eliminar gastos desnecessários e excessivos com:

  • Aquisição e reposição de infraestrutura de tecnologia
  • Treinamento e transferência de conhecimento
  • Aquisição e atualização de Software

Uma tecnologia em constante evolução, a computação em nuvem capacitou empresas de diferentes tamanhos a acessar uma estrutura computacional aplicada aos processos de negócios, bem como aprimorar seus recursos de infraestrutura, tudo por uma fração do que custaria de forma tradicional.

Isso é obtido essencialmente por meio do compartilhamento de requisitos corporativos de computação e armazenamento em escala global que reduz os custos indiretos.

As estratégias de infraestrutura como serviços levaram a computação aplicada à negócios para o próximo nível, capitalizando na imensa estrutura de Internet que está disponível hoje

Algumas das vantagens destacadas que as empresas podem esperar de uma solução de infraestrutura como serviço incluem:

  • Otimização
  • Eficiência operacional
  • Capacidades Colaborativas
  • Soluções Tolerantes a Falhas
  • Custos Reduzidos
  • Rapidez

Não é surpreendente, portanto, que essa inovação tecnológica esteja encontrando sua aplicação em uma variedade de campos e domínios, incluindo a continuidade dos negócios e a recuperação de desastres.

Desta forma, numerosas empresas comerciais de vários tamanhos nos setores público e privado possuem uma estrutura computacional tendo como base a Infraestrutura como Serviço para proteger seus dados e operações.

O principal objetivo dessa arquitetura computacional na nuvem é garantir a continuidade dos negócios e evitar que as organizações sofram danos substanciais na forma de perdas de receita, reputação, participação de mercado, perspectivas de crescimento e muito mais.

A alta disponibilidade das empresas por meio da IaaS

Iniciativas visando garantir a alta disponibilidade das empresas, a exemplo da Recuperação de Desastres por meio da nuvem, tem aproveitado os vários benefícios das soluções de Infraestrutura como Serviço para mitigar o impacto de desastres naturais e causados ​​pelo homem nos negócios por meio de destruição, perda de vidas e danos ao meio ambiente.

As atividades da empresa estão sempre vulneráveis ​​a ameaças internas e externas que podem:

  • Interferir com os procedimentos operacionais
  • Causar insatisfação do cliente
  • Impactar receitas da empresa
  • Prejudicar a marca e a reputação da organização

Os avanços e inovações tecnológicas, juntamente com sistemas robustos e conexões de alta velocidade, tornaram imperativo que as organizações projetam arquiteturas operacionais que possam ser restaurados rapidamente. O tempo de inatividade zero é o objetivo final da continuidade dos negócios.

Os backups de dados, por exemplo, têm o objetivo importante de proteger os dados da empresa contra problemas, erros humanos, falhas de hardware e impacto de desastres naturais e causados ​​pelo homem.

A recuperação de desastres basicamente cria estratégias de computação distribuída e armazenamento centralizado. Seus objetivos de recuperação se concentram em três categorias principais – dados, sistemas e aplicativos.

Na maioria das vezes, as situações de emergência pegam as organizações completamente inconscientes, deixando ao pessoal de gerenciamento de desastres muito pouco tempo para se adaptar e agir de acordo com a situação.

Portanto, restaurar as operações que estão no centro da estrutura de negócios de uma organização, bem como as funções auxiliares, é essencialmente o objetivo de qualquer estratégia infalível de alta disponibilidade.

Garanta a continuidade de negócios com o serviço IaaS

Com sua capacidade de oferecer ambientes operacionais escalonáveis, comoditizados e virtualizados de capacidade quase infinita, e com seu modelo de custos baseado em opex característico, o IaaS pode:

  • Permitir que novas organizações invistam em hardware sem capital inicial.
  • Apoiar a rápida expansão organizacional por meio da velocidade de provisionamento sob demanda.
  • Aumentar o tempo de chegada ao mercado por meio de implantações aceleradas.
  • Permitir o alinhamento de recursos às necessidades de negócios, especialmente onde as demandas de infraestrutura podem ser voláteis.
  • Eliminar a dor de uma atualização substancial do legado.
  • Criar as bases para a continuidade dos negócios.
  • Facilitar o planejamento e orçamento por meio de maior certeza de custos.
  • Incentivar um foco maior na agregação de valor na linha de frente, em vez de na atividade de “manter as luzes acesas”.

Mais e mais empresas estão migrando para a nuvem para evitar que suas operações de negócio sejam comprometidos. No entanto, não existe uma estrutura  genérica que sirva para todos e a solução ideal deve ser baseada nas necessidades específicas dos desafios operacionais de uma organização.

Dito isso, não se pode negar que a continuidade do negócio baseada na computação em nuvem é uma virada de jogo que está levando a resiliência organizacional a um nível totalmente novo. O resultado são clientes satisfeitos que se traduzem em lucros, valor da marca e oportunidades de crescimento.

Você sabia que o time da Planus pode ajudá-lo a manter o ecossistema da sua empresa, enquanto você se concentra no crescimento do seu negócio?

Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer dúvidas e para ajudar na definição das melhores estratégias que possam garantir a conectividade em alta escala do seu negócios, garantindo a segurança, alta disponibilidade e a proteção e privacidade de dados.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
2/12/2020

Como a IOT pode proporcionar operações mais inteligentes?

Se você já ouviu a frase “Internet of Things” ou viu a [more]

1/12/2020

Quais as novas oportunidades de inovação a IOT trará para os negócios?

A Internet das Coisas (IoT) está moldando ativamente os mundos dos negócios [more]

24/11/2020

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

Incêndios, terremotos, inundações, quedas de energia e outros tipos de desastres atingem [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.