Gerencie a rede da organização para garantir a continuidade do negócio – Planus

Gerencie a rede da organização para garantir a continuidade do negócio

11/08/2020

Gerencie a rede da organização para garantir a continuidade do negócio

Eventos problemáticos acontecem e as organizações precisam ser capazes de lidar quando as coisas dão errado. A resiliência dos negócios sempre exigiu que as organizações considerassem muitos elementos diversos, instalações, pessoas, fornecedores, equipamentos e ferramentas.

No entanto, a TI se tornou um componente tão importante em quase todos os processos de negócios que merece atenção especial. Onde antes o foco principal era o backup de dados ou a manutenção de sistemas em execução no caso de falha do componente, a atenção agora se voltava para as redes.

A internet mudou o conceito dos negócios

As organizações são geograficamente distribuídas: eles estão diretamente conectados à sua cadeia de suprimentos e clientes e parte de sua TI está na nuvem e seus funcionários são móveis e remotos.

Em um futuro não muito distante, as organizações também estarão conectadas a uma infinidade de pequenas coisas. Os dados coletados na Internet das Coisas afetarão diretamente operações e processos.

A conectividade não é mais simplesmente útil, é essencial para a vida profissional e pessoal dos indivíduos. Permite o fluxo de dados que é a força vital de todos os processos de negócios. A conectividade contínua é assumida, então, o que acontece com os negócios quando as redes falham?

Isso depende dos negócios e de seus processos, tanto quanto da tecnologia usada para ajudá-los a continuar funcionando. A primeira coisa que qualquer organização deve fazer é uma avaliação de onde e quanto eles dependem da conectividade.

Em seguida, eles podem avaliar qual tecnologia e resiliência são necessárias para diminuir o impacto de qualquer interrupção. Há várias dimensões nessa avaliação, pois não é apenas um on / off binário, pois o custo da adição de capacidade para fornecer níveis mais altos de resiliência pode aumentar rapidamente.

A necessidade da continuidade dos negócios

Em primeiro lugar, quais processos de negócios realmente  dependem da conectividade? Quanto tempo esses processos podem lidar sem conexão? Com que rapidez você precisa saber que há um problema?

Normalmente, os problemas serão resolvidos automaticamente por algum nível de failover, mas a redundância completa será cara e, para a maioria, é um custo indesejável. Então, o que é necessário para ‘sobreviver’? Quanta capacidade é necessária? Qual é o custo comercial da interrupção versus o custo da recuperação?

Eles podem ser avaliados para a maioria dos processos de negócios e, em seguida, a capacidade resiliente necessária para a organização pode ser determinada pela classificação de aplicativos importantes pelo nível de confiança na rede da seguinte maneira:

●     Crítico

Ou seja, o que é necessário para permanecer em operação minuto a minuto, aplicativos em que a falta de rede interromperia imediatamente as vendas ou a fabricação.

●     Essencial

Estas são as coisas que podem ser limitadas ou até mesmo reduzidas por um curto período de tempo, mas são importantes demais a longo prazo, por exemplo, folha de pagamento e contas.

●     Necessário

Aplicativos que suportam operação produtiva ou eficiente – muitos elementos de comunicação entre indivíduos podem se enquadrar nessa categoria.

●     Desejável

Coisas que não serão perdidas em curto prazo. As linhas entre informações razoavelmente úteis e mais importantes estão se esvaindo, mas para grande parte da comunicação de dados de TI, as organizações devem poder lidar com menos capacidade e uso da rede por um tempo quando algo der errado.

Com base nesse entendimento das necessidades, a resiliência da rede pode ser planejada para atender pragmaticamente aos requisitos de continuidade de negócios, fazendo uso inteligente de todos os recursos de rede de área ampla disponíveis.

A tecnologia para fazer isso vem cada vez mais de equipamentos inteligentes de roteamento e rede que podem fornecer failover para redes de área ampla. Isso requer sistemas que possam combinar inteligentemente várias formas de conectividade, fazer isso de maneira integrada e com segurança.

O papel do gerenciamento de rede na garantia pela continuidade do negócio

Uma organização resiliente precisa aplicar algum nível de failover para lidar com os inevitáveis ​​problemas de rede que ocorrerão.

Sem nenhuma despesa poupada, a solução para resiliência são várias conexões independentes, redundantes e equivalentes. Na prática, isso pode ser uma rota cara, mesmo quando feita de maneira inteligente. No entanto, se o investimento for muito baixo, o corte de processos críticos em rede afetará gravemente os negócios.

O avanço dos recursos utilizados para o gerenciamento de redes estão criando novas oportunidades para lidar com a continuidade dos negócios e a resiliência da rede de uma maneira mais econômica do que nunca.

Portanto, as organizações precisam continuar avaliando o impacto da perda de conectividade de processos críticos de negócios. Em seguida, eles podem garantir que implementaram algo para mitigar qualquer perda, antes que realmente precisem.

E para ajudar no desafio de gerenciar sua rede e garantir a alta disponibilidade do seu negócio, o time da Planus está sempre disponível.

Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer dúvidas e para ajudar na definição das melhores estratégias que possam garantir a conectividade em alta escala do seu negócios, garantindo a segurança, alta disponibilidade e a proteção e privacidade de dados.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
29/09/2020

Colabore em qualquer lugar com segurança

À medida que a pandemia COVID-19 continua a se espalhar e as [more]

29/09/2020

Como manter as aplicações essenciais para o negócio nesse momento de crise

O impacto significativo do COVID-19 levou as empresas a embarcar em uma [more]

22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.