A pandemia acelerou os processos digitais e consequentemente os riscos aos negócios – Planus

A pandemia acelerou os processos digitais e consequentemente os riscos aos negócios

11/08/2020

A pandemia acelerou os processos digitais e consequentemente os riscos aos negócios

Os líderes empresariais agora acreditam que os processos digitais são essenciais para se tornar mais resiliente contra crises globais, como a pandemia de coronavírus. No entanto, embora reconheçam que essa provavelmente não seja a última crise global, sua atitude em relação à continuidade dos negócios parece ser relativamente baixa.

Um estudo da Economist Intelligence Unit (EIU), empresa especializada em inteligência de negócios global, descobriu que os executivos de negócios não estão muito confiantes de que as economias se vão se recuperar rapidamente após o coronavírus. Mas os líderes empresariais estão reconhecendo a importância dos processos digitais para ajudá-los a manter suas organizações operacionais.

Apenas 8,1% dos entrevistados que participaram da pesquisa feita pela EIU disseram que “concordam fortemente” que seu país está pronto para abrir, e apenas 6,7% “concordam totalmente” que sua empresa está pronta para retornar à operação como havia feito antes da pandemia.

Esses números são assustadores, se você os lê como reconhecimento da escala e do escopo do problema ou como uma resposta aos eventos globais e em nível de país ao Covid-19 (ou alguma combinação dos dois).

Segundo a EIU, melhorar a confiança entre os executivos de que as economias de seus países reabrirão requer a descoberta, produção e distribuição de uma vacina, bem como a necessidade de formuladores de políticas em todo o mundo demonstrar que podem ser mais eficazes na contenção do vírus.

Ter agilidade nos processos digitais das empresas diminui o risco diante das crises globais

Perguntado aos executivos onde eles viam as maiores oportunidades para suas empresas emergirem mais resilientes como resultado da pandemia. A pesquisa feita pela EIU relatou que a principal resposta dada pelos entrevistados foi “maior agilidade digital através dos processos de negócio”, citada por 50,1% dos entrevistados.

Isso foi seguido por “melhor experiência do cliente” em 45,0% e “ofertas mais inovadoras” em 42,0%. Para completar, as cinco principais respostas foram “planejamento estratégico mais informado (além do crescimento)” em 39,0% e “ambientes de trabalho mais produtivos” em 38,1%.

Entre as possíveis razões pelas quais os executivos classificaram a agilidade digital mais alta, de acordo com a EIU, está o fato de que, sem processos digitais, muitas empresas teriam deixado de funcionar durante os bloqueios.

No entanto, a EIU levantou preocupações no relatório sobre as prioridades relativamente mais baixas dadas ao planejamento estratégico, gerenciamento de riscos e à continuidade dos negócios, que apenas 37,6% citaram em resposta à pergunta sobre a oportunidade de melhorar a resiliência dos negócios.

Como uma pandemia global não era um risco desconhecido antes do coronavírus, a EIU disse que poucas empresas pareciam preparadas. “Isso geralmente resultava em uma disputa por soluções ad hoc – sendo a principal delas a digital – em vez de uma resposta metódica e passo a passo”, afirma o relatório.

Evolução dos processos digitais e continuidade dos negócios precisam convergir em um mesmo objetivo

Então, por onde as organizações devem começar ao tentar lidar com o impacto do COVID-19 ou se preparar para a próxima pandemia?

As organizações devem criar e executar plano de preparação para uma pandemia no local de trabalho, juntamente com planos de continuidade de negócios. Para familiarizar os funcionários e as equipes de emergência com o plano, as empresas devem realizar exercícios anualmente, se não com mais frequência. Use este modelo de plano de recuperação de pandemia para começar.

Uma análise do impacto da pandemia é crítica para entender como ajudar sua empresa a se preparar e se recuperar de COVID-19 e outros desastres semelhantes ou superiores. Ao preencher este modelo, os líderes empresariais aprenderão as funções, procedimentos e ativos críticos que devem ser considerados quando uma pandemia se desenvolve.

Voltar aos negócios normalmente vai exigir muito tempo e paciência. A retomada das atividades normais dependerá de quão bem você executa seu plano de continuidade dos negócios e voltar a operar seus processos digitais de negócio.

Você sabia que o time da Planus pode ajudá-lo a manter seguro o ecossistema da sua empresa, enquanto você se concentra no crescimento do seu negócio?

Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer dúvidas e para ajudar na definição das melhores estratégias que possam garantir a conectividade em alta escala do seu negócios, garantindo a segurança, alta disponibilidade e a proteção e privacidade de dados.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
29/09/2020

Colabore em qualquer lugar com segurança

À medida que a pandemia COVID-19 continua a se espalhar e as [more]

29/09/2020

Como manter as aplicações essenciais para o negócio nesse momento de crise

O impacto significativo do COVID-19 levou as empresas a embarcar em uma [more]

22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.