Mantenha seguro o ecossistema da sua organização – Planus

Mantenha seguro o ecossistema da sua organização

27/07/2020

Mantenha seguro o ecossistema da sua organização

Você está fazendo tudo o que pode para tornar sua organização resiliente? Você pode estar atrapalhando os esforços da sua empresa, mantendo a continuidade dos negócios e o planejamento de segurança cibernética separados.

Em tempos de crises globais, esse é a hora de duas disciplinas importantes: continuidade dos negócios e iniciativas relacionadas e segurança cibernética visando manter seguro o ecossistema da sua organização.

Normalmente, a cibersegurança e a continuidade dos negócios operam em diferentes silos, porém, é vital aproximá-los, pois ambos são elementos importantes da resiliência de uma organização.

Para se ter uma ideia, um evento de segurança cibernética, que é tratado inicialmente por um plano de resposta a incidentes cibernéticos, pode acionar um plano de continuidade de negócios ou recuperação de desastre com base na gravidade e no impacto do incidente nas operações comerciais.

Segurança cibernética e continuidade de negócios colaboram diretamente para a proteção do ecossistema da sua organização

Basicamente, a continuidade dos negócios é a capacidade de uma organização de manter funções essenciais durante e após a ocorrência de um desastre.

O planejamento de continuidade de negócios estabelece processos e procedimentos de gerenciamento de riscos que visam impedir interrupções em serviços de missão crítica e restabelecer a função completa da organização o mais rápido e sem problemas possível.

Claramente, existem oportunidades em que as equipes de segurança cibernética e continuidade de negócios podem colaborar para manter seguro o ecossistema da sua organização. A chave para fazer isso se resume a concluir as seguintes etapas:

  • Concordar que a colaboração faz sentido e agrega valor adicional à organização.
  • Estabelecer um mecanismo para compartilhamento de informações, exercícios conjuntos, treinamento cruzado e outras atividades relevantes.

O segredo para integrar com êxito a segurança cibernética e a continuidade dos negócios é reconhecer o valor do compartilhamento de informações entre as duas equipes e trabalhar em conjunto para identificar maneiras pelas quais cada programa pode ser aprimorado através do compartilhamento de dados e experiências.

Três componentes principais de um plano de continuidade de negócios que podem manter seguro o ecossistema da sua organização

Uma organização pode aumentar a resiliência projetando funções e infraestruturas críticas com várias possibilidades de desastre em mente, isso pode incluir a redundância de dados e pessoas e a manutenção de um excesso de capacidade. Garantir a resiliência a diferentes cenários também pode ajudar as organizações a manter serviços essenciais sem interrupção.

Em resumo, um plano de continuidade de negócios possui três elementos principais: resiliência, recuperação e contingência. Ele basicamente possui procedimentos para uma variedade de cenários externos e pode incluir uma cadeia de comando que distribui responsabilidades dentro da organização.

Essas responsabilidades podem incluir substituição de hardware, locação de espaços para escritórios de emergência, avaliação de danos e contratação de fornecedores terceirizados para obter assistência.

De fato, definir objetivos de tempo de recuperação para diferentes sistemas, redes ou aplicativos pode ajudar a priorizar quais elementos devem ser recuperados primeiro. Outras estratégias de recuperação incluem inventários de recursos, acordos com terceiros para assumir as atividades da empresa e usar espaços convertidos para funções críticas.

Que medidas você pode tomar para combinar os esforços de continuidade dos negócios e cibersegurança na sua empresa?

Felizmente, continuidade dos negócios e cibersegurança são áreas que possuem padrões globais que estipulam a criação de sistemas de gerenciamento para a operação e viabilidade contínuas dessas duas disciplinas.

Normas como a ISO 27001 e ISO 22301 para segurança da informação e continuidade dos negócios, respectivamente, defendem a criação de um sistema de gerenciamento de segurança da informação e sistema de gerenciamento de continuidade de negócios como o mecanismo para planejar, implantar e manter programas em cada disciplina.

Os sistemas de gerenciamento ISO fornecem uma estrutura para a implementação de cada programa. Se for esse o caso de sua empresa, ela deve ter oportunidades de integrar os sistemas de gerenciamento de segurança cibernética e os esforços de continuidade de negócios, ou pelo menos encontrar áreas comuns onde a troca de informações e a colaboração possam aprimorar cada programa.

Conheça como o time da Planus pode ajudá-lo a manter seguro o ecossistema da sua organização, enquanto você se concentra no crescimento do seu negócio.

Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer dúvidas e para ajudar na definição das melhores estratégias que possam garantir a conectividade em alta escala do seu negócio, garantindo a segurança, alta disponibilidade e a proteção e privacidade de dados.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
29/09/2020

Colabore em qualquer lugar com segurança

À medida que a pandemia COVID-19 continua a se espalhar e as [more]

29/09/2020

Como manter as aplicações essenciais para o negócio nesse momento de crise

O impacto significativo do COVID-19 levou as empresas a embarcar em uma [more]

22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.