Como as empresas estão preparando a jornada da Transformação Digital com o novo cenário – Planus

Como as empresas estão preparando a jornada da Transformação Digital com o novo cenário

21/07/2020

Como as empresas estão preparando a jornada da Transformação Digital com o novo cenário

O número de organizações que tentam se transformar através da adoção de novas tecnologias digitais cresceu rapidamente nos últimos cinco anos. Entre 2017 e 2018, por exemplo, a demanda global por suporte de consultoria relacionada a Transformação Digital aumentou quase 40%. Porém, de certa forma, essa busca havia atingido seu pico.

Em alguns casos, as organizações ficaram frustradas com o que, aos seus olhos, era uma dependência excessiva dos fornecedores nas mudanças de processo e tecnologia. Na verdade, elas não pensaram o suficiente sobre como a Transformação Digital poderia impactar as pessoas e as mudanças comportamentais relacionadas.

Além disso, a evidência de resultados tangíveis tem sido escassa nesses casos específicos, tornando, para essas empresas, cada vez mais duvidoso as promessas ligadas a Transformação Digital. Na melhor das hipóteses, isso teria resultado em um declínio lento, que de certa forma, faria parte desse processo de mudança ou na pior das hipóteses, teria sido mais uma bolha de TI que surgiu.

Porém, a crise do Covid-19 destaca muitas questões preocupantes para as quais as empresas não estavam preparadas. As redes de varejo e de alimentação, por exemplo, que conseguiram se viabilizar economicamente nos últimos anos, apesar da falta de diferenciação tecnológica, fracassaram com a Pandemia.

De fato, vimos mudanças acontecerem com velocidade sem precedentes em virtude da crise global. Os líderes empresariais podem ver agora uma Transformação Digital tangível e necessária acontecendo ao seu redor, com a tecnologia em seu ponto principal.

A Transformação Digital que engloba o novo normal

Se observarmos as economias que estão à frente, em termos de redução das restrições de bloqueio em razão da pandemia, a demanda por projetos que visam a inovação, o corte de custos e o gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos é forte.

Mais significativamente, os projetos de transformação digital, interrompidos nos primeiros dias da crise, estão voltando à medida que as empresas percebem que as melhorias na produtividade e no envolvimento do cliente que estavam buscando antes da crise agora são ainda mais importantes.

Desde que o trabalho possa ser feito remotamente e ainda haja dinheiro a pagar, os projetos de Transformação Digital estão sendo retomados.

Para ter sucesso, as empresas precisarão aprender a lição dos últimos dois anos, que a Transformação Digital precisa produzir melhorias concretas. A única coisa que mudou na crise é que as organizações tiveram que fazer isso mais rápido do que se poderia imaginar, a pelo menos, seis meses atrás.

Estratégias de Transformação Digital que as empresas devem considerar superar os impactos do COVID-19

Especialmente quando impulsionado por um senso de urgência, a exemplo da situação criada pelo COVID-19, pode ser tentador mergulhar na Transformação Digital sem gastar tempo para entender completamente o desafio.

Sua empresa pode, e deve, encontrar oportunidades para começar. Mas, mesmo ao lidar com algo tão simples como implantar uma ferramenta de colaboração, esse é um primeiro passo crítico em sua jornada rumo a Transformação Digital.

Comece analisando e definindo claramente o problema principal que você precisa resolver. Aproveite o tempo para se conectar com funcionários e clientes para entender onde existem desafios, áreas ou oportunidades. Isso é essencial para garantir o alinhamento e o valor máximo da sua iniciativa.

Embora os fatores determinantes da transformação possam ter mudado, as estratégias de Transformação Digital e as práticas recomendadas para planejar, implementar e gerenciar essas informações permanecem as mesmas.

Não subestime o fator humano

Uma Transformação Digital bem-sucedida depende de as pessoas adotarem efetivamente novas maneiras de trabalhar ou interagir com sua organização. Isso significa que sua estratégia de mudança para o digital precisa ir além da tecnologia para abranger as pessoas e os processos que a apoiarão.

O gerenciamento de mudanças organizacionais oferece uma variedade de ferramentas valiosas para garantir o uso eficiente e maximizar o ROI da tecnologia – desde estratégias para comunicação e treinamento até antecipação e superação de possíveis resistências.

Invista em uma infraestrutura preparada para o futuro

Quando se trata de estabelecer as bases para novas tecnologias, agora e no futuro, é necessário algum nível de investimento. Porém, quando gerenciados adequadamente, os benefícios da transformação superam o custo da estagnação. E algumas dessas tecnologias, como a nuvem pública, podem reduzir custos a longo prazo.

Comece construindo sobre o que sua empresa já possui. Não existe uma arquitetura de TI certa e, muitas vezes, existem maneiras de melhorar a resiliência, segurança ou eficiência de custos dos sistemas existentes. Alguns podem se beneficiar dos modelos de custo variável da nuvem.

Mantenha-se ágil

A inovação digital não é começar com uma ideia perfeita, trata-se de pegar um conceito sólido e torná-lo ótimo. Tarefas monumentais como as que muitas organizações enfrentam agora são melhor executadas em partes gerenciáveis ​​por meio de feedback contínuo e colaboração com os usuários finais.

Abordagens como o Agile e o DevOps fornecem uma estrutura valiosa para atingir seus objetivos de transformação e, ao mesmo tempo, criar uma cultura de melhoria contínua.

Abrindo caminho na jornada para a Transformação Digital para um novo normal

Se sua empresa já estava caminhando para integrar novas tecnologias, aproveite esse momento. Reexamine seus desafios de negócios e ajuste os planos conforme necessário para começar a colocar seus negócios em posição de capitalizar em uma eventual recuperação econômica.

Se ela ainda não estava planejando a transformação, comece agora. Pode parecer um longo caminho pela frente, mas cada passo em direção à digitalização é uma chance de seus negócios se tornarem mais fortes e relevantes no futuro.

Ao enfrentar cada desafio de forma holística e iterar para tornar boas as boas ideias, sua empresa pode começar a se adaptar não apenas ao nosso novo normal, mas também a defini-lo de maneira a melhorar a maneira como vivemos e trabalhamos nos próximos anos.

Saiba que o time da Planus pode ajudá-lo a obter uma melhor compreensão da sua infraestrutura de TI e apoiar seus projetos visando a Transformação Digital.

Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer dúvidas e para ajudar na definição das melhores estratégias que possam garantir a conectividade em alta escala dos seus negócios, garantindo a segurança, alta disponibilidade e a proteção e privacidade de dados.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
29/09/2020

Colabore em qualquer lugar com segurança

À medida que a pandemia COVID-19 continua a se espalhar e as [more]

29/09/2020

Como manter as aplicações essenciais para o negócio nesse momento de crise

O impacto significativo do COVID-19 levou as empresas a embarcar em uma [more]

22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.