Em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia a gestão de backups é primordial – Planus

Em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia a gestão de backups é primordial

7/07/2020

Em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia a gestão de backups é primordial

À medida que os dados crescem em volume e importância, a maneira como as empresas lidam com seus dados também deve mudar.

De fato, uma mudança clara já vista atualmente é que muitas empresas já entendem a importância do backup para a reutilização de dados. Outro ponto visto é que as organizações estão realizando ações para indexar e classificar melhor os dados à medida que crescem no intervalo de petabytes.

Uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa e estratégia de TI, ESG (Enterprise Strategy Group) chamada “A evolução do backup de dados para a inteligência de dados” destacou a tendência da reutilização e gerenciamento de dados.

A pesquisa fez perguntas a 359 profissionais de TI norte-americanos com responsabilidades em proteção de dados sobre reutilização de dados secundários e 42% já usavam dados secundários para testes de segurança cibernética. Outros 41% disseram que usam dados secundários para o desenvolvimento de aplicativos. Essas mesmas áreas foram reconhecidas como tendo alto potencial de impactar positivamente os negócios.

Uma das principais conclusões foi que não havia uma definição universalmente acordada para o termo “gerenciamento de dados”. Os profissionais de TI entendem o “gerenciamento de dados” como algo que desejam fazer, mesmo que não concordem exatamente com o que isso implica.

Menos de um quarto (22%) dos entrevistados disseram que o termo se refere à otimização do armazenamento e acesso a dados, 19% disseram que era sobre implementar processos de conformidade e privacidade e 11% disseram que eram sobre classificação de dados.

Os profissionais de TI têm um vago reconhecimento de ‘gerenciamento de dados’ como um termo, mas não é realmente claro para todos

Da mesma forma, as empresas sabem que há um “abismo de gerenciamento de dados” que precisam atravessar para obter resultados comerciais mais amplos a partir de seus dados de backup.

Mas o termo “gerenciamento de dados” ficou confuso, dificultando o uso inteligente de dados. Embora o conceito de gerenciamento de dados ainda seja um tanto ambíguo, geralmente se refere aos vários processos que ocorrem ao longo da vida útil dos dados. Isso pode incluir tarefas como criar, armazenar, validar, analisar e proteger os dados.

Embora a integração dos recursos de gerenciamento nos sistemas de backup de dados possa parecer inicialmente uma combinação estranha, isso pode ser benéfico. Afinal, os backups de uma empresa podem ser o único local em que todos os seus dados são reunidos.

Dessa forma, os backups podem ser considerados como um “repositório de grandes dados” que pode ser analisado com o objetivo de obter valor comercial.

O backup está evoluindo para um gerenciamento inteligente de dados

A pesquisa ESG constatou que muitas empresas reconhecem os benefícios de eliminar esse “abismo” sobre a importância da gestão de backup:

  • 29% disseram que a reutilização de dados secundários lhes permitiria obter maior agilidade nos negócios.
  • 28% disseram que poderiam reduzir os custos operacionais.
  • 25% disseram que isso aumentaria sua resiliência aos ataques cibernéticos.

Outros benefícios relatados incluem maior tempo de atividade comercial e melhor posicionamento para lidar com o rápido crescimento de dados.

A pesquisa também identificou uma forte conexão entre proteção e reutilização de dados, pois 59% dos entrevistados disseram que a gestão de dados era uma extensão de sua estratégia de proteção de dados. Outros 21% disseram que substituiu a proteção de dados.

O BaaS como opção viável para um eficiente gerenciamento de backups

O backup como serviço (BaaS) é uma abordagem para fazer backup de dados que envolve a compra de serviços de backup e recuperação de um provedor de backup de dados online.

Em vez de executar o backup com um departamento de TI local e centralizado, o BaaS conecta os sistemas a uma nuvem privada, pública ou híbrida gerenciada pelo provedor externo.

As soluções de backup como serviço são projetadas para tirar backups de dados das mãos do administrador local e nas mãos de um serviço profissional. O resultado é um nível mais alto de garantia de que o backup dos dados está sendo feito corretamente.

Com as soluções de backup como serviço, os administradores não precisam mais se preocupar com o gerenciamento e rotação de fitas ou unidades externas.

A eliminação da necessidade de armazenamento externo reduz a carga de gerenciamento, minimiza drasticamente a possibilidade de falha crítica do backup e, em alguns casos, permite mecanismos de autoatendimento para que os usuários restaurem seus próprios arquivos após uma exclusão acidental.

A gestão de backups pode ajudar sua empresa a alcançar o melhor cenário no ambiente de produção. Com o gerenciamento de riscos e o planejamento de recuperação de desastres rapidamente se tornando elementos essenciais para uma estratégia de gerenciamento bem-sucedida, as empresas são percebendo a importância do gerenciamento do backup de dados como componente significativo do planejamento de continuidade de negócios e recuperação de desastres.

Conheça como o time da Planus pode ajudá-lo a obter uma melhor compreensão da sua infraestrutura de TI e apoiar suas operações em segundo plano, enquanto você se concentra no crescimento do seu negócio.

Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer dúvidas e para ajudar na definição das melhores estratégias que possam garantir a conectividade em alta escala dos seus negócios, garantindo a segurança, alta disponibilidade e a proteção e privacidade de dados.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

Reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, a Planus Tecnologia passou a fazer parte do grupo VINCI Energies, grupo Europeu de origem Francesa com forte atuação ao redor do mundo, nos negócios do setor energético, automação industrial e tecnologia de informação.

Com seus pilares fundamentados em inovação e qualidade, a Planus é a primeira aquisição especializada em Tecnologia no Brasil e com isso passou a ser um provedor global de tecnologia, com capacidade para oferecer o mais completo portfólio de tecnologia e as melhores soluções e serviços para suportar toda a transformação digital dos nossos clientes.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

>

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.