Como manter seu negócio operante em meio à crise – Planus

Como manter seu negócio operante em meio à crise

30/06/2020

Como manter seu negócio operante em meio à crise

O trabalho remoto é uma prática cada vez mais comum entre as organizações, mas a pandemia do COVID-19 tornou uma necessidade estratégica. À medida que o novo coronavírus se espalha, as empresas estão levando seus funcionários para trabalhar em locais remotos, como em suas casas, de acordo com as diretrizes de distanciamento social.

Este não é apenas um problema ao enfrentar uma pandemia. Se o seu plano de continuidade de negócios abordar apenas interrupções de curto prazo, como aquelas que duram menos de um mês, talvez não esteja preparado para uma interrupção prolongada.

Pode ser necessário, por exemplo, ativar seu plano de recuperação de desastre de tecnologia, assumindo que ocorram interrupções devido à insuficiente equipe de TI disponível ou interrupções na tecnologia que ocorrem devido à falta de pessoal do fornecedor.

Felizmente, muitos data centers são projetados para operar sem intervenção humana ou com acesso remoto às funções de administração do sistema.

Além disso, os fornecedores de tecnologia frequentemente usam recursos de TI gerenciados, como sistemas baseados em nuvem, para oferecer suporte a suas ofertas de serviços. Isso reduz a probabilidade de interrupções, desde que os provedores de serviços gerenciados possam manter seus sistemas operacionais.

Como muitas organizações usam aplicativos hospedados remotamente, os usuários podem continuar usando esses sistemas, desde que seus fornecedores possam manter suas operações funcionando.

De fato, o verdadeiro desafio para as organizações que possuem principalmente sistemas e bancos de dados hospedados localmente é gerenciar remotamente esses ativos.

Se ocorrer um problema que exija a visita de um funcionário no local para, talvez, substituir um servidor ou redefinir uma fonte de alimentação de backup, os gerentes de TI devem decidir se um funcionário deve ser despachado para o site.

Gerenciando a continuidade dos negócios remotamente em tempos de crise global

Os profissionais de TI responsáveis pela continuidade de negócios da organização devem ser proativos para ajudar departamentos e equipes a colaborar para que as coisas sejam feitas.

Os funcionários que trabalham remotamente, por exemplo, devem falar ou realizar videoconferências regularmente com os líderes de negócios, a gerência sênior e as equipes de projeto para garantir que estão realizando tarefas. Eles também podem identificar quaisquer impedimentos aos fluxos de trabalho e recomendar soluções tecnológicas.

A dica é certificar-se de fazer parcerias com cada departamento da empresa para resolver os desafios que devem surgir com a crise e a nova realidade da empresa. Dependendo da causa da mudança, como uma pandemia, o RH, por exemplo, pode precisar de um recurso útil para manter a saúde mental dos funcionários.

Quando os funcionários trabalham remotamente, os dados coletados das atividades de continuidade de negócios podem ser úteis no gerenciamento de fluxos de trabalho, problemas de tecnologia e na garantia de que as atividades comerciais prioritárias sejam executadas quando necessário.

Os sistemas de negócios em uso hoje incluem muitas ferramentas para gerenciar com eficiência projetos, cargas de trabalho e outras atividades remotamente, usando painéis e outras ferramentas visuais semelhantes.

Garantir a continuidade do negócio para o novo “normal”

Considerando que, anteriormente, era uma simples questão de entrar no escritório ou no cubículo de alguém, agora será necessário agendar reuniões eletrônicas de todos os tipos e tamanhos, para que o acesso universal a calendários individuais seja essencial.

Quando se trata de gerenciar funcionários externos, uma arquitetura de TI eficaz de continuidade remota de negócios podem incluir por exemplo, soluções para chamadas individuais regulares e de conferência em equipe para avaliar o desempenho dos funcionários. Também será necessário que equipes internas e gerentes de projeto acessem pontes de conferência para que possam gerenciar seus projetos.

A infraestrutura tecnológica, a exemplo das instalações de videoconferência, também aumentarão o fator humano entre funcionários, gerentes e equipes de projeto, de forma a garantir a continuidade dos negócios enquanto durar a crise, seja ela global ou local.

Os espaços de trabalho digitais de última geração atendem às necessidades de curto e longo prazo para a continuidade dos negócios

A verdadeira alavancagem e a velocidade de solução de continuidade dos negócios só são possíveis utilizando uma plataforma consistente para fornecer toda a experiência digital dos funcionários.

Simplificando: uma infraestrutura de TI e muitos aplicativos. As plataformas de espaço de trabalho remoto de última geração incorporam todos os recursos necessários para dar suporte ao trabalho de qualquer lugar.

Isso inclui uma pilha de segurança abrangente, aplicada de maneira consistente a todos os aplicativos da área de trabalho, atualização e correção simplificada de patches e um único protocolo de acesso.

A capacidade de alavancar muitos dos recursos administrativos e de gerenciamento de um espaço de trabalho reduz o prazo geral necessário para dar suporte efetivo ao trabalho remoto com um conjunto completo de aplicativos. Isso atende às demandas de curto e longo prazo.

Por fim, a empresa também se beneficia dessa tecnologia. Com um espaço de trabalho remoto eficaz, a organização pode aproveitar facilmente a força de trabalho digital moderna (funcionários, contratados, ajuda temporária e empresas parceiras). Agora todos os aplicativos e dados necessários podem ser fornecidos aos trabalhadores imediatamente.

Analisar as necessidades e considerações de continuidade dos negócios deve ajudar sua empresa, independentemente do seu segmento. Mas você deve implementar as proteções adequadas para permitir um trabalho remoto seguro e eficaz por muito tempo no futuro.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

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Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

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