Como garantir a conectividade em alta escala – Planus

Como garantir a conectividade em alta escala

26/05/2020

Como garantir a conectividade em alta escala

Redes de larga escala como a Internet, aplicadas em cenários de exceção, a exemplo do período de pandemia que vivemos atualmente, ou em operações de críticas de negócio, como transações financeiras, são caracterizadas pelo com seu crescimento exponencial, heterogeneidade e dinâmica imprevisível ou caótica.

Elas são consideradas uma mina de ouro para grandes desafios, onde escala, complexidade, robustez, adaptabilidade e dinâmica desempenham papéis-chave e que não pode ser ignorado em ambiente operacional de negócios.

A solução desses desafios pode ter implicações profundas na eficiência das empresas, na arquitetura de TI, controle e gerenciamento eficientes da conectividade das redes de comunicação, como a Internet ou redes corporativas com dispositivos massivamente distribuídos, dinâmicos e fisicamente incorporados (por exemplo, sensores redes).

Considerações importantes para garantir a alta conectividade

A rápida escalada de casos de COVID-19 criou novos desafios para as empresas que precisam mais do que nunca se manterem conectadas para atenderem as necessidades dos seus clientes, além de reduzir os riscos que possam comprometer a alta disponibilidade dos negócios.

Os profissionais de TI estão sendo desafiados a se transformar digitalmente da noite para o dia, para apoiar funcionários remotos, telemedicina, educação a distância, entre outras demandas críticas do mercado que necessitam de conectividade em alta escala.

Mas essa situação não se aplica somente ao cenário atual, as empresas podem passar por situações relativas ao negócio onde a conectividade em alta escala se torna um requisito obrigatório para a continuidade das operações.

Separamos pontos principais para os departamentos de TI a fim de garantir a conectividade em alta escala impostas a eles neste período de pandemia e crises globais ou situações relativas ao negócio.

Avalie e identifique qual infraestrutura é necessária para apoiar rapidamente o aumento de funcionários remotos, locais externos e instalações remotas temporárias

As organizações em todo o mundo estão respondendo aos crescentes desafios para responder rapidamente a essa crise de saúde. Estamos criando uma situação única em que o atendimento ao cliente e as operações de negócio estão sendo forçadas a operar fora dos padrões tradicionais, mesmo para os negócios digitais.

Muitas empresas em todo o país estão procurando fazer a transição de seus funcionários para o trabalho remoto. No entanto, isso requer comunicações e conectividade altamente confiáveis.

As equipes de TI vão precisar examinar pontos de acesso e roteadores projetados para conectar e encapsular com segurança o tráfego de volta as organizações como um meio de fornecer conectividade segura e perfeita para esses funcionários recém-virtuais.

Verifique os estoques de equipamentos e comunique-se com os fornecedores

Depois de identificar os planos operacionais pretendidos, a próxima etapa é que as equipes de TI verifiquem quais equipamentos eles têm em mãos. A maioria das organizações tem pouco em termos de estoques adicionais de equipamentos e os estoques de fornecedores estão sendo rapidamente esgotados.

Os departamentos de TI devem trabalhar com seus fornecedores o mais rápido possível para tentar priorizar a aquisição de equipamentos adicionais. Com base na disponibilidade, considere soluções alternativas e não permita que as preferências da equipe se tornem um fator de atraso.

Faça um controle detalhada dos recursos de TI

Em tempos estressantes como esse, as suposições feitas sobre inventário, recursos e capacidades podem ser muito diferentes da realidade.

Podemos ver várias situações surgirem quando grandes organizações assumem que o equipamento está prontamente disponível, a equipe está preparada e as soluções foram testadas em escala.

É fundamental controlar de forma organizada, com uso de inventários, os recursos atuais do departamento de TI e os desafios previstos, para que os problemas possam ser proativamente resolvidos e os riscos reduzidos.

Sua empresa está preparada?

Como sua organização passa por uma grande mudança na maneira como realiza seus negócios e se mantém conectada, é importante considerar onde as transformações terão maior impacto.

Deve-se considerar:

  • Como você vai se comunicar com a equipe?
  • Os funcionários podem trabalhar em casa e acessar todos os sistemas de que precisam?
  • Os funcionários já possuem os dispositivos e tecnologias necessários para trabalhar em casa?
  • Houve algum teste de carga nos recursos de TI utilizados para permitir maiores cargas de trabalho de acesso remoto?
  • Você já entrou em contato com seus provedores críticos de serviços para garantir a continuidade?
  • Existem métodos alternativos considerados para funções críticas se o acesso à Internet falhar ou se tornar com excesso de assinaturas, por exemplo, redes alternativas através de roteadores sem fio 4G?
  • Todos os sistemas foram licenciados para oferecer suporte ao recurso de acesso remoto?
  • O processo foi testado em parte ou no todo?

O planejamento de continuidade de negócios é essencial para manter o bem-estar de seu pessoal e de negócios durante esses períodos de incerteza. É provável que a situação atual de confinamento demore um tempo além do previsto pelas autoridades de saúde e governo, o que significa que esses novos arranjos de trabalho precisam ser robustos ao nosso “novo normal” por enquanto.

Entre em contato com a Planus se a sua empresa não souber por onde começar ou precisa de ajuda para elaborar estratégias para garantir a conectividade em alta escala do seu negócio e assim, continuar prosperando.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

 

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