As soluções de conectividade são essenciais no cenário atual – Planus

As soluções de conectividade são essenciais no cenário atual

26/05/2020

As soluções de conectividade são essenciais no cenário atual

O trabalho remoto tem aumentado progressivamente entre organizações dos setores público e privado na última década. Durante essa evolução, a tecnologia mais usada para facilitar o acesso remoto aos recursos da empresa ainda tem sido a VPN.

Em circunstâncias normais, as empresas com uma política de trabalho remoto geralmente oferecem suporte entre 10% a 20% dos funcionários remotos a qualquer momento. Os recursos de acesso remoto da LAN e WAN fornece largura de banda e licenças de rede suficientes para suportar esse nível de uso.

Porém, em situações em que a gerência da empresa decide agir com cautela e orientar a maioria ou todos os funcionários para trabalhar em casa, a exemplo de cenários de crise como a que vivemos atualmente com o Covid-19, os recursos de conectividade podem subitamente ter uma alta demanda ao ponto em que são encerrados inesperadamente ou proporcionam rendimento insuficiente para as operações de negócio

Prepare sua estratégia de conectividade para um cenário de pandemia e outras crises globais

Assim como em 2009 com o surto de gripe suína, o corona vírus de 2020 ameaça os gerentes de TI com demandas repentinas e dramáticas de conectividade para atender a alta demanda de funcionários remotos.

Os gestores de tecnologia e suas equipes técnicas precisam preparar suas infraestruturas de rede adequadamente para acomodar qualquer demanda não planejada de largura de banda, assim como o acesso às ferramentas de produtividade utilizadas no ambiente de produção.

As equipes de TI e conectividade devem responder a perguntas estratégicas relacionadas ao ambiente operacional o mais rápido possível ao enfrentar uma pandemia que possa sobrecarregar sua estratégia de acesso remoto às empresas:

  • Qual é o número máximo de usuários que precisam de acesso remoto?
  • Como isso se traduz em largura de banda adicional necessária?
  • Em quanto tempo precisaremos de largura de banda adicional?
  • Com que rapidez pode ser fornecida largura de banda adicional?
  • Com que rapidez podemos obter licenças adicionais e outros recursos para suportar a demanda de conectividade?
  • Quanto vai custar mais largura de banda e componentes de rede?
  • Como as ameaças à segurança cibernética serão tratadas em tal situação?
  • Como protegemos o tráfego de dados?
  • Como monitoramos o tráfego durante o período de aumento da demanda?
  • Como redimensionamos quando a demanda por acesso remoto retorna aos níveis normais?
  • Quais recursos estão disponíveis nas operadoras de acesso local?
  • Quais recursos estão disponíveis nas operadoras de WAN e nos provedores de serviços de Internet (ISPs)?

Quando a demanda de conectividade excede os recursos das empresas

O acesso remoto e as conexões remotas seguras são as principais estratégias de continuidade de negócios, porém as pandemias e outros desastres apresentam riscos assustadores para a conectividade, do ponto de vista da tecnologia.

Apesar dos avanços na VPN, aumento da velocidade da Internet e opções flexíveis de largura de banda, as equipes de TI e de rede devem avaliar vários fatores em situações atípicas que impactam as soluções que fazem parte da arquitetura de TI da empresa.

Comece seu planejamento para crises globais agora mesmo

Se uma crescente ameaça de pandemia criar a possibilidade de um aumento na demanda por conectividade, especialmente do ponto de vista da continuidade do negócio (BC) e recuperação de desastres (DR), comece a planejar agora.

As empresas, a exemplo da Planus, têm várias opções disponíveis de solução para reforçar suas estratégias de conectividade e garantir que possam suportar adequadamente o aumento do tráfego em sua rede.

Examine as alternativas e compare preços e disponibilidade. Avalie as modificações, os custos associados e os problemas de implantação que o acesso local e as infraestruturas de WAN existentes podem precisar e experimentar.

Considere um arranjo híbrido, como adicionar infraestrutura e backup baseado em nuvem para grandes oscilações. Ao atualizar planos de BC / DR, leve em consideração o aumento da demanda de largura de banda devido ao trabalho remoto e teste as disposições de acesso remoto ao testar os planos.

A conectividade está no centro de apoio ao cenário atual

A conectividade está no centro do apoio a medidas de distanciamento social, particularmente na forma como possibilitou o trabalho remoto e a continuidade da educação por meio de aplicativos de negócios baseados em nuvem e software de videoconferência.

Os provedores de telecomunicações também se intensificaram para fornecer suporte às pessoas que precisam se conectar. E nossas redes lidaram bem com o aumento da demanda. Mas mostrou uma imagem variável na última milha e o estado irregular de prontidão das empresas para operar on-line.

As empresas de tecnologia também estão tomando medidas para garantir que o público esteja obtendo as informações corretas, e de fato, vimos algumas intervenções importantes dos fornecedores de plataformas comprometendo-se a remover informações imprecisas de suas estruturas.

Manter as pessoas conectadas é essencial para apoiar a continuidade dos negócios e permitir que todos possamos nos comunicar com entes queridos, amigos e outras redes de apoio durante esse período muito difícil, enquanto nos distanciamos socialmente para reduzir a propagação desta doença.

Para ajudar nesse processo de forte mudança, conte com a ajuda da Planus. Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transformação.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
2/12/2020

Como a IOT pode proporcionar operações mais inteligentes?

Se você já ouviu a frase “Internet of Things” ou viu a [more]

1/12/2020

Quais as novas oportunidades de inovação a IOT trará para os negócios?

A Internet das Coisas (IoT) está moldando ativamente os mundos dos negócios [more]

24/11/2020

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

Incêndios, terremotos, inundações, quedas de energia e outros tipos de desastres atingem [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.