Privacidade na pandemia – Planus

Privacidade na pandemia

19/05/2020

Privacidade na pandemia

O surto de coronavírus Covid-19 e o bloqueio resultante para todos os cidadãos brasileiros mudaram drasticamente a maneira como as empresas operam. Quase da noite para o dia, as empresas e seus funcionários tiveram que se adaptar a uma nova maneira de trabalhar, com muitos tendo que estabelecer escritórios em casa.

Algumas organizações, que praticam o trabalho flexível há algum tempo, conseguiram se adaptar ao novo mundo e a maneira de trabalhar com relativa facilidade, com procedimentos, práticas e infraestrutura de TI robustos já estabelecidos.

Para outros, a mudança foi radical e muito cedo descobriu-se fraquezas, com algumas organizações enfrentando violações da privacidade de dados e preocupações com a governança.

Principais riscos para a privacidade de dados em meio ao Covid-19

Com a situação permanecendo constante a cada dia, apresentando novos desafios para navegar em muitas áreas de negócios, não apenas na privacidade de dados, é um requisito estratégico para as empresas permanecerem focadas e à frente do jogo quando se trata de proteger a conformidade e privacidade de dados.

Para ajudar a guiar as organizações nesses tempos difíceis, identificamos três principais riscos de privacidade e governança de dados: individual, conformidade e regulamentação, riscos físicos, que as empresas precisam considerar e saber como mitigá-las enquanto navegam no ambiente em constante mudança.

1.   Risco individual

Os funcionários que usam banda larga doméstica, em vez de redes de escritórios mais seguras, abrem suas as empresas, ao risco de ataques hackers às conexões de internet menos robustas, aproveitando para realizar interrupções no local de trabalho.

Não apenas isso, mas há uma maior adoção e implantação da nuvem pelas organizações, para que os funcionários possam acessar as infraestruturas, plataformas e serviços de computação de que precisam.

As empresas precisam garantir que seu armazenamento na nuvem seja seguro e atenda às regulamentações necessárias para proteger a própria empresa e os dados em questão.

A responsabilidade também fica com os funcionários, que devem consultar sua política de TI para entender o que podem e o que não podem fazer.

Quando a política de uma organização não é clara, é necessário elevar o papel da TI para garantir que os funcionários não tenham que tomar suas próprias decisões sobre software e segurança sem o suporte e a orientação adequados.

2.   Risco de conformidade e regulamentação

Geralmente, o espaço físico do hardware é mantido no escritório. Porém, com a quarentena imposta pelo novo Coronavírus e o aumento do uso da nuvem, os riscos de conformidade e regulamentação entram em questão, afetando as mentes das organizações afetadas. As empresas precisam estar cientes da legislação local que se aplica a elas e aconselhar seus funcionários em conformidade.

Além disso, os funcionários também devem pensar se estão ou não cumprindo as regras. A maneira como trabalho em casa e o acesso aos dados estão em conformidade com toda a legislação necessária fora do escritório?

Todas as empresas terão alguns funcionários usando a nuvem para acessar os dados que estão manipulando. Tomemos as equipes de recursos humanos, por exemplo – eles estão movendo dados corretamente dentro das leis atuais de proteção e privacidade de dados e estão em conformidade com a regulamentação de dados e as demais iniciativas de segurança da informação?

A principal coisa aqui é que os funcionários precisam de clareza do empregador sobre como devem trabalhar no ambiente do escritório em casa.

3.   Risco físico

Estar longe de locais seguros para escritórios também abre vários riscos físicos a serem considerados. Dispositivos de tecnologia de inteligência artificial (IA), roteadores, câmeras de segurança e outras tecnologias da Internet das Coisas (IoT) em casa podem ser um pesadelo para a proteção de dados para qualquer empresa.

Outro risco a considerar ao trabalhar em casa é quem está ao seu redor. Enquanto os funcionários confiam nos membros da família, os dados manipulados devem permanecer confidenciais.

As empresas precisam garantir que os funcionários estejam trabalhando de maneira segura e confidencial que proteja os dados que estão manipulando.

Tudo vai ficar bem

É recomendável que as organizações analisem quais riscos para a privacidade e governança de dados entram em jogo para empresas e funcionários, à medida que todos nós nos adaptamos a essa nova maneira de trabalhar. Não se trata apenas do risco a curto prazo, mas também do impacto a longo prazo nos negócios.

Para navegar pelos riscos de privacidade de dados nesse momento incerto, as empresas devem agir de forma rápida e decisiva e manter-se atualizado com a legislação de proteção de dados, para que possam aplicá-lo às novas circunstâncias e superar a ameaça imediata de garantir seu futuro, uma vez que a tempestade passa.

Para ajudar nesse processo de forte mudança, conte com a ajuda da Planus. Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transformação.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

>

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.