Como a colaboração pode gerar um ambiente seguro e produtivo – Planus

Como a colaboração pode gerar um ambiente seguro e produtivo

14/04/2020

Como a colaboração pode gerar um ambiente seguro e produtivo

Nos últimos anos temos acompanhado a transformação digital impulsionando algumas das economias mais fortes e competitivas do mundo, além de contribuir para a retomada de crescimento de outros vários países.

Porém, com o avanço rápido da pandemia de Coronavírus, governo e indústria tentam se adaptar rapidamente suas operações para condições extraordinárias e instáveis, onde organizações e pessoas não têm outra opção a não ser se reestruturar e trabalhar remotamente, por mais despreparados que estejam.

Em todos os lugares, as empresas buscam maneiras de se adaptar e se tornar mais resilientes, investindo em novos sistemas. As mudanças e as soluções precisam ser implantadas com sucesso em poucos dias, e não em alguns anos.

Uma crise global que abrange todos os aspectos

Com o cenário transformado pelo atual momento, os líderes empresariais passam a ter a pressão de apoiar a si mesmos e a todos que contam com eles para suportar uma crise global que abrange todos os aspectos dos negócios, trabalho, sociedade, economia e vida pessoal.

A esses fatores une-se a instabilidade sem precedentes e a mudança sísmica nas circunstâncias que estamos enfrentando. Confrontados com tudo isso, os gestores são direcionados a tomar as melhores decisões possíveis para ajudar a navegar em suas empresas durante essa tempestade e em águas totalmente desconhecidas.

E a resposta para esses desafios não está na narrativa de transformação digital, impulsionada pelo marketing e pela tecnologia, mas na execução autêntica de ações práticas com base nos melhores princípios de negócios, gestão e colaboração.

Uma evolução com base na proteção, inovação e colaboração

Isso significa evoluir a cultura de nossas organizações para menos aversão ao risco e à inovação, passando para formas de trabalho mais colaborativas, dinâmicas, flexíveis, adaptáveis e seguras.

A mudança de cultura nessa escala e com esse senso de urgência requer uma empresa moderna e inclusiva, no qual as pessoas colaboram porque estão capacitadas, motivadas e estruturalmente preparadas para fazê-lo, com ferramentas de colaboração que tecnicamente permitem isso de forma segura e produtiva.

Uma empresa colaborativa consiste em uma coleção diversificada de tecnologias da informação e comunicação projetadas para apoiar o trabalho entre indivíduos. As organizações que implementam ferramentas colaborativas o fazem como uma maneira de melhorar a produtividade e a criatividade da força de trabalho, permitindo que trabalhadores individuais acessem mais facilmente uns aos outros e as informações de que precisam quando precisam.

A força das soluções colaborativas

Hoje, as soluções colaborativas não apenas unem distâncias geográficas para permitir que indivíduos remotos trabalhem juntos, mas também agrega recursos que aprimoram a experiência de trabalho.

A tecnologia empregada em um ambiente colaborativo conta com uma infraestrutura de TI robusta, como uma forte capacidade de rede que pode distribuir, atualizar e armazenar tráfego de vídeo, voz e dados em tempo real provenientes de vários locais. Os benefícios das soluções colaborativas podem ser aumentados por organizações que ajustam sua cultura e processos de trabalho para maximizar seu uso.

Integração e segurança de dados em ambiente colaborativo

Com o aumento do trabalho remoto, mais organizações contam com aplicativos de colaboração em equipe para manter os funcionários envolvidos. Mas o sucesso da colaboração em equipe se baseia, como dito anteriormente, nas melhores práticas.

Os gestores devem usar ferramentas de colaboração em equipe para manter os trabalhadores conectados, não bastando apenas fornecer acesso a plataformas de comunicação e colaboração, as organizações devem oferecer suporte a uma experiência de trabalho remota que pareça tão natural quanto a colaboração pessoal.

Além disso, promover uma comunicação consistente e segura deve ser o objetivo principal, garantindo que os membros da equipe se envolvam. Ao adotar as ferramentas de colaboração, os gestores devem verificar suas equipes para evitar falhas de comunicação, o acompanhamento do andamento dos projetos e a proteção e privacidade de dados.

Desta forma, as organizações precisam estabelecer objetivos claros para garantir que os funcionários trabalhem efetivamente em casa. Todos precisam estar na mesma página sobre projetos, objetivos de longo prazo e metas de curto prazo.

O desafio da colaboração segura e produtiva

As empresas que estão acostumadas a trabalhar em escritórios físicos agora precisam de uma política de trabalho remoto. Ter a tecnologia para dar suporte ao trabalho remoto é uma parte crítica da preparação para esse cenário.

Uma lição para as organizações é que elas não devem implantar ferramentas de colaboração apenas para dar suporte ao trabalho remoto. A colaboração empresarial deve abranger o trabalho no escritório, em casa e em outros locais.

Por fim, as organizações devem apoiar a colaboração entre departamentos, como RH, vendas e finanças, integrando-se a plataformas como CRM e ERP, mantendo um ambiente protegido de ameaças virtuais e ataques cibernéticos.

Para saber mais como convergir um ambiente seguro e produtivo em um cenário de colaboração, conte com a ajuda da Planus. Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transformação.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
29/09/2020

Colabore em qualquer lugar com segurança

À medida que a pandemia COVID-19 continua a se espalhar e as [more]

29/09/2020

Como manter as aplicações essenciais para o negócio nesse momento de crise

O impacto significativo do COVID-19 levou as empresas a embarcar em uma [more]

22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.