A evolução da colaboração no cenário atual – Planus

A evolução da colaboração no cenário atual

14/04/2020

A evolução da colaboração no cenário atual

Desde que os bloqueios foram impostos por governos em todo o mundo para impedir a disseminação do coronavírus Covid-19 e, à medida que são ampliados, o trabalho em casa tornou-se o novo normal e significou uma forte mudança na adoção de serviços de colaboração e comunicação.

O coronavírus está mudando tudo sobre como as pessoas trabalham, e o fará permanentemente. Embora o mundo do trabalho esteja enfrentando incertezas sem precedentes, há duas coisas que devem ser lembradas: o vírus passará e, do outro lado da pandemia, o trabalho não voltará a ser o que era antes.

A chamada promessa “transformadora” das ferramentas de colaboração repousava principalmente nas mensagens de marketing dos fornecedores, apesar de seus melhores esforços para incentivar a aceitação generalizada dos negócios. Mas nos últimos meses tudo mudou.

A melhor maneira de pensar em uma evolução das plataformas de colaboração é ver como uma coleção de ferramentas reúne diferentes tipos de comunicação e seus resultados práticos.

É trazer vários métodos de comunicação, como voz, vídeo e mensagens, para um único local e criar um espaço de trabalho contextualizado e dedicado a um cenário estratégico para a organização.

A evolução da colaboração através de seus elementos

De acordo com um estudo feito pela empresa de consultoria em pesquisa especializada Nemertes Research Group, os recursos típicos de uma plataforma de colaboração de equipe incluem bate-papo persistente, otimização de dispositivo móvel, distribuição baseada em nuvem e a capacidade de integrar-se a outros aplicativos de colaboração e negócios.

Uma plataforma de colaboração em equipe fornece um único local ou canal onde toda a comunicação para um projeto pode ocorrer. Em vez de ter informações espalhadas por vários aplicativos, ter tudo em um único canal fornece contexto para informações estratégicas do projeto.

O ponto principal da maioria das plataformas de colaboração de equipe são as mensagens da equipe. Um aplicativo de bate-papo persistente em tempo real arquiva bate-papos no canal e impulsiona a experiência de colaboração. Ao contrário do envio por e-mail, os aplicativos de bate-papo parecem mais uma conversa natural, permitindo que as idéias fluam mais rapidamente e mais livremente.

Além do bate-papo, em sua evolução, as plataformas de colaboração em equipe incluem recursos como compartilhamento de arquivos, voz e vídeo. Esses recursos oferecem suporte à colaboração entre equipes e indivíduos. Agora, APIs adicionais de terceiros estão emprestando conjuntos mais extensos de recursos de produtividade, como CRM, para colaboração em equipe.

Por que as organizações precisam de plataformas de colaboração evoluídas?

O ambiente operacional contextualizado em uma plataforma de colaboração em equipe traz os benefícios práticos e estratégicos para o negócio. As informações compartilhadas em vários aplicativos, como e-mail, bate-papo e voz, facilitam a inclusão de novas pessoas em um projeto, além de ser um local central para todas as informações relevantes, tornando mais rápido e fácil trazer novos participantes à velocidade dos projetos.

As plataformas de colaboração em equipe também mostram melhorias mensuráveis ​​na produtividade. O estudo da Nemertes descobriu que 27% dos participantes do estudo que usam plataformas de colaboração em equipe tiveram ganhos de produtividade mensuráveis e 13% tiveram tempos de conclusão de projeto mais curtos.

Em muitos casos, evoluir o acesso às informações com plataformas de colaboração significa que as equipes podem reduzir o número geral de reuniões. Além disso, 19% dos participantes do estudo reduziram o número de e-mails enviados após a adoção de uma plataforma de colaboração em equipe.

As interações voltadas para o cliente também beneficiam do uso de aplicativos de colaboração em equipe. Com o bate-papo persistente, os agentes do centro de contato podem compartilhar documentos e reunir as pessoas necessárias para resolver os problemas imediatamente, em vez de aguardar retornos de chamada das partes apropriadas.

A colaboração da equipe está rapidamente se tornando a forma principal de comunicação das empresas. A principal coisa que as organizações precisam entender é que elas precisam de uma estratégia e de tecnologia adequada, porque seus concorrentes provavelmente ainda não estão usando essas plataformas, porém, os fornecedores estão mudando para uma abordagem centrada na colaboração em equipe, e isso faz toda a diferença na relação de negócios.

Para saber como evoluir o cenário de colaboração da sua empresa para resultados estratégicos e práticos, conte com a ajuda da Planus. Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transformação.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

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