O protagonismo da Infraestrutura como Serviço em tempos de crise global – Planus

O protagonismo da Infraestrutura como Serviço em tempos de crise global

7/04/2020

O protagonismo da Infraestrutura como Serviço em tempos de crise global

Enquanto o Covid-19 impacta diretamente como vivemos, aprendemos, socializamos e trabalhamos, os governos de todo o mundo estão tomando medidas drásticas para manter os cidadãos seguros e saudáveis. Sem dúvida, o impacto da situação atual será maciço na economia, gerando mudanças no mercado e incerteza nos gastos, incluindo com TI.

Embora exista um impacto significativo no mercado de uma maneira geral, o de computação em nuvem, em específico Infrastructure as a Service (IaaS), é potencialmente positivo.

O momento demonstra que os serviços em nuvem são o ajuste perfeito para tempos incertos, quando a capacidade de se adequar a infraestrutura tecnológica a realidade econômica realmente vem à tona.

A flexibilidade e a agilidade das soluções de IaaS, a facilidade de provisionar e dimensionar novos recursos, mas também desligar o que não é necessário e pagar apenas pelo que é usado, é um ajuste perfeito para a incerteza atual.

Infraestrutura como serviço: o que é e que benefícios oferece em tempos de crise

A infraestrutura como serviço (Infrastructure as a Service – IaaS) é um dos três modelos de serviços fundamentais da computação em nuvem ao lado de Platform as a Service (PaaS) e Software as a Service (SaaS).

Tal como acontece com todos os serviços de computação em nuvem, esta abordagem fornece acesso a recursos de computação em um ambiente virtualizado, “a nuvem”, com uma conexão pública, geralmente a internet.

No caso de IaaS, o recurso de computação fornecido é especificamente o de hardware virtualizado, ou seja, a infraestrutura de computação.

Serviços que fazem parte de uma abordagem de infraestrutura como serviço

Basicamente, a definição de Infraestrutura como Serviço inclui ofertas como espaço de servidor virtual, conexões de rede, largura de banda, endereços IP e balanceadores de carga.

Fisicamente, o pool de recursos de hardware é retirado de uma infinidade de servidores e redes geralmente distribuídas em vários centros de dados, todos os quais o provedor da nuvem é responsável por manter.

O cliente, por outro lado, não precisa sequer manter uma equipe interna dedicada à infraestrutura, o que ajuda a reduzir custos e diminuir muitas preocupações, principalmente em tempos de ajustes para uma nova realidade econômica e social.

Em comum com as outras duas formas de hospedagem em nuvem, a IaaS pode ser utilizada por empresas para criar soluções de TI econômicas e facilmente escaláveis, onde as complexidades e despesas de gerenciamento do hardware subjacente são terceirizadas para o provedor da nuvem.

Neste modelo, se a escala das operações de um cliente de negócios flutuar, ou eles estiverem precisando expandir, por exemplo, para dar suporte a uma estrutura de trabalho remoto para todos os funcionários da empresa, eles podem acessar o recurso da nuvem à medida que eles precisam, em vez de comprar, instalar e integrar os próprios hardware.

Vantagens de adotar a infraestrutura como serviço mesmo em tempos de crise global

Uma oferta típica de infraestrutura como serviço oferece os seguintes recursos e benefícios que se adequam perfeitamente a essa nova fase.

  • Escalabilidade

O recurso está disponível à medida que o cliente o necessita e, portanto, não há atrasos na expansão da capacidade ou no desperdício de capacidade não utilizada.

  • Nenhum investimento em hardware

O hardware físico subjacente que suporta um serviço IaaS é configurado e mantido pelo provedor da nuvem, economizando tempo e custo de fazê-lo no lado do cliente.

  • Custeio do estilo de utilidade

O serviço pode ser acessado a pedido e o cliente apenas paga pelo recurso que eles realmente usam.

  • Independência de localização

O serviço geralmente pode ser acessado a partir de qualquer local, desde que exista uma conexão com a internet e o protocolo de segurança da nuvem o permita.

  • Segurança física dos locais dos centros de dados

Serviços disponíveis através de uma nuvem pública ou nuvens privadas hospedadas externamente com o provedor da nuvem, beneficiam da segurança física oferecida aos servidores hospedados dentro de um data center.

  • Nenhum ponto de falha

Se um servidor ou um switch de rede, por exemplo, falhasse, o serviço mais amplo não seria afetado devido à quantidade restante de recursos de hardware e configurações de redundância.

Para muitos serviços, se um centro de dados inteiro fosse desligado, nunca mais um servidor, o serviço IaaS ainda poderia ser executado com sucesso.

IaaS não é apenas uma estratégia de modernização, mas uma oportunidade para se adequar a uma fase de incertezas

Há uma percepção clara de que os serviços em nuvem não são apenas uma estratégia de modernização, mas são realmente adequados para essas incertezas sem precedentes e garantem a continuidade dos negócios em meio a um bloqueio físico.

No geral, a crise do Covid-19 pode ter um efeito colateral reduzido para as empresas que precisam se adequar ao momento crítico, respondendo de maneira ágil a novos desafios todos os dias, aumentando e diminuindo conforme necessário, e permitindo iniciar novos aplicativos rapidamente.

Para saber mais como a infraestrutura como serviço pode ajudar sua empresa em tempos de crise global, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo nesta fase de forte adequação.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

22/09/2020

Conheça toda a facilidade e mobilidade que a solução de Cloud Call traz para as empresas

Independentemente de você liderar uma organização empresarial ou uma startup, a solução [more]

15/09/2020

Como manter a segurança de dados em diferentes locais e na nuvem

As empresas que estão se adaptando a economia digital adotaram as plataformas [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.