O cibercrime está cada vez mais inteligente. O que as empresas estão fazendo para se protegerem? – Planus

O cibercrime está cada vez mais inteligente. O que as empresas estão fazendo para se protegerem?

23/03/2020

O cibercrime está cada vez mais inteligente. O que as empresas estão fazendo para se protegerem?

Os pesquisadores do SophosLabs, laboratório britânico de ameaças, detectaram, através do seu relatório de ameaças anual, um aumento acentuado nos ataques direcionados de ransomware, ao mesmo tempo em que os agentes de proteção também estiveram ativos em oposição ao malware.

Os especialistas da SophosLabs pontuam que iniciativas positivas direcionados a segurança e proteção de dados das empresas tem afastado cibercriminosos menos qualificados, reduzindo a taxa de sucesso de malwares utilizados para ataques cibernéticos genéricos.

Como resultado, os cibercriminosos estão se voltando para ataques mais direcionados e usando ferramentas de TI legítimas para serem mais assertivos em seus ataques, evitando assim a detecção.

De fato, estamos progredindo na guerra contra o cibercrime e, portanto, há motivos para sermos otimistas quanto a proteção das empresas e de seus clientes, porém, ainda há muito a ser feito principalmente pelos gestores, times de TI e segurança.

Quais são as maiores ameaças à segurança de dados corporativos no momento?

As maiores ameaças continuam sendo os ataques clássicos: problemas com autenticação, senhas fracas e pessoas que abrem anexos com spam. Muitas dessas ameaças podem ser tratadas com boas práticas e com autenticação de dois fatores.

Uma das maiores ameaças vem do fato de o administrador ser um ponto central de ataque. Esse profissional muitas vezes tem acesso a muitas contas e dados dentro da empresa, e se alguém roubar suas credenciais, um ataque poderá ter pleno êxito.

Há também a questão do malware e phishing através do recebimento de e-mails de spam com arquivos infectados anexado. Outra ameaça significativa está relacionada a complexidade dos softwares atuais que sempre terão bugs e brechas a serem exploradas.

Não é difícil imaginar o quão vulneráveis as empresas estão diante de ataques de hackers em larga escala que, em vez de atingir uma organização específica, examinam uma ampla gama de empresas com o objetivo de localizar e perseguir quaisquer pontos vulneráveis que possam encontrar, e obter o máximo de informação possível.

Nenhuma organização, com suas muitas vulnerabilidades, está segura de ataques indiscriminados. A maior velocidade dos computadores, à medida que os processadores se tornam menores e mais poderosos, significa que os hackers podem facilmente fazer muito mais tentativas de ataques a qualquer dia do que apenas alguns anos atrás.

Não apenas os cibercriminosos podem fazer ataques a muitos mais alvos do que antes, mas, uma vez que localizam uma vítima, eles entram no sistema e extraem o que precisam muito mais rápido do que nunca e, muitas vezes, mesmo antes das empresas descobrirem o que aconteceu.

Táticas de proteção de segurança de dados que evitam o cibercrime

Que táticas as empresas precisam adotar para garantir a proteção de dados? A primeiro delas é a criptografia de ponta a ponta. Com isso, os dados são criptografados no servidor e você não precisa se preocupar muito com o que o servidor executa. Evita a preocupação com o servidor e muitas das coisas que podem dar errado durante um cibercrime.

A outra coisa é a segurança e registros descentralizados. Com certificados e chaves, você não precisa mais confiar no servidor porque os certificados e as chaves são emitidos de maneira distribuída. Por ser descentralizado, se qualquer um dos servidores for atacado, a segurança ainda será mantida. Você teria que comprometer muitas e muitas máquinas antes que todo o sistema fosse comprometido.

Backup as a Service oferece proteção de dados para aplicativos

O SaaS (Software as a Service) permite que as organizações se afastem da implantação e do suporte da infraestrutura local. Com aplicativos baseados em serviço, as empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar de serviços de mensagens, colaboração e arquivos.

Mas os fornecedores de aplicativos SaaS não fornecem proteção de dados de valor agregado. Em vez disso, os provedores de SaaS farão backups e protegerão os dados a um nível que permita a recuperação de falhas, mas não de problemas operacionais comuns nos negócios, incluindo exclusão maliciosa ou acidental de dados, cibercrime, corrupção lógica ou acesso a dados para fins de descoberta e pesquisa eletrônica.

Algumas preocupações comuns resolvidas com o backup como serviço incluem:

• Problemas entre plataformas
• Preocupações de conformidade que regulam a capacidade de uma organização de armazenar dados na nuvem
• Preocupações de segurança, como criptografia, listas de controle de acesso e autenticação baseada em função
• Requisitos adicionais de largura de banda
• Preços. Os custos podem mudar à medida que a quantidade de dados aumenta, portanto, a economia pode não ser garantida.

As soluções de backup como serviço são projetadas para tirar backups de dados das mãos do administrador local. O resultado é um nível mais alto de garantia de que o backup dos dados está sendo feito corretamente.

Além disso, com as soluções de backup como serviço, os administradores não precisam mais se preocupar em gerenciar e girar fitas ou unidades externas.

A eliminação da necessidade de armazenamento externo reduz a carga de gerenciamento, minimiza drasticamente a possibilidade de falha crítica do backup e garante a proteção de dados contra o cibercrime. O resultado é um nível mais alto de garantia de que o backup dos dados está sendo feito corretamente.

Para saber como reduzir o risco de ataques e garantir a proteção de dados de sua empresa, conte com a ajuda da Planus. Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo na busca pela da segurança.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

RELATED POST

RELATED POST
2/12/2020

Como a IOT pode proporcionar operações mais inteligentes?

Se você já ouviu a frase “Internet of Things” ou viu a [more]

1/12/2020

Quais as novas oportunidades de inovação a IOT trará para os negócios?

A Internet das Coisas (IoT) está moldando ativamente os mundos dos negócios [more]

24/11/2020

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

Incêndios, terremotos, inundações, quedas de energia e outros tipos de desastres atingem [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.