As violações de dados podem ser causadas por uma variedade de fatores, envolvem diferentes tipos de informações corporativas e pessoais e dão origem a uma série de danos reais ou potenciais a indivíduos e entidades.
Como tal, não existe uma maneira única de responder a uma violação de dados. Cada incidente precisa ser tratado caso a caso, com um entendimento dos riscos apresentados por uma violação e as ações que seriam mais eficazes na redução ou remoção desses riscos.
Obviamente, a melhor maneira de evitar esse risco e os custos de uma violação é garantir que ela nunca aconteça. Porém, quando suas medidas de segurança falham e os dados corporativos confidenciais escapam, a forma de agir determina como sua empresa pode fazer a diferença entre uma crise de curto prazo e uma calamidade de longo prazo.
Geralmente, as ações executadas após uma violação de dados devem seguir quatro etapas principais:
Etapa 1: Conter a violação de dados para impedir qualquer comprometimento adicional das informações pessoais.
Etapa 2: Avaliar a violação de dados reunindo os fatos e avaliando os riscos, incluindo possíveis danos aos indivíduos afetados e, sempre que possível, tomando medidas para remediar qualquer risco de dano.
Etapa 3: Notificar os indivíduos e o órgãos de controle, se necessário. Se a violação for crítica para determinado segmento de negócio, pode ser obrigatório a notificação para as organizações competentes.
Etapa 4: Analisar o incidente e considere quais ações podem ser tomadas para evitar futuras violações.
A qualquer momento, as entidades devem tomar medidas corretivas para limitar o impacto da violação nos indivíduos afetados. Em geral, as entidades devem:
Uma violação de dados pode corroer a confiança dos clientes em uma empresa, o que pode resultar em perda de negócios. Além disso, ela pode corroer a confiança do público em geral, o que pode resultar na perda de oportunidades de negócios futura.
Mesmo quando você age de maneira responsável após um incidente de segurança como esse, a recuperação da confiança de seus clientes levará algum tempo. O que pode levar entre 10 meses e 2 anos, de acordo com Ponemon Institute.
Como resultado, é melhor tomar todas as medidas possíveis para evitar uma nova violação de dados. O que significa revisar e aprender com os erros cometidos, visando melhorar suas práticas de segurança da informação e proteção de dados.
Isso pode envolver:
Ao revisar um incidente de violação de dados, é importante usar as lições aprendidas para fortalecer as práticas de segurança e manuseio de informações da empresa e para reduzir a chance de reincidência.
Além disso, uma violação de dados deve ser considerada juntamente com quaisquer violações semelhantes que ocorreram no passado, o que pode indicar um problema sistêmico nas políticas ou procedimentos.
Se forem feitas atualizações após uma revisão, a equipe deve ser treinada em quaisquer alterações nas políticas e procedimentos relevantes para garantir uma resposta rápida a uma violação de dados.
Para saber mais como garantir a proteção de dados de sua empresa, conte com a ajuda da Planus. Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transformação.
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