Como agir depois de uma violação de dados? – Planus

Como agir depois de uma violação de dados?

23/03/2020

Como agir depois de uma violação de dados?

As violações de dados podem ser causadas por uma variedade de fatores, envolvem diferentes tipos de informações corporativas e pessoais e dão origem a uma série de danos reais ou potenciais a indivíduos e entidades.

Como tal, não existe uma maneira única de responder a uma violação de dados. Cada incidente precisa ser tratado caso a caso, com um entendimento dos riscos apresentados por uma violação e as ações que seriam mais eficazes na redução ou remoção desses riscos.

4 etapas que podem salvar seus negócios após uma violação de dados

Obviamente, a melhor maneira de evitar esse risco e os custos de uma violação é garantir que ela nunca aconteça. Porém, quando suas medidas de segurança falham e os dados corporativos confidenciais escapam, a forma de agir determina como sua empresa pode fazer a diferença entre uma crise de curto prazo e uma calamidade de longo prazo.

Geralmente, as ações executadas após uma violação de dados devem seguir quatro etapas principais:

Etapa 1: Conter a violação de dados para impedir qualquer comprometimento adicional das informações pessoais.

Etapa 2: Avaliar a violação de dados reunindo os fatos e avaliando os riscos, incluindo possíveis danos aos indivíduos afetados e, sempre que possível, tomando medidas para remediar qualquer risco de dano.

Etapa 3: Notificar os indivíduos e o órgãos de controle, se necessário. Se a violação for crítica para determinado segmento de negócio, pode ser obrigatório a notificação para as organizações competentes.

Etapa 4: Analisar o incidente e considere quais ações podem ser tomadas para evitar futuras violações.

A qualquer momento, as entidades devem tomar medidas corretivas para limitar o impacto da violação nos indivíduos afetados. Em geral, as entidades devem:

  • Levar a sério cada violação de dados ou suspeita de violação de dados e agir imediatamente para conter, avaliar e remediar o incidente. Violações que inicialmente parecem de menor impacto podem ser significativas quando todas as suas implicações são avaliadas.
  • Execute as etapas conter, avaliar e notificar simultaneamente ou em rápida execução. Em alguns casos, pode ser apropriado notificar os indivíduos imediatamente, antes que ocorra a contenção ou avaliação da violação.
  • Determine como responder caso a caso. Dependendo da violação, nem todas as etapas podem ser necessárias ou algumas etapas podem ser combinadas. Em alguns casos, uma entidade pode tomar medidas adicionais específicas à natureza da violação.

Levará tempo para tudo voltar ao normal

Uma violação de dados pode corroer a confiança dos clientes em uma empresa, o que pode resultar em perda de negócios. Além disso, ela pode corroer a confiança do público em geral, o que pode resultar na perda de oportunidades de negócios futura.

Mesmo quando você age de maneira responsável após um incidente de segurança como esse, a recuperação da confiança de seus clientes levará algum tempo. O que pode levar entre 10 meses e 2 anos, de acordo com Ponemon Institute.

Como resultado, é melhor tomar todas as medidas possíveis para evitar uma nova violação de dados. O que significa revisar e aprender com os erros cometidos, visando melhorar suas práticas de segurança da informação e proteção de dados.

Isso pode envolver:

  • Uma revisão de segurança, incluindo análise de causa raiz para violação de dados.
  • Um plano de prevenção para evitar incidentes semelhantes no futuro.
  • Auditorias para garantir a implementação do plano de prevenção.
  • Uma revisão de políticas e procedimentos e mudanças para refletir as lições aprendidas com a revisão.
  • Mudanças nas práticas de seleção e treinamento de funcionários.
  • Uma revisão dos parceiros de prestação de serviços envolvidos na violação.
  • Uma avaliação da infraestrutura de backup e recuperação que direciona para adoção de novas tecnologias, a exemplo de Backup as a Service (BaaS).

Ao revisar um incidente de violação de dados, é importante usar as lições aprendidas para fortalecer as práticas de segurança e manuseio de informações da empresa e para reduzir a chance de reincidência.

Além disso, uma violação de dados deve ser considerada juntamente com quaisquer violações semelhantes que ocorreram no passado, o que pode indicar um problema sistêmico nas políticas ou procedimentos.

Se forem feitas atualizações após uma revisão, a equipe deve ser treinada em quaisquer alterações nas políticas e procedimentos relevantes para garantir uma resposta rápida a uma violação de dados.

Para saber mais como garantir a proteção de dados de sua empresa, conte com a ajuda da Planus. Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transformação.

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