Colaboração: flexibilidade e eficiência ao negócio – Planus

Colaboração: flexibilidade e eficiência ao negócio

17/03/2020

Colaboração: flexibilidade e eficiência ao negócio

Lidar com problemas complexos, promover a criatividade e fomentar soluções colaborativas é universal nos negócios atualmente. Os termos cooperação, coordenação e colaboração são frequentemente usados ​​nos ambientes operacionais e gerenciais.

No entanto, colaboração refere-se a um nível mais alto de trabalho conjunto, no qual pessoas e recursos que podem ter operado anteriormente em diferentes esferas, separados por relacionamentos organizacionais e de relatórios, são agrupados e visam um objetivo final comum.

A cola que une essas equipes de colaboração é a comunicação.

A colaboração se tornou um requisito fundamental para as empresas

Estruturas organizacionais tradicionais estão sendo cada vez mais substituídas por modelos, planos e linhas de comunicação mais abertas. A flexibilidade é a ordem do dia no local de trabalho moderno, com mais funcionários trabalhando em horário alternado e trabalhando em horários flexíveis pelo menos uma parte do tempo.

Segundo pesquisa feita pela Global Workplace Analytics, 4,3 milhões de funcionários nos EUA agora trabalham em casa pelo menos metade do tempo. Essa é uma tendência que deve aumentar nos próximos anos, o número que trabalha regularmente em casa cresceu 140% desde 2005.

No Brasil, o número de brasileiros que trabalham em esquema de home office, ou trabalho remoto, vem batendo recorde. A adesão aumentou com a alta do trabalho informal, mas também coincide com a reforma trabalhista, em vigor há dois anos, que regulamentou o trabalho em casa.

Levantamento divulgado em dezembro de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2018, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa, o chamado home office.

Trata-se do maior contingente de pessoas nesta condição de trabalho já registrado. Na comparação com 2012, quando teve início a série histórica da pesquisa, esse contingente teve alta de 44,4%.

Além de diferentes maneiras de trabalhar, a tendência para a colaboração organizacional também está sendo impulsionada pelo simples reconhecimento de que mais pode ser alcançado trabalhando em conjunto.

Não é uma ciência complexa, porém mais pessoas colaborando equivale a mais ideias, maior produtividade e eficiência e efetiva realização de objetivos. E essa é uma combinação muito poderosa.

No mercado em constante mudança e altamente competitivo de hoje, as empresas que podem promover a criatividade, a agilidade e a capacidade de resolver problemas têm uma capacidade aprimorada de se adaptar e responder às transformações.

Mas para dar certo, o ambiente colaborativo precisa de uma comunicação eficiente

A colaboração eficaz não pode ocorrer sem o apoio de boas comunicações. E a colaboração bem-sucedida vai além da simples divisão de tarefas e montagem de um produto acabado.

Trata-se de promover uma determinação genuína de alcançar um objetivo comum, compartilhando conhecimento, insights e aprendendo a construir um consenso.

Além disso, uma boa comunicação terá um impacto positivo em outros processos de negócios. Do engajamento aprimorado dos funcionários à produtividade aprimorada e a uma experiência superior do cliente, a boa comunicação está no coração de negócios bem-sucedidos. Afinal, como você pode esperar que os funcionários tenham um compartilhamento de ideias e projetos se eles não têm acesso eficiente do que está acontecendo dentro da empresa?

Gastar tempo e esforço para acertar as comunicações da empresa, portanto, não afetará apenas a colaboração, mas também terá efeitos positivos de outras maneiras.

Rumo a cultura de Comunicação Colaborativa

Antes que uma colaboração eficaz possa ocorrer, no entanto, cada organização precisará gastar tempo criando o ambiente certo. Isso significa definir a infraestrutura necessária, definir as funções e responsabilidades dos membros da equipe, para que todos sejam claros sobre sua contribuição para o processo.

A flexibilidade do trabalho e o reconhecimento de estilos de trabalho individuais aumentam a necessidade de opções quando se trata de colaboração e trabalho em equipe.

Os funcionários, por exemplo, estão percebendo que o e-mail, a forma mais tradicional de colaboração assíncrona, não atende às necessidades de eficiência e produtividade do atual mercado digital e altamente conectado, e assim novas maneiras de colaborar deverão ser adotadas.

Além disso, os espaços de trabalho da equipe já oferecem alternativas de comunicação com espaços compartilhados para fazer upload de arquivos, responder a atualizações e acompanhar projetos, tudo no horário de cada trabalhador.

Naturalmente, o futuro da colaboração entre trabalho e negócios será moldado por quem está fazendo esse trabalho de forma assertiva, e as evidências mostram que, em geral, serão freelancers, trabalhadores contratados e outros tipos de trabalhadores flexíveis que moldam a maneira como trabalhamos.

Para saber como a colaboração pode tornar o seu negócio mais eficiente, conte com a ajuda da Planus. Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de inovação.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

22/09/2020

Conheça toda a facilidade e mobilidade que a solução de Cloud Call traz para as empresas

Independentemente de você liderar uma organização empresarial ou uma startup, a solução [more]

15/09/2020

Como manter a segurança de dados em diferentes locais e na nuvem

As empresas que estão se adaptando a economia digital adotaram as plataformas [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.